A Gauzy vai apresentar a tecnologia Smart Blinds durante a Glasstec, a maior feira do setor vidreiro do mundo, que acontece entre 21 e 24 de outubro na Alemanha. A tecnologia, que foi desenvolvida e patenteada pela empresa, permite total controle da transparência de janelas e outros inúmeros suportes por meio da inclusão de uma película de cristal líquido inteligente entre duas placas de vidro. Acionado por meio de controle remoto, o sistema Smart Blinds possibilita o controle da quantidade de luz que passa pelo vidro, como se houvesse uma persiana embutida.
Substituir persianas e cortinas, no entanto, não é o único uso possível: a tecnologia de “sanduíche de vidro” tem sido negociada com empresas do mundo todo para adoção em vitrines, portas de geladeiras, divisórias de ambientes (como hotéis e enfermarias hospitalares), janelas de automóveis e até mesmo em gigantescas telas para projetores de alta qualidade. Além disso, em breve a companhia vai lançar um outro tipo de película – com as mesmas características da original, mas que pode ser fixada em superfícies de vidro já existentes e cujo custo será em torno da metade do previsto para o sanduíche de vidro.
O Brasil é um dos mercados prioritários da Gauzy. A empresa já licenciou três processadores de vidro brasileiros (Verre S.A. e Penha Vidros, em São Paulo, e Grupo Paris, no Rio) e, no início de 2015, vai abrir uma filial na região metropolitana de São Paulo. Esse interesse se deve principalmente ao fato de que o País conta hoje com um dos mercados mais ativos de construção civil no mundo, sendo, portanto, um grande mercado para produtores de vidro.
Durante a Glasstec, os profissionais do mercado brasileiro de vidro serão recebidos por executivos que falam português e poderão conhecer diversas aplicações da tecnologia, detalhadas a seguir. O stand de 40 metros quadrados (localizado no “endereço” Hall 11/A47) contará inclusive com o equipamento usado para treinamento e certificação dos processadores de vidro licenciados.
· Adega com porta de vidro: A tecnologia permite que os vinhos fiquem no escuro, mas, na hora que for pegar uma garrafa, o usuário pode aumentar a transparência ao toque de um botão e escolher a bebida antes de abrir a porta. Processo semelhante pode ser usado em geladeiras.
· Mesa de instalação e treinamento (estação automática de ensaios): parte integrante do kit de treinamento dos processadores, a mesa computadorizada é usada para controlar a qualidade do cristal líquido antes e depois de laminado no vidro. Importante observar que, além de garantir a correta instalação da tecnologia, a mesa possibilita um ajuste perfeito na aplicação do cristal liquido e acaba, portanto, com os problemas de instalações incorretas do produto. Hoje, essas falhas acarretam em perdas da ordem de 30% nos vidros para a construção civil.
· Persiana com dimensões de 1,8 metro x 1 metro, com controle eletrônico: diferentemente dos sistemas concorrentes, o produto da Gauzy conta com um dimmer de acionamento, possibilitando diferentes níveis de transparência na película de PDLC.
· Vidro-tela para projeção: os visitantes também poderão conhecer o potencial de tecnologia como base para telas de projeção, solução que desperta grande interesse principalmente entre varejistas para vitrines, salas de conferência, exposições, stands de vendas e outras instalações.
Saiba o vídeo de apresentação: https://www.vidroimpresso.com.br/videos