Seção

Fique por Dentro

Ganhe mais oferecendo produtos de alto valor agregado em sua vidraçaria

O conhecimento de novas possibilidades e soluções coloca um profissional a um passo à frente, especialmente em um mercado concorrido, no qual o tradicional todos sabem fazer

02/09/2019

Uma das formas de se diferenciar em meio à concorrência e incrementar seus orçamentos é oferecendo algo a mais, com alto valor agregado, que proporcione algo além de uma proteção transparente. A indústria vidreira avançou muito nos últimos anos e incorporou tecnologias ao vidro inimagináveis há pouco tempo. Os fabricantes de ferragens acompanharam essa tendência e evoluíram na modernidade dos fixadores e na grande variedade de produtos. Estar por dentro dessas novidades e buscar conhecimento para aplicá-las em seus projetos é essencial para quem quer se destacar no mercado vidreiro.  

 

Diferencial competitivo 

O conhecimento de novas possibilidades e soluções coloca um profissional a um passo à frente, especialmente em um mercado concorrido, no qual o tradicional todos sabem fazer. Trabalhar com vidros de alto valor agregado é um diferencial em meio à concorrência. Este mercado logo mais terá um repentino crescimento, e quem for pioneiro em sua região de atuação, além de hoje se diferenciar da concorrência, sairá na frente quando houver uma expansão, pois já garantiu um espaço neste segmento.  

 

O vidraceiro que só trabalha com vidro comum terá mais dificuldade para ganhar dinheiro. Este é um nicho muito valioso no mercado da construção, com retorno do investimento garantido para o cliente final e que ainda valoriza os profissionais envolvidos, já que demanda especialização e técnica. Se trata de exclusividade em um mercado saturado. Alguns vidros especiais são os vidros duplos, que trazem conforto acústico, os vidros de controle solar, que filtram os raios solares e proporcionam conforto térmico, os vidros jumbo, com tamanhos de chapas imponentes, os vidros coloridos, entre outros. 

 

Orçamentos com valores maiores e maior margem de lucro

Quanto mais informação um profissional tem, mais oportunidade de incrementar uma obra terá, principalmente se tiver conhecimento para explicar ao cliente a importância e necessidade daquela instalação com determinados produtos que o mesmo nem sabia que existia. O cliente muitas vezes não sabe que deseja um produto se este não for apresentado a ele; o vidraceiro, com seus argumentos e conhecimento, pode criar essa necessidade. 

 

O cliente, muitas vezes, desconhece essas inovações, e cabe ao profissional do vidro orientá-lo em relação às opções que trarão mais benefícios, afinal, ele nem sabe se precisa ou quer algo que nem sabe que existe, até que o vidraceiro que contratou para prestar uma consultoria especializada o informe. Além disso, um vidro especial demanda um conhecimento técnico maior, o que valoriza sua mão de obra, e também pode ser possível colocar uma margem de lucro maior, já que você tem um argumento a mais em vidro com mais funcionalidades, que pode inclusive trazer economia de energia. 

 

 

Ferragens como protagonistas

A variedade de tipos de ferragens, com design diferenciados, mais funcionalidades e facilidade de instalação oferece mais liberdade criativa para os projetos. O cliente pode optar pela máxima transparência do vidro, com mínima interferência das ferragens, pois muitas ficam embutidas, como perfis para guarda-corpos e fachadas pele de vidro com a estrutura metálica invisível; ou pode escolher dar destaque às ferragens, que dividem o protagonismo com vidro, já que a indústria cria layouts imponentes e luxuosos, com materiais de ótima qualidade e durabilidade.

 

Alguns projetos optam por valorizar os acessórios, com fixações em botões, spiders e formatos em tamanhos que acabam por se destacar e fazer parte do resultado estético final.  O fato das ferragens serem muito bonitas gera uma harmonia no conjunto do vidro com o metal. As ferragens mais expostas para alguns transmitem uma segurança, pois às vezes o leigo se assusta por só ver vidro e não ver algo que o segure, apesar de existirem sistemas com perfis e ferragens embutidas que ficam muito bem fixadas e que mostram somente a beleza, leveza e transparência do vidro. 

 

Sem concorrência em sua região

Para se destacar em meio à tanta concorrência e ganhar seu espaço no mercado, o vidraceiro pode optar por disputar com uma fatia menor de profissionais. Isso acontece quando uma vidraçaria atua em segmentos que nem todas as outras conhecem. Serviços de instalação de boxes e portas de vidro são rotineiros e muito demandados, mas há obras de alto valor agregado que, apesar de serem menos demandadas, também tem menos concorrência e faz um profissional se destacar pela especialidade.

 

Quando falamos de obras de alto valor agregado podemos considerar serviços mais especializados, que nem todo vidraceiro tem conhecimento para realizar, como fachadas pele de vidro, envidraçamento de sacada e instalação de portas automáticas. Mas também, é possível agregar valor a instalações mais comuns, como divisórios e portas de vidro simplesmente conhecendo opções de produtos diferenciados, como já mencionamos. 

 

 

 

Deixe seu comentário