As fachadas envidraçadas são uma tendência cada vez maior, tanto em empreendimentos comerciais como residenciais.
O fechamento em vidro proporciona maior conforto através da iluminação natural e amplitude, além de diversos benefícios que o material pode trazer através de tecnologias agregadas.
A intensa demanda por fachadas de vidro amplia as possibilidades de atuação do vidraceiro e de expansão do setor vidreiro, especialmente pela grande variedade de tipos de vidro disponíveis.
Saiba quais são alguns tipos de vidro recomendados para instalação de fachadas que atendem a diferentes necessidades e fazem cada projeto se tornar único.
1- Vidro laminado
O vidro pode assumir qualquer papel em uma obra, inclusive estrutural, como no caso das fachadas. Devido à responsabilidade de uma instalação como essa, a norma técnica ABNT NBR 7199 – Vidros na Construção Civil recomenda como o mínimo para a segurança dos usuários que o vidro seja laminado.
Este é um vidro de segurança, composto por duas ou mais chapas de vidro, intercaladas por um interlayer onde os cacos ficam retidos em caso de quebra. Assim, o vão não se abre, preservando a estrutura e evitando graves acidentes.
O vidro laminado permite muitas possibilidades de combinação de tipos de vidro, dependendo da necessidade do local, se de menos ou mais luz, controle de temperaturas ou do som externo.
2- Vidro de controle solar
Em países quentes como o Brasil, a principal necessidade dos empreendimentos costuma ser amenizar as altas temperaturas e insolação, fazendo o uso de ar condicionado ser essencial.
Porém, a tecnologia vidreira permite que a iluminação natural do sol seja aproveitada sem que a transmissão de calor seja tão intensa.
Os vidros de controle solar são aliados da sustentabilidade, pois, além do conforto térmico, proporcionam redução do uso de ar condicionado e, consequentemente, de energia elétrica.
Os vidros de controle solar são capazes de barrar até 80% do calor, com uma entrada de luz acima de 40%.
Saiba mais sobre os vidros de controle solar
3- Vidro duplo
Em locais em que a poluição sonora é intensa e essa o principal incômodo do local, o recomendado é o vidro duplo e insulado.
Este tipo de vidro para fachada tem como principal benefício o isolamento acústico, mas também promove conforto térmico.
A câmara de ar presente entre as chapas de vidro dificulta a passagem das ondas sonoras de um ambiente para outro, proporcionando maior conforto acústico.
Saiba mais sobre o vidro insulado
4- Vidro impresso
Partindo da exigência mínima de segurança, que envolve as duas chapas de vidro formando laminado, uma delas pode conter texturas e diferentes níveis de transparência do vidro impresso.
Além de proporcionar uma decoração diferenciada à fachada, o vidro texturizado possibilita uma diminuição da intensidade solar.
A combinação também pode envolver vidros coloridos ou com impressão digital, que dão liberdade criativa e criam fachadas únicas, as quais se tornam, muitas vezes, cartões postais das cidades.
Vale ressaltar que o vidro aramado, um tipo de vidro impresso, também é considerado um vidro de segurança, devido à sua malha metálica, sendo recomendado pela norma NBR 7.199.
5- Vidro autolimpante
Em fachadas de imóveis com pé-direito duplo ou grandes edifícios, em que a limpeza da estrutura é de mais difícil acesso, há a opção de instalar vidros autolimpantes.
Esse tipo de vidro para fachadas diminui a necessidade de limpeza constante, pois não retém sujeira em sua superfície, e mantém a visibilidade mesmo em dias de chuva.
Saiba mais sobre o vidro autolimpante
Você já conhecia esses 5 tipos de vidro e suas utilidades em fachadas? Acompanhe a Vidro Impresso para sempre ficar por dentro das novidades e dicas do mercado vidreiro!