Mais que funcional, o vidro tem desempenhado papéis decorativos, personalizando projetos. Atualmente são inúmeras as possibilidades de transformação do vidro float. Uma das mais sofisticadas e avançadas técnicas é a impressão digital em vidro, uma solução versátil com uma ampla gama de aplicações. A alta tecnologia da impressão digital em vidro permite a escolha de uma infinidade de recursos artísticos, como imagens tiradas fotos, livros e quadros, reproduzidas com perfeição e alta qualidade de resolução.
Podem ser impressas ao vidro grafismos, estampas, logotipos e até imagens exclusivas criadas na tela de um computador. A impressão digital permite imprimir fotos, desenhos e composições de artes em alta definição no vidro, em uma qualidade de impressão com resolução de até 360 dpis, o que não é alcançado em nenhuma outra técnica. As opções se estendem ainda à possibilidade do vidro ser utilizado como revestimento com texturas que imitam madeira, areia, tecido, pedras e mármore.
“Podem ser criadas imagens exclusivas. Geralmente o designer cria para os clientes, ou se este não tem o designer nós pedimos ao nosso que crie a imagem de acordo com o que o cliente quer. Os efeitos que a impressão digital no vidro pode realizar são: degradê, opacidade da arte, entre outros. São infinitas possibilidades de cores”, afirma Thaís Afonso Martins da Speed Temper, empresa pioneira que trouxe para o Brasil com exclusividade um sistema de impressão israelense de alta tecnologia.
A impressão digital em vidro pode ser feita nos mais variados tamanhos e tipos de vidros, em superfícies que vão de pequenos detalhes decorativos, como em portas, boxes, revestimentos e quadros, a grandes fachadas. Podem ser feitas fachadas inteiras, em vidros jumbos, laminado e insulado. Só pode ser aplicado no vidro sem têmpera. porque eles já serão temperados pelo próprio processo, criando assim vidros muito resistentes.
Cardboard Cathedral na Nova Zelândia
Metro Performance Glass
Como é feita a gravação das imagens?
A impressão digital consiste na reprodução das imagens no vidro, que imediatamente passa por um processo de têmpera, sendo aquecido e resfriado, fixando a tinta. O esmalte assim é queimado e vitrificado à temperatura de 600°C. O processo de impressão digital em vidro se difere da serigrafia, que trabalha com uma matriz no qual é gravada a imagem a ser impressa no vidro, porque com a impressão digital, é possível reproduzir uma imagem diretamente do arquivo eletrônico para o vidro, independentemente da quantidade de cores e tonalidades. “A impressão digital se difere da serigrafia por poder imprimir qualquer imagem ou desenho que queira, não precisa de tela para poder fazer a serigrafia”, esclarece Thaís.
A impressão é feita com tinta cerâmica, com composição da tinta foi ainda pensada para não poluir o meio ambiente. “Uma sofisticada impressora de tinta cerâmica aplica qualquer imagem ou desenho diretamente do computador no vidro. Em seguida tal peça é temperada para que as cores fiquem penetradas definitivamente no material, com durabilidade maior que mármore, porcelanato e outros materiais”, ressalta.
Museu Nacional de Rock e Música Pop da Noruega
Parque de Educação Ezinge
Resistência e durabilidade
A impressão tem alta durabilidade, podendo permanecer intacta por mais de 50 anos. Por todo seu processo de produção não perde sua tonalidade com a incidência solar, porque a cerâmica se funde ao vidro com a ação do calor. O esmalte vitrificável não desbota ou perde as cores com o passar do tempo, como acontece com os vidros decorados com tinta a frio. A impressão digital em vidro proporciona resistência à ação do tempo, inclusive chuvas ácidas, e à exposição aos raios UV do sol.
Existem exemplos de prédios inteiros onde mesmo a aplicação do esmalte sendo feita na face externa, não na interna como recomendado, as imagens impressas no vidro não tiveram nenhuma alteração de coloração após vários anos em contato com a chuva e o sol. “A durabilidade é em torno de 50 anos, se for exposta ao sol permanece intacta por 25 anos. Existem produtos certos a serem usados para limpeza, como todo material tem que se ter o cuidado e não usar produtos abrasivos e corrosivos”, reforça a especialista da Speed Temper.
Potencial de crescimento
Fora do Brasil os vidros com impressão digital são explorados em diversos projetos diferenciados. No Brasil, a tecnologia ainda não é muito disseminada, mas o produto tem um grande potencial de crescimento “O mercado precisa reconhecer que é um produto de valor agregado e que pode possibilitar infinitas possibilidades nos projetos, quais sejam, grandes ou pequenos”, ressalva Thaís Martins.
Há 26 anos no mercado de transformação do vidro, a Speed Temper adquiriu a linha de impressão digital três anos atrás, trazendo a inovação para o Brasil. A empresa, que investiu no equipamento da dip-tech para ser possível imprimir no vidro com alta resolução, criou também um site para divulgar o trabalho com impressão digital no vidro. https://impressaodigitalemvidro.com.br/. No Brasil as obras que a Speed Temper, algumas das obras realizadas foram a da biblioteca Mário de Andrade, Casa do Cliente na mostra Casa Cor e uma Pousada em Fernando de Noronha.
Em 2016, a Biblioteca Mário de Andrade recebeu a instalação em vidro assinada pelo artista plástico Alex Flemming. Ficaram expostos retratos de pessoas que frequentavam e que trabalhavam na biblioteca, além do tradicional autorretrato do artista. A obra foi composta por 16 grandes placas de vidro fornecidas pela empresa AGC Vidros do Brasil e transformadas pela Impressão Digital em Vidro, pesando no total 1,5 toneladas e ocupando área de 150m2, instaladas ao longo do corredor de vidro da Biblioteca. Estampadas em três das quatro faces das placas, as obras podem ser vistas por quem está dentro e fora da biblioteca e de cada lado apresentando cores e sensações diferentes.
O New Parkland Hospital foi construído para substituir o Parkland Memorial Hospital, de 54 anos. O principal projeto de fachada de vidro é compor nomes dos colaboradores do projeto, organizados na forma de uma árvore e impressos digitalmente com tintas de cerâmica em vários níveis de opacidade para criar o design intrincado com os 885 painéis de vidro.
A ideia do projeto da galeria era que ela se fundisse com a natureza que cercava o prédio. O resultado uma fachada em vidro altamente transparente com impressões que à distância formam imagens de árvores. Ao todo, foram instalados 1.360 painéis de vidro low iron 8mm.
O Centro Acadêmico Carmel foi construído a partir de um antigo armazém portuário. Uma caixa retangular de dois andares contém salas de leitura, biblioteca e escritórios. Com design inovador, as 400 chapas de vidro receberam através do processo da impressão digital retratos de personalidades da cultura israelense.
O produto cultivado e comercializado pelo Consórcio de Melinda foi impresso digitalmente com tintas de cerâmica no vidro da fachada do edifício da empresa, proporcionando uma imagem muito realistas das maçãs.
O exterior da AFIMall City em Moscou, na Rússia, é um exemplo de como gráficos enormes podem ser integrados à arquitetura. Fachada é composta por 3.500 chapas de vidro temperado de 8 a 12mm