Vidro duplo: como é feito, vantagens e aplicações

Vidro duplo: como é feito, vantagens e aplicações

Capa: Vidro duplo: como é feito, vantagens e aplicações

Também conhecido como vidro insulado, o vidro duplo é melhor opção quando o objetivo é isolamento acústico. Também é eficiente no aproveitamento de toda a luz natural e para impedir a transferência do calor, trazendo, além de conforto sonoro, isolamento térmico. O vidro insulado ou vidro duplo pode apresentar reduções da ordem de 50 decibéis, ou seja, comparado a uma janela com um vidro de 4mm, pode ser mais de 65% eficiente. 

 

Como é feito o vidro duplo

O sistema de envidraçamento duplo combina duas lâminas de vidro, ligadas por um perfil de alumínio com uma camada interna de ar desidratado, que pode ou não conter gás argônio. Dentro do perfil de alumínio, há um hidrossecante para garantir a ausência de umidade. A câmara de ar é criada por um espaçador em alumínio. Existem câmeras de ar de 6, 8, 10, 12, 16 ou 24mm. Quem evita a umidade e condensação dentro da câmara é a sílica. Se houver troca de ar, o vidro irá com o tempo embaçar e não será possível limpar por dentro. 

 

Para obter o vidro duplo podem ser combinados diversos tipos de vidro. Podem ser associados vidro comum e temperado, comum e laminado ou dois laminados, ou  ainda incluir vidros com valor agregado, como de controle solar, ou coloridos. Para definir essa composição, primeiro verifica-se qual é a intensidade sonora do ambiente e qual a proteção desejada pelo cliente em termos de isolamento acústico e térmico.  Este não é um vidro encontrado pronto, o produto ideal é resultado de um cálculo do ruído local para que sejam definidos os tipos de vidros e espessuras, tanto do vidro como da câmara de ar. 

 

vidro duplo divisória de vidro escritório

Janela batente de alumínio com ruptura térmica com vidro duplo Slim Line 38 – Reynaers Aluminium

 

Espessura não define eficiência

Tudo é uma questão da necessidade do projeto, mas o ideal é usar espessuras diferentes para garantir melhor o bloqueio do som, pois cada onda sonora será bloqueada por uma espessura de vidro. O desempenho está mais relacionado com a faixa de frequência em que o som do local está e as combinações feitas do que propriamente com a espessura do vidro duplo. Às vezes você coloca dois vidros espessos mas se eles vibrarem na mesma frequência não serão eficazes, o som passará. O comportamento muda de acordo com cada frequência. Tem que entender o tipo de ruído.

 

O conjunto da obra também é determinante. O ruído vai caminhar pelo ar e, ao encontrar a barreira do vidro, perderá energia, mas, ao passar pela janela pode encontrar frestas. Ou seja, se os perfis, assim como a instalação, não forem aplicados de forma adequada, o resultado não será eficaz mesmo tendo o melhor vidro. Não adianta colocar aleatoriamente qualquer perfil. Existem esquadrias específicas onde o alumínio é preenchido com lã mineral. Há modelos com PVC e madeira com bom desempenho, porém a vedação é o mais importante, pois o som se propaga por meio de frestas. O vilão da história pode ser até a parede ou teto, que devem ter no mínimo 15cm, pois somente cerca de 70% vem da janela de um prédio. 

 

Vidro duplo

Porta de vidro de correr dobrável com vidro duplo modelo Parterre brilhante da empresa italiana Mixlegno Group

 

Desempenho térmico 

O vidro insulado ou vidro duplo é muito conhecido pelos benefícios acústicos, mas o desempenho térmico é uma de suas principais características, aumentando em 100% o isolamento.  Ele é bastante eficaz para equilibrar a temperatura porque a câmara de ar forma um vácuo e o calor se propaga com mais dificuldade nessa condição. Utilizando o vidro insulado é possível aumentar as áreas envidraçadas sem comprometer o conforto e o consumo de energia elétrica do ar condicionado na obra. Ele aumenta em mais de 100% o isolamento térmico, elimina a condensação de umidade sobre o vidro, bloqueia o efeito de ‘parede fria’ e aumenta o conforto junto ao vidro. Com o uso de vidros de proteção solar diminui em até 70% as perdas de calor através do vidro, economizando energia e reduzindo a emissão de CO2.

 

Aplicações do vidro duplo ou vidro insulado

O vidro duplo é indicado para locais que precisem de isolamento acústico ou em imóveis instalados em locais com grande intensidade sonora. Algumas das principais aplicações do vidro duplo é hospitais, hotéis e residências.  O tipo de ambiente também determina a intensidade necessária de isolamento, se um quarto ou escritório. A necessidade de isolamento pode ser tanto de fora para dentro, como de dentro para fora, como no caso dos estúdios.