MANUTENÇÃO DO VIDRO: SEGURANÇA PARA O CLIENTE E VANTAGEM PARA O VIDRACEIRO

MANUTENÇÃO DO VIDRO: SEGURANÇA PARA O CLIENTE E VANTAGEM PARA O VIDRACEIRO

Capa: MANUTENÇÃO DO VIDRO: SEGURANÇA PARA O CLIENTE E VANTAGEM PARA O VIDRACEIRO

O vidro é considerado um material duradouro e de qualidade indiscutível. Se você é vidraceiro ou trabalha com instalações, precisa saber que um trabalho com vidro pode ir muito além da aplicação. Oferecer o serviço de manutenção, além de garantir a segurança do seu cliente, pode ser a porta de expansão para  seu negócio. Já pensou em vender os produtos, fazer a instalação e ainda ganhar um bom dinheiro fazendo a manutenção das peças?

 

Além disso, ao fazer um serviço de instalação, o vidraceiro passa a ter responsabilidade sobre ele. Por isso, aproveite o momento para oferecer a manutenção periódica. 

 

Imagine que, se no ato da compra ou da instalação, você informar o seu cliente sobre a importância da manutenção anual para garantir a segurança do produto ou serviço, a chance de ele voltar e realizá-la em sua vidraçaria é muito maior. E você, além de fidelizar esse cliente, estará abrindo uma oportunidade de novos negócios.

 

Isso mesmo, além de vender as peças e a instalação, você poderá vender também a manutenção!

 

Por que a manutenção é tão importante?

Além de importante, a manutenção de instalações com vidro é indispensável! Isso porque, para fazer qualquer estrutura em vidro, é necessário o uso de outras peças, que, com o tempo, vão se desgastando e precisam ser vistoriadas, para manter o conforto e a segurança do cliente.

 

O melhor momento para oferecer o serviço é na hora da compra. O cliente saindo bem informado sobre a importância da manutenção anual, ele vai se preparando para os futuros gastos e, provavelmente, os fará em sua vidraçaria.

 

Durante a manutenção, o vidraceiro deve averiguar peças, como roldanas, pinos, fechaduras, trilhos, ferragens e vedações, entre outras. Aproveite a ocasião para orientar sobre a manutenção das peças, que pode ser feita pelo próprio cliente.

 

Capriche no seu serviço! Um cliente satisfeito é um cliente fidelizado e, certamente indicará sua vidraçaria para amigos e familiares.

 

Sem surpresas nas manutenções

Alguns vidraceiros focam nos serviços de instalação e deixam de lado as manutenções.  Um dos motivos é que, muitas vezes, as revisões são feitas em trabalhos de terceiros. E, infelizmente, a aplicação do vidro foi mal feita, o que demanda maior mão de obra e causa aquela dor de cabeça.

 

Manutenção evita futuros problemas, mas não faz milagres! Dependendo do trabalho inicial, não há manutenção capaz de recuperá-lo. Por isso, vidraceiro, trabalhar dentro das normas da ABNT é o caminho para evitar futuros problemas nas manutenções.

 

Claro que a melhor manutenção é aquela realizada em um projeto que sua empresa instalou, no qual você conhece o sistema e as peças. Mas considere também as manutenções em  trabalhos feitos por outras empresas. Pode ser um novo cliente para sua vidraçaria.

 

Portanto, capriche no seu serviço! Um cliente satisfeito é um cliente fidelizado e, certamente indicará sua vidraçaria para amigos e familiares.

 

De acordo com pesquisas, o vidraceiro pode realizar manutenção em praticamente todas as instalações de vidro de pequeno porte. Entre as mais comuns estão: envidraçamento de sacadas e boxes.

 

Manutenção de sacadas

Muitos clientes pouco sabem sobre a necessidade da manutenção preventiva nas sacadas envidraçadas, e procuram um profissional apenas quando há quebras das peças ou problemas no envidraçamento.

 

A norma técnica  ABNT NBR 16.259 recomenda uma manutenção do envidraçamento de sacada em um prazo máximo de dois em dois anos, mas a maioria dos usuários não se atentam para estes prazos e evitam gastos por não terem clareza dos riscos que estão correndo.

 

É papel do vidraceiro informar a importância da manutenção do envidraçamento de sacadas e lembrar o cliente previamente. 

 

Acidentes com chapas de vidros, principalmente em alturas maiores, podem ser gravíssimos e até fatais, por isso, prevenir é sempre melhor que remediar, ainda mais que alguns prejuízos são irreversíveis. 

 

Por isso, é papel da empresa prestar esclarecimentos sobre o período de manutenção, limpeza e conservação do produto.

 

Reforce quantas vezes for necessário sobre a importância da vistoria anual para a segurança do seu cliente  a vida útil do vidro e dos demais componentes

 

Na manutenção das sacadas serão averiguados itens, como:

 

roldanas;

pivôs;

itens de vedação, tais como escovinhas dos trilhos e escovinhas dos painéis;

condições internas dos trilhos;

acabamentos externos, como as molas guia;

peças plásticas.

 

Manutenção de Boxes

Segundo a NBR 14207, os consumidores que compram o box de vidro, por exemplo, devem fazer a manutenção dele a cada 12 meses.

Na foto o professor Ricardo Camara da Central do Vidraceiro, escola especializada

 

Durante a manutenção dos boxes, o profissional deve checar as ligas, peças e vários itens que formam a estrutura do box de vidro, como:

trilhos;

fechaduras;

ferragens;

roldanas;

vedações; 

pinos.

 

Quais as vantagens das manutenções

Como vimos neste artigo, o vidraceiro que trabalha com manutenções tem muito a ganhar. Uma vidraçaria que presta este serviço, além de ampliar os serviços oferecidos, fortalece sua credibilidade e profissionalismo e ainda aumenta o número de vendas.

 

O ideal é divulgar os serviços de sua empresa. Além de vender seus produtos, você atrai o cliente para o serviço de manutenção de vidros e instalações.

 

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