As portas de correr de vidro são itens muito desejados devido ao seu design atual e ao aproveitamento do espaço que oferecem, além disso, são práticas, funcionais e possuem um ótimo custo-benefício. Podem ser utilizadas em diversos ambientes residenciais ou empresariais e são comumente instaladas para fazer a separação da área interna e externa, já que possibilitam a visão do lado de fora, bem como o uso mais amplo da luz natural. Pensando nisso, separamos 5 dicas para ajudar os profissionais a não errarem na hora da instalação:
Escolha o tipo de vidro correto
O tipo do vidro escolhido dependerá muito do projeto e do estilo desejado pelo cliente, mas de maneira geral, é interessante utilizar vidros impressos para maior privacidade no caso de banheiros e vestiários e vidros de segurança, como o vidro temperado, no caso de instalações que dividem o ambiente interno e externo; isso porque o vidro temperado é cerca de 5 vezes mais resistente que o vidro comum e se estilhaça em pequenos pedaços menos cortantes no caso de um acidente.
Se atente às medidas do projeto
Embora não exista um tamanho padrão para as folhas da porta – que vão variar de acordo com o gosto do cliente e do espaço disponível – é recomendado que o vão entre as lâminas tenha de 60 a 70 cm para garantir a passagem confortável de qualquer pessoa pela abertura porta.
Certifique-se da qualidade do sistema de trilhos
Os trilhos serão os responsáveis por toda a sustentação do projeto e permitirão que a porta deslize de forma fácil e natural, portanto, é essencial escolher os componentes adequados. Os trilhos mais utilizados com esse tipo de porta possuem formato de “U” invertido e têm um par de roldanas escondidos fixados em uma viga de aço ou madeira. Para que um limite seja estabelecido e a porta não corra além do desejado, é colocado um batente de plástico no trilho, enquanto o pino guia deve ser fixo no chão.
Escolha o sistema de fechamento
Existem alguns sistemas diferentes para a abertura e fechamento da porta de correr de vidro. As folhas podem correr para lados opostos ou para um lado só podem ser divididas nos seguintes tipos:
Embutidas: As folhas ficam embutidas e ocultas na parede no movimento de abertura
Inclusas: As folhas alojam-se num rebaixo na parede ao abri-las.
Sobrepostas: Sobrepõem-se à parede no momento de abertura
Se o isolamento acústico for importante, vede as frestas da porta
Devido ao seu tipo de instalação, as portas de correr não são muito efetivas para impedir a entrada do barulho, portanto, se a intenção é ter mais privacidade sonora, utilize veda nas frestas da porta e dê atenção a cada pequeno espaço para impedir a entrada do som.
Confira:
Você já utilizava essas dicas nas instalações de portas de correr? Na Vidro Impresso você pode conferir mais informações para te ajudar como profissional, assim como novidades do mercado vidreiro, acompanhe!