Controle da transparência, máquinas de última geração, vidros que mudam de cor. Basta olhar as grandes inovações e os projetos arquitetônicos à nossa volta, para enxergar a evolução tecnológica do vidro.
Versátil e inovador, o vidro caminha a passos largos e já é considerado o material do futuro por permitir uma cadeia de possibilidades que vão das mais simples às mais complexas aplicações.
Ano após ano, fica mais nítida a evolução tecnológica no setor vidreiro. As feiras e eventos trazem, cada vez mais, novidades, que colocam o vidro como elemento de ponta quando o assunto é unir sofisticação, versatilidade, segurança e conforto.
Frequentemente são desenvolvidas novas tecnologias para transformar o vidro comum em um material ainda mais resistente e com características específicas.
Vale ressaltar que o tema tecnologia no segmento vidreiro engloba toda a cadeia produtiva e interessa a todas as partes envolvidas, até o consumidor final. Por isso, é importante estar por dentro das tendências e possibilidades. Afinal, você, que é vidraceiro, precisa aumentar o seu portfólio para sair na frente com seu cliente.
Tecnologia no setor vidreiro: vidros especiais
São muitos os benefícios e valores agregados pelo vidro em um projeto moderno. Seja qual for ele, o fato é que a tecnologia é capaz de tornar ideias simples em obras marcantes e sofisticadas.
Os chamados vidros especiais são resultado do avanço tecnológico no setor vidreiro. Alguns muito procurados no mercado e que vale a pena ter em sua vidraçaria são os de controle solar, autolimpante, vidro anti-reflexo, vidro corta-fogo e os anti-riscos.
Confira a seguir 6 vidros que utilizam a tecnologia como aliada e estão em destaque no mercado:
Vidros de Controle Solar
O vidro de controle solar é formado a partir da deposição de camadas metalizadas em uma das suas superfícies, que reduzem a passagem dos raios do Sol por meio do vidro, garantindo maior conforto térmico aos ambientes e melhor controle da luminosidade.
Ideal para locais com maior incidência de raios solares, como sacadas, coberturas, janelas e fachadas de prédios, os vidros de controle solar proporcionam conforto térmico, além de permitir o uso da luz solar.
Vidro de controle solar SunGuard Âmbar, da Guardian Glass
Podem ser coloridos, como o recém-lançado Vidro de controle solar SunGuard Âmbar, da Guardian Glass. De tonalidade âmbar/bronze, o produto chegou ao mercado para suprir a demanda crescente da arquitetura comercial e residencial por vidros estéticos.
Além do valor estético da cor, o produto da Guardian representa aquilo que é tendência nos projetos modernos: combinação perfeita entre entrada de luz, bloqueio de calor e baixos índices de reflexão interna e externa.
Vidro autolimpante
O vidro autolimpante aproveita a força dos raios UV e da água da chuva para combater a sujeira e os resíduos que se acumulam no exterior do vidro.
Vidro Autolimpante Bioclean – Cebrace
Indicado para áreas externas, como fachadas, jardins de inverno, sacadas, coberturas, portas e janelas, o vidro autolimpante pode ser aplicado em regiões de difícil acesso, uma vez que a limpeza ocorre com menor frequência.
A tecnologia dos autolimpantes trabalha ainda ajuda a preservar o meio ambiente, uma vez que dispensa o uso de detergentes e outros poluentes.
Um dos autolimpantes disponíveis no mercado é o Bioclean, da Cebrace. Com revestimento, integrado ao próprio vidro, o produto garante alto nível de durabilidade.
Vidro Anti-reflexo
Ideal para ambientes que necessitam de transparência e baixa reflexão, o vidro anti-reflexo permite mais de 90% da passagem da luz e impede quase 100% dos raios UV, protegendo móveis e objetos.
Foto: PKO l
Este tipo de vidro elimina reflexos luminosos sem alterar a capacidade de transmissão de luz é indicado para projetos, como vitrine, showrooms, museus, concessionárias e displays.
Vidro Corta-fogo ou Anti-chamas
O vidro corta-fogo é um vidro laminado, composto por duas ou mais lâminas de vidro, intercaladas por um gel intumescente, que se funde e dilata, pois o gel perde água e se expanda em caso de incêndio
Vidro anti chamas da Schott
O vidro corta-fogo ou anti-chamas possui uma tecnologia que bloqueia o curso das chamas no caso de um incêndio. O que evita a propagação de fogo, gases e fumaça, permitindo assim o evacuamento de pessoas por rotas de fuga até a chegada de bombeiros.
Vidro Anti-risco
Desenvolvida pela Guardian Glass, a linha Cristal DiamondGuard promove brilho e alta durabilidade, reduzindo os cuidados extremos com os riscos na peça.
Vidro Cristal DiamondGuard, da Guardian
Fundido com a força do carbono através de um processo patenteado, o Cristal DiamondGuard apresenta uma camada protetora dez vezes mais resistente a riscos.
Ideais para tampos de mesa e aparadores, o produto agrega valor na decoração e valoriza móveis e ambientes.
Vidro Polarizado
O vidro polarizado muda de cor controlando o nível de transparência e privacidade desejada pelo usuário com apenas um toque por um interruptor. Normalmente é fabricado por meio de um processo de laminação de dois vidros com um filme de cristal líquido contendo polímeros dispersos. Dessa forma, quando a função é ativada, as moléculas se organizam em uma direção específica, tornando-o incolor. Quando o dispositivo é desligado, volta a sua condição original, de branco translúcido
Aplicações: De como geral, é aplicado em locais que requerem privacidade ou limitação de visão, como:
• Hospitais, clínicas e maternidades
• Salas de reunião
• Janelas e portas de ambientes comerciais e residenciais.