Seção

Arquitetura e Vidro

Espessura do Vidro: Saiba a Importância do Cálculo Correto

Calcular a espessura de forma incorreta pode interferir no produto final, além de causar quebras, acidentes e prejuízos

17/05/2021

Uma das etapas mais importantes na hora de fechar um projeto é usar o vidro adequado e na medida certa para cada situação. O Cálculo correto da espessura das chapas faz toda a diferença no produto final.

 

Utilizar um vidro com espessura incorreta, além de interferir na experiência do uso adequado do produto, pode levar o vidraceiro ao velho golpe do “barato que sai mais caro”. Por isso, preparamos este artigo, para esclarecer mais sobre a importância de calcular corretamente a espessura das placas de vidro e como fazer este cálculo.

 

Por que a espessura correta é tão importante?


 

As placas de vidro com espessura menor parecem mais atrativas por serem mais baratas,  mas não se engane. 

 

Os vidros menos espessos podem até influenciar no preço da placa, porém, ainda que passem por beneficiamento,  eles são menos resistentes.

 

Já o vidro com maior espessura, é mais resistente, no entanto, torna a placa mais pesada,  e a parede pode não suportar, o que poderia provocar acidentes e causar prejuízos.

 

Para fazer o cálculo de espessura do vidro correto para cada projeto é preciso levar em consideração vários fatores, como tamanho da chapa, tipo de vidro, pesos e esforços, forma de fixação e outros influenciadores como a força do vento, diferente para cada região. 

 

O primeiro passo para não errar na hora de fazer o cálculo da espessura, é estar atento às normas e proceder de acordo com a NBR7199 - Projeto, execução e aplicação de vidro na Construção Civil e NBR 6123 - Forças devidas ao vento em edificações.

 

Além disso, existem softwares, como os oferecidos pelas empresas PKO e Cebrace, que vão te ajudar a desempenhar esta tarefa.

 

Como calcular a espessura do vidro


 

Além de todos os fatores já mencionados, o cálculo correto da espessura do vidro, também é fundamental na hora de transportar. 

 

Portanto, antes de manusear ou transportar a peça de vidro, é fundamental averiguar se está adequada. Lembrando que, quanto maior e mais fino for a peça, as chances de quebras do vidro são maiores.

 

Para não errar, utilize a fórmula que consta na NBR 7199 – Projeto, execução e aplicações de vidro na construção civil – e levar em conta alguns fatores. 

Cada 1 mm de espessura de m² tem 2,5kg

 

A  fórmula é a seguinte:  

 

Largura x altura x KG da espessura = peso do vidro

  • 03mm = 7,5kg

  • 04mm = 10kg

  • 05mm = 12,5kg

  • 06mm = 15kg

  • 08mm = 20kg

  • 10mm = 25kg

  • 12mm = 30kg

  • 15mm = 37,5kg

  • 19mm = 47,5kg

Outro ponto importante que todo vidraceiro precisa saber, é que, além de entender sobre qual espessura usar, também é necessário ter toda organização de sua empresa para assim conseguir lucrar em cada projeto. Para isso indicamos que utilize aplicativo Meu Vidraceiro,  com ele o vidraceiro, conseguirá fazer orçamentos personalizados, projeto para têmpera, lista de materiais, ter acesso a uma galeria com centena de projetos, controlar seu financeiro, entre outros.

 

Para saber mais e fazer o teste grátis, acesse: https://meuvidraceiro.com.br/sou-vidraceiro/anunciar-vidracaria

 

Deixe seu comentário