Vidro em destaque nas principais mostras de arquitetura. Confira os ambientes

Vidro em destaque nas principais mostras de arquitetura. Confira os ambientes

Capa: Vidro em destaque nas principais mostras de arquitetura. Confira os ambientes

Uma das mais prestigiadas mostras de arquitetura do país, a Casa Cor, esteve em São Paulo até o dia 29 de julho, no Jockey Club. Com o tema “Casa Viva”, esta edição ressaltou a harmonia entre o homem e a natureza. Plantas, árvores e outros elementos do paisagismo foram distribuídos de diferentes formas entre os espaços que apresentaram grande interação entre interior e exterior. No total, foram 81 ambientes entre casas, lofts, lounges, salas, banheiros, estúdios, apartamentos, espaços de alimentação e convivência.

Espelhos e vidros da Guardian foram aplicados em oito ambientes assinados por renomados arquitetos. Na Villa Olivo Todeschini, criada por João Armentano, o ambiente de 320 m² é permeado por luminosidade natural e ventilação abundantes, provenientes dos grandes caixilhos de vidro pivotante, que permitem incorporar a natureza ao seu interior e decoração. O espaço leva vidro incolor nas esquadrias, vidro Reflect Guardian no painel de TV do dormitório e no banheiro, além do Espelho Guardian.
 

Na Casa do Relógio, assinada por dado Castello Branco, inspirada em townhouses de Amsterdam e Londres, a madeira e o concreto se destacam. Sua estrutura oferece aberturas para a natureza, ambientes integrados e multifuncionais, tornando-a uma casa prática e acolhedora. Para este projeto foram aplicados o Espelho Guardian prata e o vidro incolor.

A Casa Menir, do trio de arquitetas Fernanda Morais, Fernanda Tegacini e Nathália Mouco, do escritório Très Arquitetura, foi idealizada como um refúgio urbano, que exalta contemporaneidade com o uso de materiais naturais. O espaço traz poucos móveis, prioriza a cozinha e conta com outras áreas como living, quarto, banheiro, closet e um jardim. Para este projeto foi utilizado o vidro refletivo Reflect Guardian no closet e no banheiro.

O espaço Transtudio, concebido por Ricardo de Abreu, tem como ponto de partida a transição de gênero, que traz à tona os conflitos que acompanham a moradora. Com apenas 29m2 , o ambiente dividido em área de estudo, trabalho, dormitório e banheiro, ganha elementos clássicos atualizados, como biombo espelhado com detalhes em dourado e uma cama despojada, cuja base é revestida em píton. Para este projeto foi utilizado Espelho Guardian.

Por fim, o Tea Lab, projetado assinado pela dupla Steffi Kaufman e Patricia Bacellar, do escritório SP Arquitetura, tem como grande destaque o jardim vertical que combina diversas espécies. Tons terrosos e de cinza evidenciam a natureza presente ao redor. Formas assimétricas e angulosas dos galhos de árvores estão presentes em vários pontos do projeto, como no desenho das cadeiras e na base das mesas, cujos tampos são de vidro incolor. Para este projeto, foram utilizados os Vidros Grossos Guardian nos tampos das mesas e vidro incolor nos fechamentos


Tea Lab, projetado pelos arquitetos Steffi Kaufman e Patricia Bacellar

Outro evento de destaque no segmento de arquitetura é o Campinas Decor, que esteve ano teve sua 23ª edição na Fazenda Argentina, em Campinas, pertencente à Unicamp, um cenário único fortemente ligado à natureza. Foram 41 ambientes internos e externos projetados por 74 dos mais renomados profissionais do setor, muitos deles com destaque para o vidro e a integração entre o interior e a paisagem externa. Inspirados na exuberância do local, os expositores soltaram a criatividade em diversos ambientes como salas, suítes, banheiros e terraços.

O cenário original também fez do paisagismo uma das grandes atrações da edição. Bosques, jardins e praças projetados pelos profissionais participantes complementam a vegetação existente, que conta com espécimes como palmeiras imperiais e um “corredor” de flamboyants na entrada da fazenda. Foram investidos cerca de R$ 7 milhões para a montagem da edição, divididos entre organização, patrocinadores, expositores e fornecedores. O encontro recebeu cerca de 30 mil visitantes até o dia 16 de junho, quando a mostra encerrou.

Loft criado por Beto Tozi

O arquiteto Beto Tozi criou o ambiente “Vida de Cão”, um loft aconchegante de 70m² inspirado nos pets e seus donos. Conforto também é palavra chave no projeto do designer, que foi buscar referências no estilo de vida dos dinamarqueses, mais especificamente no “Hygge”, uma expressão tipicamente dinamarquesa usada para descrever aquela sensação de se sentir em casa, relaxado, sem se preocupar com nada. Tudo no espaço remete ao design, e um dos destaques do projeto é o vidro Aramado da Saint-Gobain Glass na área da suíte.

De acordo com o profissional, a ideia foi não dividir quarto e banheiro com algum material convencional como gesso ou alvenaria e aproveitar ao máximo a configuração já existente da antiga fazenda onde acontece a Mostra este ano. Além disso, a proposta foi mostrar que é possível transformar um ambiente sem precisar contar com os recursos mais comuns e apresentar uma escolha diferente e eficiente para o objetivo. “A divisória foi feita com o vidro Aramado Saint-Gobain Glass, uma ótima opção, pois ocupa espaço mínimo, deixa o ambiente mais leve, já que permite passagem de luz, e integra banheiro e quarto exatamente como queríamos, não é à toa que o vidro Aramado está voltando com tanta força no design”, comenta Beto Tozi.
 


Loft de Vidro, assinado por Gal Nunes

A Cebrace também marcou presença com a linha de vidros de proteção solar para residências Habitat e a linha de vidros para decoração Vivânce em diversos espaços. Já o charmoso Loft de Vidro, assinado por Gal Nunes, não economizou em beleza e criatividade.

São 250m² de sistema sustentável construído em containers marítimos. O espaço optou por vidros de proteção solar Habitat Neutro Incolor, responsáveis pela redução da entrada de calor no ambiente e pela economia de energia de até 30%.

Adriana Bellão e Alexandre Galhego são os responsáveis pelo “Espaço Gourmet e Paisagismo”, onde foram utilizados os vidros de proteção solar Habitat Cinza. O produto escolhido reduziu cerca de 70% da entrada de calor no ambiente, oferecendo conforto térmico e sustentabilidade.

Outro ambiente em destaque é o Home Office, projetado pela arquiteta e urbanista Mariana Oliveira, que utilizou espelhos prata 5mm, lapidado e polido, instalado pela Decorvid Vidros dentro dos nichos, criando a sensação de maior amplitude do espaço. Espelhos são indispensáveis em um banheiro. No ambiente Banho dos Gêmeos, assinado por Isabella Porto e Nathália Carotti, as arquitetas saíram do comum ao utilizarem espelho bronze ao fundo e dois espelhos redondos na cor prata à frente. O resultado é um espaço pequeno que recebeu a amplitude e leveza por meio do uso de espelhos.

Pensando em obter transparência e integração, Pablo Doimo escolheu o vidro Extra Clear, mais claro que um vidro comum, para o espaço Suite Chef. O resultado foi esse um espaço clean e moderno.