O mercado vidreiro oferece uma infinidade de tipos de vidros, com tecnologias diversas que podem ser aplicadas ao vidro, possibilitando a criação de projetos exclusivos e diferenciados.
A personalização pode ser através de texturas, níveis de transparência, cores diversas e até imagens impressas a escolha do cliente.
Selecionamos a seguir alguns tipos de vidros decorativos que podem ampliar sua criatividade e levar mais sofisticação, modernidade e exclusividade ao projetos com vidro.
Vidro translúcido
Possui um acabamento fosco, com uma diminuição da transparência. Há diversos tipos de vidros translúcidos e modos de serem produzidos. É uma alternativa para quem quer dividir ambientes, por exemplo, mantendo a privacidade e uma integração moderada entre os espaços.
Alguns exemplos de vidro translúcido são o vidro acidado, vidro jateado, vidro aramado e outros tipos de vidros impressos com texturas diversas. Há também os vidros polarizados, que permitem escolher entre a transparência e translucidez, controlando assim sua visibilidade.
Pode ser aplicado em divisórias, portas, em móveis de vidro, janelas e em boxes de banheiro, ou até mesmo serem mesclados com outros tipos de vidro, moderando a luminosidade conforme a necessidade.
Vidros coloridos
Os vidros coloridos têm um alto poder decorativo e amplas possibilidades de serem explorados em um projeto. As técnicas disponíveis hoje, como a pintura a frio e a serigrafia, possibilitam a utilização de dezenas de cores e tons.
A transparência também pode ser moderada no vidro colorido, que pode ainda ser totalmente opaco, com cores vibrantes ou tons pastéis, proporcionando um visual descontraído ao ambiente.
O vidro colorido pode ser aplicado em portas de armários, tampos de mesa, revestimentos de parede e até em fachadas, trazendo maior facilidade de limpeza que outros tipos de materiais.
Impressão digital em vidro
Com a técnica da impressão digital em vidro é possível reproduzir no material diversos tipos de imagens, desenhos, grafismos, estampas, texturas e até fotografias, em uma qualidade de impressão com resolução de até 360 dpis.
Com a impressão digital em vidro é possível criar imagens totalmente personalizadas, transferidas do computador para o material.
Os efeitos que a impressão digital no vidro pode realizar são: degradê, opacidade da arte, entre outros. São infinitas possibilidades de cores.
As opções se estendem ainda à possibilidade do vidro ser utilizado como revestimento com texturas que imitam madeira, areia, tecido, pedras e mármore.