Como evitar acidentes ocupacionais no mercado vidreiro

Como evitar acidentes ocupacionais no mercado vidreiro

Capa: Como evitar acidentes ocupacionais no mercado vidreiro

As lesões ocupacionais ou acidentes ocupacionais são danos sofridos por um trabalhador durante o exercício de seu trabalho. Os acidentes mais recorrentes são aqueles causados por movimentos repetitivos ou que requerem maior esforço físico.

 

Quais são os tipos mais comuns de acidentes ocupacionais?

Dentre os acidentes ocupacionais há alguns que são mais recorrentes, são estes:

  • Fratura

Acidentes com fratura geralmente ocorrem após  manuseio de  objetos grandes e pesados, ou após queda. Esse tipo de acidente representa 18% dos acidentes ocupacionais.

  • Cortes

Ocorrem após contato com objetos cortantes como o vidro. Geralmente acontece por falta de utilização dos EPI ‘s. Segundo o Observatório Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho esse tipo de lesão representa 21% dos casos e é bem comum.

  • Contusão

Se trata de uma lesão traumática sobre uma região do corpo e impossibilitam o profissional de utilizar o membro lesionado por algum tempo. Lesões como essa representam 15% dos casos.

  • Distensão ou torção

Acontece quando o músculo se estende e pode vir acompanhado de um rompimento completo inclusive dos ligamentos e representam 9% dos acidentes.

 

Formas do profissional vidreiro prevenir acidentes.

Aponte os riscos:

Divulgue para sua equipe sobre os riscos. É importante que eles estejam orientados sobre os riscos a que estão submetidos no exercício de sua tarefa. Quando isso acontece os funcionários criam um senso de alerta e se atentam mais à prevenção de acidentes. 

 

Reforce a importância da utilização de  EPI’s:

Toda atividade profissional requer algum tipo de atenção em relação à segurança, e no mercado vidreiro isso é muito mais evidente, tendo em conta que o vidro requer atenção especial, no manuseio, transporte e demais processos em que passa. Por se tratar de um material que pode causar ferimentos sérios, é muito importante não dispensar o uso dos equipamentos de segurança e fazer a sua utilização corretamente. Tudo isso está orientado na NR 6 no Portal do Ministério do Trabalho e Previdência.

 

Invista na capacitação de seus colaboradores:

Os colaboradores são peças essenciais para uma produção, sem eles nada acontece. Pensando nisso, trate como prioridade a capacitação desses profissionais no manuseio correto das ferramentas, máquinas e peças de vidro. Se possível ainda, promova palestras, workshops para manter as informações sobre o tema atualizado e à disposição do coletivo. O coletivo precisa entender como colocar em prática as orientações apresentadas a fim de evitar acidentes e desfalques no time.

 

Por fim, concluímos que, como diz o velho ditado popular, “investir em prevenção sai mais barato!”. Por isso invista em conhecimento das regras vigentes bem como nos aparatos necessários para oferecer a segurança. Assim evita-se usar recursos financeiros em um momento inesperado.

 

Gostou do conteúdo?

 

Veja também:

 

CUIDADOS QUE O VIDRACEIRO PRECISA TER NOS TRABALHOS EM ALTURA

EQUIPAMENTOS PARA VIDRACEIRO: 7 ITENS QUE TODA VIDRAÇARIA PRECISA TER

QUAIS EPIS O VIDRACEIRO DEVE UTILIZAR EM UMA OBRA​