Seção

Dicas e Aplicações

Tipos de vidro para utilizar em uma instalação de guarda-corpo

Saiba o que diz a norma técnica NBR 14.718 - Guarda-corpo para garantir a segurança nestas barreiras de proteção transparente

06/07/2020

O guarda-corpo tem a função de proteger usuários ao redor, funcionando como uma barreira de meia altura em desníveis de ambientes como varandas e escadas, tanto em áreas internas como externas.  
 


Uma tendência consolidada no mercado da construção são os guarda-corpos de vidro, pois trazem mais leveza ao projeto. 

 

Tipos de vidro para guarda-corpo

 

Para garantir essa segurança, a norma   NBR 14.718 - Guarda-corpo recomenda a utilização de vidro laminado.

 

O vidro laminado é aplicado quando há a necessidade de maior resistência, como em guarda-corpos, pisos, escadas, visores de piscinas e coberturas. 

 

Dentro deste tipo de vidro há variações a serem consideradas, como vidro temperado laminado e vidro aramado.

 

Há ainda a possibilidade de combinar outros tipos de vidro para formar o laminado, como aplicar vidro impresso ou colorido em uma das chapas. Podem ser utilizadas películas coloridas de PVB para gerar vidros coloridos. 

 

Vidro laminado

 

O vidro laminado é um vidro de segurança composto por uma ou mais camadas de vidros, intercalados por um ou mais interlayers, que pode ser Poliuretano,  EVA ou resinas. Os vidros laminados podem ser planos ou curvos. 

 

Vidro temperado-laminado

 

O vidro temperado-laminado é feito a partir da laminação de duas ou mais peças de vidros temperados. 

 

O conjunto reúne as qualidades de dois produtos considerados de segurança, com características essenciais para vários tipos de aplicação, sendo cinco vezes mais resistentes que um vidro laminado comum de mesma espessura. 

 

Este tipo de vidro bloqueia até 99,6% da radiação ultravioleta e que é possível criar diversas variações no vidro temperado-laminado com as combinações de diferentes tipos de vidros.

 

Se a fixação do guarda-corpo for feita através de ferragens ou autoportante, o vidro recomendado é o temperado-laminado, que oferece ainda mais resistência por unir as propriedades do temperado e laminado, sendo ideal para aplicações que necessitem de furos e acessórios.

 

Vidro aramado

 

O vidro aramado também é considerado um vidro de segurança por possuir uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa.

 

 

 

Deixe seu comentário