Os guarda-corpos desempenham um papel muito importante na proteção de locais de altura elevada ou escadas: além de impedirem que alguém sofra uma queda grave, essas barreiras evitam que algum objeto caia e atinja as pessoas localizadas nos patamares ou andares inferiores.
A popularização do uso do vidro nestes projetos faz com que a instalação de guarda-corpos seja um dos serviços mais executados pelos profissionais do ramo, já que cada vez mais os clientes buscam o visual moderno, minimalista e sofisticado proporcionado pelo material.
Apesar das inúmeras vantagens que a instalação de guarda-corpos agrega ao ambiente e das possibilidades de lucro que o vidraceiro pode obter ao executar esse tipo de serviço, é importante se atentar a uma série de requisitos que garantem a qualidade e segurança dessas estruturas. Confira a seguir quais são os principais deles:
Onde instalar
A ABNT NBR 14.718 – Guarda-corpos para Edificação define que eles devem ser instalados em todos os locais com circulação de pessoas em que haja uma diferença de altura maior que 1 metro entre os pisos do andar de cima e de baixo. Os guarda-corpos devem ter no mínimo 1,10 m de altura para garantir a segurança dos usuários.
Componentes e ferragens
Itens como inserts, pinos, bottons, spiders, torres e perfis são essenciais para a fixação e estruturação das instalações com guarda-corpo. Para manter a estrutura resistente à corrosão, aos impactos mecânicos e livre da interferência de produtos químicos, é necessário utilizar acessórios fabricados em materiais que ofereçam estes benefícios, como o aço inox.
Vidros utilizados em guarda-corpos
Segundo a ABNT NBR 7199 – Vidros na Construção Civil, – que entra como complemento da norma sobre guarda-corpos – os tipos de vidro que podem ser utilizados nestas instalações são os vidros laminado (que pode ser feito a partir do vidro temperado para uma segurança ainda maior) ou aramado.
O uso destes materiais é recomendado devido à alta resistência que oferecem contra impactos, além de evitarem a abertura de vãos no material e o estilhaçamento dos cacos de vidro em caso de quebra.
Vidro laminado: como é feito e suas aplicações
Uso de EPI’s
Além de prezar pela integridade dos usuários da instalação, o profissional também deve se precaver e garantir a sua própria segurança, assim como a de todos os funcionários envolvidos no projeto. Por se tratar de locais com altura, é necessário utilizar o cinto de segurança para evitar tropeços e quedas, bem como fazer o uso de capacetes, óculos de segurança, botas sem cadarço com biqueiras de aço, luvas anticorte e protetores auriculares.
Medição do local e dos materiais
Um erro milimétrico durante a medição pode comprometer toda a instalação, o que geraria desperdício de material e retrabalho; sendo assim, dê uma atenção especial a essa etapa do serviço e realize a tarefa de forma precisa com equipamentos de medição adequados.
Não esqueça de fazer as marcações nos pontos de perfuração do vidro e checá-las antes de fazer os furos, pois será muito mais difícil fazer os ajustes corretos após esse passo.
Clique aqui e confira as medidas e folgas definidas pela norma para um projeto de guarda-corpo
Você já conhecia essas orientações para a instalação de guarda-corpos? Acompanhe os posts da Vidro Impresso no portal e nas redes sociais para encontrar mais curiosidades, dicas e novidades sobre a indústria direcionadas aos profissionais da área.