Os arquitetos californianos da AmphibianArc captaram a essência da grande arte do cinema e criaram na China um edifício capaz de mudar de forma.
O novo centro de exibição projetado para a Zoomlion, empresa de máquinas para a indústria pesada, ostenta uma fachada móvel apta a se transformar e simular os movimentos de animais como águia, borboleta e sapo.
A volumetria retangular do prédio de 26 m de altura inclui na parte frontal dois grandes painéis envidraçados que, por meio de sofi sticados mecanismos de engenharia, abrem e fecham, num movimento que imita o bater das asas de um inseto.
Para dar vida ao edifício, os arquitetos adotaram um sistema de pele dupla, revestida de aço e vidro, constituindo uma estrutura seja leve e resistente, além de esconder os braços hidráulicos. As dobraduras da fachada norte se transformam em águia e borboleta. Já na face sul, os movimentos das dobras reproduzem os de um sapo nadando. Implantado em Changsha, província de Hunan, o espaço pretende unir conceitos como visão do futuro à imagem coorporativa da empresa.
Com mais de 10 mil m², o projeto traz quatro pavimentos que com salas de exibição, banheiros, lobby, sala de conferência, sala de mídia e escritórios.
Para assinar a Revista Vidro Impresso, Clique Aqui.