4 tipos de vidros tecnológicos para utilizar em seus projetos

4 tipos de vidros tecnológicos para utilizar em seus projetos

Capa: 4 tipos de vidros tecnológicos para utilizar em seus projetos

Ano após ano, fica mais nítida a evolução tecnológica no setor vidreiro. As feiras e eventos trazem, cada vez mais novidades  que colocam o vidro como elemento de ponta quando o assunto é unir sofisticação, versatilidade, segurança e conforto.

Como vidraceiro, é extremamente importante estar por dentro das tendências e possibilidades. Afinal, como profissional, é imprescindível oferecer mais opções e possibilidades aos clientes para se destacar da concorrência.

Frequentemente são desenvolvidas novas tecnologias para transformar o vidro comum em um material ainda mais resistente e com características específicas, como é o caso dos tipos de vidro que você irá conferir a seguir:

Vidros de Controle Solar

Os vidros de controle solar surgiram como mais nova tendência no envidraçamento devido às suas características de barrar a entrada de calor para dentro do ambiente. Esse tipo de vidro é formado pela aplicação de camadas metalizadas em uma das suas superfícies, o que reduz a incidência de raios solares através do vidro, garantindo mais conforto térmico aos ambientes e controle da luminosidade.

Vidro de controle solar da PKO

O uso dele garante a redução do uso de energia elétrica com ar condicionado por controlar a quantidade de raios infravermelhos que transmitem o calor para o ambiente interno, além disso, aproveita melhor a luz natural e reduz os gastos com energia elétrica em iluminação artificial.

Vidro Autolimpante

O vidro autolimpante dispensa a necessidade de manutenção constante da limpeza e o uso de detergentes, garantindo uma visão nítida mesmo em dias de chuva, já que sua superfície não acumula sujeiras. Visualmente idêntico aos vidros normais, possui uma camada autolimpante integrada ao próprio vidro, o que confere alto nível de durabilidade, não se desgastando ao longo do tempo. 

As propriedades dos vidros autolimpantes são ativadas pela luz solar e quando chove, ao invés de formar gotículas como nos vidros normais, a água se espalha por toda superfície do vidro autolimpante, eliminando a poeira. A água também seca mais rapidamente e não deixa manchas.

Vidro Autolimpante Bioclean – Cebrace

Indicado para áreas externas, como fachadas, jardins de inverno, sacadas, coberturas, portas e janelas, o vidro autolimpante pode ser aplicado em regiões de difícil acesso, uma vez que a limpeza ocorre com menor frequência.

A tecnologia dos autolimpantes trabalha ainda ajuda a preservar o meio ambiente, uma vez que dispensa o uso de detergentes e outros poluentes.

Vidro Corta-fogo ou Anti-chamas 

O vidro anti chamas dispõe de tecnologia capaz de bloquear o curso das chamas no caso de um incêndio, evitando a propagação de fogo, gases e fumaça. É importante em rotas de fuga, além de fachadas, divisórias e coberturas, assim permite o evacuamento até a chegada de bombeiros. 

Vidro anti chamas da Schott

É fabricado a partir de vidros temperados e laminados, que recebem em sua fabricação componentes que tornam o material resistente ao fogo, como o boro ou camadas de gel intumescentes que garantem integridade e isolamento de incêndios: no momento em que o vidro recebe o calor do fogo e sua temperatura eleva, o processo de intumescência é ativado, ou seja, o gel absorve a radiação térmica, contendo a propagação das chamas. 

Vidro Anti Bactéria

Os íons de prata presentes dentro desse vidro eliminam 99,9% de todas as bactérias em sua superfície ao longo de 24 horas de maneira autônoma, além de prevenir a proliferação de fungos mesmo em locais onde as condições favoreçam o desenvolvimento de mofo e independentemente das condições de calor e umidade do ambiente. Quando a bactéria entra em contato com a prata, o metabolismo dela é desativado, o que impede seu desenvolvimento; essa propriedade o torna perfeito para lugares onde é fundamental um padrão rigoroso de higiene. 

Vidro Anti Bactéria da AGC

O Vidro Antibactéria é fácil de limpar e resistente a produtos de limpeza, incluindo aqueles utilizados em hospitais. A instalação desse tipo de vidro é simples, feita da mesma forma que os vidros tradicionais; as técnicas de instalação dependerão dos produtos escolhidos.

Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir os outros posts da Vidro Impresso no portal e nas redes sociais para encontrar mais curiosidades e novidades sobre a indústria direcionadas aos profissionais da área!

Manual do Vidro e Esquadria

Você já conhece o Manual do Vidro e Esquadria? Desenvolvido pela Vidro Impresso, o manual é um guia prático e atemporal pensado para auxiliar vidraceiros e serralheiros com curiosidades e dicas de aplicação de esquadrias e diversos tipos de vidro, bem como ferragens e outros produtos necessários para a fabricação e instalação deles.

O material contém o resumo das normas mais importantes no ramo e uma lista de fornecedores para facilitar ainda mais o dia-a-dia dos profissionais da área. Clique aqui para baixá-lo gratuitamente!