Aproveitar a luz, o ar e a insolação já existentes no terreno era a principal premissa do projeto arquitetônico do condomínio de casas Bauhaus. No terreno localizado na região do Brooklin, em São Paulo (SP), foram concebidas quatro unidades residenciais de alto padrão.
A arquiteta responsável pelo projeto Monica Drucker, destaca a instalação dos panos de vidro e dos terraços em determinados pontos estratégicos, que garantem a integração total entre os ambientes e as áreas externas, além da entrada de luz solar e ventilação naturais.
As fachadas contam com a ausência de muros, pois foram aplicadas brises de madeira cumaru a fim de garantir a privacidade permitindo integração. “Instalamos painéis de vidro nas fachadas frontais a fim de garantir uma transparência implícita –, ventilação para conforto térmico e entrada de luz”, ressalta Drucker.
Além de fazer bom uso do formato em ‘L’ para abrigar o conjunto da área de lazer, composto por churrasqueira – integrada à copa e cozinha e com portas em vidro que servem de acesso para as áreas ajardinadas –, piscina e varanda. “A integração de todos os ambientes garantem mais otimização e fluidez ao espaço”, pontua. “Pensando também na acessibilidade, projetamos rampas de acesso de pedestres e elevadores opcionais para cada casa”, conclui a arquiteta.
Fonte: Galeria da Arquitetura