Seção

Dicas e Aplicações

A manutenção do envidraçamento de sacadas evita graves acidentes

A vistoria é importante para corrigir falhas, substituir produtos de má qualidade e adequar a quantidade de pontos de fixação dos vidros

22/07/2019

 

A norma técnica  ABNT NBR 16.259 recomenda uma manutenção do envidraçamento de sacada em um prazo máximo de dois em dois anos, mas a maioria dos usuários não se atentam para estes prazos e evitam gastos por não terem clareza dos riscos que estão correndo. É papel do vidraceiro informar a importância da manutenção do envidraçamento de sacadas e lembrar o cliente previamente. Acidentes com chapas de vidros, principalmente em alturas maiores, podem ser gravíssimos e até fatais, por isso, prevenir é sempre melhor que remediar, ainda mais que alguns prejuízos são irreversíveis. 

 

“Imagine o estrago que a queda de uma lâmina de vidro com 25 kgs é capaz de fazer? A manutenção preventiva não só garante o bom funcionamento da sacada, mas sobretudo a segurança dos usuários. Todos os dias na Conserta Sacada atendemos dezenas de chamados de clientes que tiverem problemas graves com o envidraçamento de sacada. Por isso, recomendamos que não espere algo grave acontecer para realizar a manutenção do envidraçamento de sacada”, ressalva Daniel Souza, diretor da Conserta Sacada e do Shopping da Sacada, fabricante de componentes e acessórios para instalações e consertos de sacadas. 

 

Descolamento dos vidros do envidraçamento de sacada

Vidros descolados, guias quebradas, eixos de roldanas torcidas, rolamentos rachados, entre outros, são alguns dos problemas que costumam aparecer após o segundo ano de uso do envidraçamento. Um dos mais comuns e que mais oferece riscos aos usuários é o descolamento dos painéis de vidro, pois podem provocar graves acidentes se caírem em cima de quem estiver manuseando o sistema. Por isso, a colagem dos vidros é um dos principais itens a serem vistoriados em uma manutenção de envidraçamento de sacada. Para garantir a qualidade de seu serviço, utilize selantes de qualidade, testados e certificados. Selantes inadequados ressecam e descolam. 

 

 

Vedação com puro silicone

“Envidraçamentos de sacada antigos foram instalados, muitas vezes, com produtos agora obsoletos e alguns com itens inadequados ou de má qualidade. Um exemplo são as escovas para vedação, que, por sofrerem um rápido desgaste, são pouco funcionais, pois não foram projetadas para suportar peso. Com o tempo, as escovas deformam e perdem a capacidade de vedar o sistema”, alerta Daniel Souza, que substitui as escovas por perfis de puro silicone. 

 

Mais uma vez a qualidade do sistema depende também de bons produtos. Existem no mercado silicones de má qualidade, fruto de muitas misturas para o material render mais e ficar mais barato. Porém, sua eficiência é muito menor e pode comprometer o envidraçamento de sacada, pois ficam rapidamente amarelados e esfarelam, o que não acontece com o puro silicone, que mantém sua transparência mesmo com intensa exposição ao sol, é flexível e possui alta durabilidade. 

 

A importância das roldanas no envidraçamento de sacada

Um dos mais importantes itens, que suporta toda a carga do sistema e permite um deslize suave, são as roldanas, que para garantir a segurança do envidraçamento precisam ter uma injeção de qualidade, fabricadas com materiais que ofereçam resistência mecânica e química. Não basta a ferragem ser de aço inox, é preciso verificar a pureza da liga metálica utilizada em sua produção, pois, assim como no caso do silicone, há misturas no mercado para baratear o produto. 

 

 

É recomendada a troca das roldanas a cada dois anos, independente da frequência de uso, pois  mesmo sistemas que não são frequentemente manuseados precisam de manutenção, já que somente a sobrecarga dos vidros, que possuem em média 25kg por lâmina, peso intensificado pela pressão do vento, que desgasta os componentes do sistema, principalmente as roldanas. 

 

Chapa guia

“Outro erro comum, que pode ser corrigido em uma vistoria, é o corte da chapa guia por questões estéticas, às vezes solicitado pelo cliente para instalação da cortina, mas que compromete a funcionalidade e segurança do envidraçamento, pois a chapa guia apoia a roldana de regulagem até a folha abrir. Sua remoção ou encurtamento deixa a folha de vidro sem apoio quando aberta”, orienta o especialista da Conserta Sacada e do Shopping da Sacada.

 

Deixe seu comentário