Seção

Produtos

Entrando no clima

Vidros de controle solar equilibram temperatura ambiente e são importantes no processo de economia de recursos. Veja alguns produtos disponíveis no mercado

14/01/2019

País tropical, o Brasil é submetido à intensidade dos raios solares na maior parte do ano, na maioria das cidades. Para amenizar as altas temperaturas, o ar condicionado entra em ação, um equipamento de alto consumo de energia. Com o objetivo de equilibrar as temperaturas sem deixar de usufruir da iluminação solar, e seguindo a tendência mundial de sustentabilidade e economia dos recursos naturais, a utilização de janelas, fachadas e coberturas com vidros de controle solar se consolida.

 

“Esse tipo de vidro contribui para o conforto térmico dos ambientes e, apesar de apresentar um custo maior do que o vidro comum, o retorno do investimento é recuperado entre dois e três anos com a queda no consumo de energia elétrica devido à redução no uso do ar condicionado e à priorização da iluminação natural”, avalia Rebeca Andrade, especificadora técnica da beneficiadora de vidros PKO do Brasil.

 

O vidro de controle solar é formado a partir da deposição de camadas de óxidos que filtram os raios solares, reduzindo deste modo a passagem dos raios UV e infravermelhos. Quando a luz do sol chega aos vidros, uma parte desta energia é refletida, outra parte é absorvida e outra passa direto. A relação entre estas partes varia de acordo com a cor e o tipo de vidro, por isso existem diferentes modelos de vidros de controle solar e cada um atende a uma necessidade.

 

Com o avanço da tecnologia, hoje temos vidros capazes de barrar até 80% do calor, com uma entrada de luz acima de 40%, o que para o mercado brasileiro é considerado uma boa quantidade de luz, pois o país tem o dobro de incidência do hemisfério norte. Desta maneira, os vidros podem contribuir substancialmente para a redução de calor no ambiente. Confira alguns produtos oferecidos hoje no mercado brasileiro.

 

Guardian

A linha SunGuard da Guardian oferece diversas opções de vidros de controle solar para projetos comerciais e residenciais. Com ótima estética visual e variedade de cores, os vidros SunGuard possuem alta performance no bloqueio do calor e dos raios UVA e UVB, proporcionam melhor aproveitamento da luz natural e ótimo conforto térmico, reduzindo em até 60% o consumo de energia elétrica. Fazem parte desta linha os vidros das Séries Solar - Reflect, Neutral 14, Silver 32, Royal Blue 20, Chrome, Blue, Neutral e High Performance  - AG 43, Neutral 70, Royal Blue 40 e Neutral Plus 50.

 

A Série High Performance oferece uma variedade de aparências, combinando transmissão de luz visível de média a alta, com menor ganho de calor solar. Por possuírem uma camada de prata em sua composição, estes vidros atendem aos mais exigentes requisitos de performance e são ideias para obras que buscam as certificações Leed e Acqua. Podem ser aplicados, especialmente, em prédios comerciais, como escritórios, shoppings, hotéis e hospitais, e obras de infraestrutura, como aeroportos.


 

PKO

A distribuidora e beneficiadora de vidros PKO do Brasil comercializa diversos vidros de controle solar para equilíbrio térmico, com opções para os diferentes climas do Brasil. Uma das linhas é Linha Habitat da Cebrace, que contém vidros inteligentes destinados ao uso em obras residenciais e comerciais de pequeno a médio porte, que conferem aos ambientes de 30 a 70% de proteção de calor, possuindo ainda vidros com maior neutralidade e menor reflexão.

 

Todos os vidros podem receber os beneficiamentos de laminação, têmpera e insulamento, além de poderem ser instalados em sua forma monolítica e até temperado fixado por ferragens, o que confere maior versatilidade e menor custo ao produto final. O produto está disponível nas versões refletivo - champanhe, verde e cinza. e neutro - azul, verde e incolor.

 

Vivix

 

A Vivix Vidros Planos lançou recentemente a linha de produtos de proteção solar Vivix Performa, produzida com alta tecnologia e adequados para as características climáticas brasileiras. O produto proporciona revestimento de alta resistência mecânica e química, podendo ser manuseado, processados e aplicados como o vidro comum.

 

Outro benefício da linha Vivix Performa é a garantia de homogeneidade de cor ao longo da chapa, mesmo em diferentes campanhas, viabilizando a reposição de peças sem diferença de tonalidade. A empresa também possui o Performa Duo, com vidro laminado. O Vivix Performa tem distribuição nacional e pode ser encontrado nas cores bronze, cinza, verde e verde intenso, com espessuras que variam de 3 a 10mm.

 

Deixe seu comentário