Entenda a importância dos parafusos inoxidáveis e sua origem

Entenda a importância dos parafusos inoxidáveis e sua origem

Capa: Entenda a importância dos parafusos inoxidáveis e sua origem

O aço inoxidável é um material caracterizado pela força, resistência e durabilidade, além de não oxidar pelos fatores externos que podem ocorrer ao longo do tempo.O material surgiu no laboratório do metalurgista inglês Harry Brearley em 12 de agosto de 1913 onde percebeu-se sua incrível resistência a agentes químicos, devido sua composição que originalmente levava  12,8% de cromo e 0,24% de carbono.

 

Desde sua descoberta ele vem sendo utilizado em diversas aplicações diferentes como utensílios médicos, construções navais, indústria automobilística, sempre aplicado de acordo com a norma regulamentadora ISO 1478. Vamos entender as principais vantagens dos parafusos inoxidáveis para utilização em instalações com vidro:

 

1-Anticorrosivos

É um material extremamente resistente à corrosão e ferrugem, e isso contribui para a durabilidade. É resistente a altas temperaturas e a desgastes naturais que a peça pode sofrer com o tempo. Em áreas litorâneas, por exemplo, é indicada a aplicação desse tipo de material.

2-Higiênico

Sua superfície lisa ajuda a não acumular microorganismos, é excelente na utilização em peças hospitalares pela fácil limpeza.

3-Manutenção econômica

Por sua durabilidade e  resistência, a manutenção ou troca pode realmente levar muito tempo para acontecer.

Existem hoje em dia diversos tipos de revestimentos em parafusos que se alinham a diferentes tipos de projetos.

 

Conheça os diferentes tipos de revestimentos em parafusos

Galvanização a fogo

A galvanização é um método de revestimento por metais diferentes a fim de valorizar a estética e valorizar a resistência. São utilizados quando a peça fica exposta ao ambiente externo e sujeita a danificação por fatores ambientais. Possui uma camada mais extensa de zinco para que possa ser bastante resistente à corrosão. Parafusos como esses servirão apenas para serem usados com porcas e arruelas do mesmo material.

 

Organometálico

O revestimento organometálico também é comercialmente conhecido como geomet, é revestido de zinco e alumínio conectados a uma matriz inorgânica. Acaba sendo mais sustentável por não levar metais tóxicos como mercúrio, chumbo e hexavalente.

 

Cromo

Trata-se de um tipo de galvanização que leva uma camada de cromo sobre os parafusos. É um material bastante rígido e resistente ao calor. Também é bastante aderente quando aplicada sobre o aço, o que faz dele muito utilizado como fixadores para indústrias.

 

Níquel

O parafuso quando revestido com níquel torna-se um material bastante resistente contra ação química de ácidos e é capaz de suportar temperaturas de até 100º C, no entanto por outro lado pode sofrer alterações ao ter contato com ácidos como clorídrico, nítrico e amoníaco.

 

Cobre

Uma ótima opção para proteger os metais dos fixadores, é bastante utilizada em indústria automotiva pois é resistente a corrosão e condutividade eletrotérmica.

 

Estanho

Parafusos revestidos de estanho são altamente resistentes à corrosão proveniente do contato com a água do mar. Esse tipo de revestimento também é altamente indicado para aplicações em ambientes onde não podem haver metais pesados como máquinas dos setores farmacêutico e alimentício.

 

Aço inoxidável

É o mais utilizado no mercado, pois além de resistente a corrosão é altamente resistente a altas e baixas temperaturas podendo ser amplamente utilizado em projetos principalmente da  da construção civil, se estende a diversos setores.

 

Por fim  percebemos que há uma variedade de revestimentos para parafusos que podem ser úteis nas mais diversas indústrias, contribuindo para a durabilidade e qualidade de um projeto.

 

Veja também:

 

CONHEÇA AS ETAPAS DA FABRICAÇÃO DE FERRAGENS PARA VIDRO

CONHEÇA 6 TIPOS DE VIDRO QUE AGREGAM VALOR A SUA OBRA.