O que é Vidro Plano?
O Vidro plano é mundialmente popular por servir de base para a criação dos outros vidros existentes no mercado. É também conhecido como vidro float devido ao seu método de fabricação, ocasião em que a massa vítrea flutua no banho de estanho enquanto resfria controladamente e adquire a espessura desejada. Neste artigo, vamos mostrar o passo a passo de como é feito o vidro plano.
Além de float, o vidro plano ainda recebe outros nomes, como vidro comum (quando não passou por nenhum processo, como de pintura e espelhação) e vidro monolítico (apenas uma lâmina simples de vidro).
O vidro plano é a matéria-prima para o processamento dos demais vidros. A partir dele são fabricados os espelhos, os vidros de controle solar, autolimpante. Além disso, ele poderá ser beneficiado se transformando num vidro laminado, temperado-laminado, e muitos outros que você pode conferir no nosso guia de fornecedores.
Como é produzido o Vidro Plano?
Antigamente, a massa do vidro era derretida e passava por cilindros rústicos para atingir a espessura desejada. Esse procedimento deixava riscos e marcas profundas nas peças, precisando de polimento à mão, o que exigia maior mão de obra.
Com o método vidro plano ou float, todo o processo de fabricação do vidro, inclusive o aperfeiçoamento, passou a ser realizado nas indústrias. Daí, a produção de vidros uniformes, com pouca distorção e superfície muito plana.
A produção do vidro float acontece a partir da acomodação da massa viscosa (resultante da fusão dos componentes do vidro) em um tanque de estanho líquido. Ao se encontrar com o estanho, a massa do vidro não se mistura à substância e flutua sobre o estanho, se adquirindo sua forma plana.
O vidro plano deverá ser resfriado, ficando cristalino. Depois será cortado, conforme o tamanho das peças do projeto, e receberá acabamento de borda de acordo com a aplicação desejada.
O vidro plano pode ser incolor ou em cores, como verde, fumê e bronze. Para obter vidros comuns coloridos, é utilizado corante no processo de fabricação.
No Brasil, o vidro plano é produzido em diversos tamanhos e com espessuras que variam de 2 a 19 mm.
Fábricas de vidro plano no Brasil
A fabricação do vidro plano no território brasileiro começou em 1974, com a chegada da fábrica Cebrace, em São Paulo.
Soma do conhecimento e da tecnologia de dois grandes vidreiros, a francesa Saint-Gobain e a japonesa NSG, a Cebrace é uma potência no mercado brasileiro de vidro plano.
Hoje, com 45 anos de experiência, 3 unidades espalhadas pelo Brasil e 5 linhas de produção, a Cebrace fábrica desde o vidro float até vidros autolimpantes e para refrigeração industrial, sendo a responsável pela mais completa e inovadora linha de produtos do mercado nacional.
Além da Cebrace, listamos outras 3 fábricas de vidro plano no Brasil. São elas:
AGC Group
A AGC produz e comercializa vidro plano para as indústrias de Construção Civil e Automotiva, além de fornecer produtos importados da divisão Química ao mercado sul-americano.
Alguns dos produtos fabricados pela AGC brasileira são espelhos para concentração de energia solar, painéis fotovoltaicos e painéis termo solares, além de vidros automotivos, como pára-brisas, janelas laterais, traseiras e tetos panorâmicos.
A AGC ganhou destaque durante a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014, quando firmou contrato para fornecer os bancos de reservas das arenas brasileiras.
Guardian
A Guardian, empresa global com presença em mais de 25 países, conta com mais de 19 mil funcionários em todo o mundo e tem como principal foco a inovação tecnológica.
No Brasil desde 1994, a Guardian Glass é uma das maiores fabricantes mundiais de vidro plano, produtos de valor agregado e soluções para os segmentos residencial e comercial.
Com fábricas em São Paulo e Rio de Janeiro, a Guardian é especializada em vidro plano resistente e com desempenhos térmicos, muito utilizados na construção civil, em janelas, portas, vidraças e fachadas inteiras de prédios, além de mobiliário de design moderno.
VIVIX Vidros Planos
A Vivix Vidros Planos, empresa do Grupo Cornélio Brennand, está localizada no município de Goiana, no Estado de Pernambuco, sendo uma das mais modernas fábricas de vidros planos do mundo e a única do setor no país com capital 100% nacional. A fábrica produz vidros planos destinados a atender aos mercados de construção civil, decoração e moveleiro, com moderna tecnologia e alto padrão de qualidade. Fazem parte do portfólio da empresa os vidros planos incolores, coloridos (VIVIX Colora), laminados (VIVIX Lamina), espelhos (VIVIX Spelia), pintados (VIVIX Decora) e proteção solar (VIVIX Performa).
A fábrica da Vivix utiliza uma tecnologia inédita no Brasil, a L.E.M.™ (Low Energy Melter™), a qual permite à empresa ter um processo de produção bastante eficiente do ponto de vista energético. A indústria é uma das poucas de vidros float do mundo a utilizar o método “Mine to Line”, que consiste em controlar a fabricação do vidro a partir da extração das matérias-primas em minas próprias. Para isso, a Vivix possui uma usina de beneficiamento situada no município de Pedras de Fogo, no estado vizinho da Paraíba.