Muito esforço é desempenhado na conquista de novos clientes, no entanto a fidelização é uma etapa ainda mais importante que a conquista. Nesse cenário a fidelização no mercado de manutenção pode ser algo muito lucrativo e estável para o vidraceiro.
Percebe-se que há uma grande oferta no mercado para instalações de vidros em sacadas, guarda-corpos, box, etc, mas em contrapartida há pouca oferta no serviço de manutenção dessas instalações pelos profissionais.
Instalações mal feitas, peças em desgaste, baixa qualidade de componentes, são alguns dos fatores que levam o consumidor final a procurar por serviços de manutenção em instalações de vidro.
Veja alguns serviços mais recorrentes na manutenção de instalações com vidro:
Manutenção em envidraçamento de sacadas;
Troca de roldanas;
Escovas de vedação;
Colagem de vidros;
Vedações;
Destravamento de vidros;
A manutenção dessas instalações é importante para garantir a segurança e integridade do usuário, assim além de evitar riscos , com a manutenção o espaço não tem o fluxo interrompido por eventuais intercorrências com as instalações de vidro.
Neste contexto, o profissional vidraceiro é de suma importância na realização de manutenções preventivas, sendo este um ítem que todo profissional deveria focar em oferecer aos clientes, pois muitos gastam tempo e energia na prospecção e atração de novos clientes a fim de gerar novas vendas e esquecem de oferecer a manutenção do serviço, pois há um espaço de tempo ideal para a realização da manutenção.
A demanda sempre existiu, se consultarmos as normas encontramos na NBR 14.207 – Norma de Box, por exemplo, que precisamos realizar manutenção de 12 em 12 meses. E a NBR 16.259 – Envidraçamento de sacada, que deve ser realizada a manutenção de 2 em 2 anos.
Mas afinal, pode ser lucrativo investir no mercado de manutenção das instalações de vidro?
Esse mercado infelizmente ainda hoje oferece pouca mão de obra especializada, o que vai em contramão à demanda sobre o serviço de manutenção, que é grande e necessária. realizar manutenção pode ser visto por alguns profissionais como um serviço mais trabalhoso, no entanto é muito lucrativo.
Segundo José Rodrigues conta para o Meu Vidraceiro, ele aceita trabalhos de manutenção de vidros por ter menor custo, porém em quantidades menores devido ao volume de trabalho. “Peguei uma sacada frontal de 10 metros quadrados de 20 folhas, troquei os estacionamentos e em média uma manutenção dessa eu vou cobrar R$1.300, só que o custo que vou ter não chega a R$100. Acaba sendo bem lucrativa e têm poucas pessoas que fazem”, conta.
Outro relato importante é de Vagner Vieira Bispo, engenheiro de produção, que desde 2008 se especializou em guarda-corpo e hoje 30% do seu trabalho é dedicado à manutenção. Ele relata para a revista Vidro Impresso: “É um mercado promissor, os clientes estão começando a entender que com segurança não se brinca.
Sem a manutenção adequada, há um risco gigantesco de deterioração do material instalado. Sei que alguns companheiros fazem o trabalho de forma inadequada, mas é muito importante estar dentro da norma. Um trabalho bem executado tem que cumprir os requisitos da norma. O vidraceiro tem que ter algum respaldo, saber se o material utilizado é bom e a instalação de qualidade”.
Os relatos dos profissionais do setor apontam para a vantagem desse nicho, levando em conta que a demanda é alta, os profissionais qualificados para a manutenção são poucos, o custo é baixo e o lucro é certo. É um alerta para mais profissionais se qualificarem para atender a esse público, pois, a necessidade de manutenções é recorrente, o que faz desse nicho uma fonte de lucro estável.
Veja a demanda como uma oportunidade
Em um primeiro momento, o profissional pode desprezar a demanda dos serviços de manutenção devido ser mais trabalhoso e exigir mão de obra qualificada , além disso, tendem a pensar que esse mercado é menos lucrativo e mais trabalhoso por muitos vezes ter que refazer um trabalho mal executado por profissionais que não estavam bem preparados para a instalação além do trabalho em muitas vezes ter sido realizado fora dos padrões da norma ABNT.
Tenha uma comunicação assertiva com o cliente sobre o orçamento e o processo do serviço.
Uma comunicação clara e coesa faz toda a diferença no momento de explicar ao cliente o valor do orçamento, como será feita a manutenção e sobre mudanças na instalação se por acaso esta estiver instalada fora dos padrões da ABNT.
Muitas vezes o cliente pode trazer contestações e questionamentos sobre essas questões, pois precisa fazer sentido para ele se sentir atendido devidamente em sua necessidade e de forma justa, então seja transparente sobre as mudanças necessárias (se houver) e como é importante para a segurança de cliente e profissional tudo estar alinhado com as diretrizes das normas técnicas. Dessa maneira o profissional também pode se resguardar se houver qualquer eventualidade.
É importante também instruir o cliente sobre a periodicidade das manutenções a fim de fidelizá-lo inclusive.
Em conclusão
O mercado de manutenção de instalações de vidro é uma ótima escolha para o profissional que deseja trabalhar com baixo custo e bons lucros. O mercado tem grande demanda desse serviço e requer profissionais qualificados que instruam adequadamente o cliente sobre a importância das manutenções atendendo a periodicidade e a instalação de acordo com as diretrizes da ABNT.
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