Diferentemente do vidro temperado, o vidro semitemperado, também denominado termoendurecido, não é considerado um vidro de segurança, mas é normalmente utilizado em uma composição de laminado, que utiliza duas chapas de vidro ou mais, intercaladas com um interlayer, tornando-se assim um vidro resistente e seguro.
O vidro semitemperado ou termoendurecido é mais frágil no manuseamento e transporte, e podem ocorrer rupturas espontâneas, o que não acontece com o vidro temperado. Fragmenta-se em pedaços maiores em comparação com o vidro temperado e suporta temperaturas de 120º contra a capacidade de 300º do temperado.
Em compensação, não apresenta distorções em vidros refletivos. A semitempera não altera as propriedades ópticas e térmicas do vidro. O vidro semitemperado não apresenta as elevadas tensões que ocorrem no vidro temperado, e as fissuras não se propagarão rapidamente.
Essa é a vantagem de sua utilização em vidros laminados, pois evita a ocorrência de fissuras comuns nas obras. Os vidros semitemperados e laminados podem ser aplicados em coberturas e fachadas. Por ter passado por tratamento térmico, esse vidro não pode ser lapidado, cortado, polido ou lateado, estando suscetível à quebra.