Vidro aramado: como é feito e onde aplicá-lo

Vidro aramado: como é feito e onde aplicá-lo

Capa: Vidro aramado: como é feito e onde aplicá-lo

O vidro aramado se trata de um tipo de vidro que possui uma tela metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa vítrea quando esta ainda está derretida, característica que agrega mais resistência ao material. 

É considerado um vidro de segurança assim como o temperado e o laminado, pois é capaz de segurar os estilhaços de vidro à tela quando quebrado, além de impedir a abertura de vãos que facilitem quedas de pessoas ou de objetos. 

Seu uso é devidamente regulamentado pela NBR 7199 – Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil, que especifica as regras de instalação do vidro dentro do setor. 

O material também possui uma norma exclusiva para ele: a NBR NM 295 aborda os requisitos de qualidade necessários referentes ao aspecto do vidro, do arame e ainda fala sobre os defeitos óticos que podem se formar durante a fabricação.

Apesar da sua aplicação não ser tão comum como a de outros tipos de vidro da categoria, o aramado é uma excelente opção para aqueles que buscam segurança e privacidade nas suas instalações, já que o produto oferece privacidade sem prejudicar a entrada de luz natural no ambiente.

Como o vidro aramado é feito?

Foto: Vidro Aramado da Saint Gobain Glass

O processo de fabricação do vidro aramado se assemelha com o do vidro impresso: as placas de vidro comum são texturizadas por cilindros texturizados específicos  para a função quando o material ainda está quente o suficiente para ser moldado. Logo depois, o vidro aramado recebe a malha quadriculada metálica no interior de sua massa antes dele se tornar sólido.

Onde aplicá-lo?

O vidro aramado pode ser utilizado em estruturas domésticas ou comerciais em que o cliente deseje ter mais proteção e privacidade. As normas técnicas relacionadas ao produto ainda o habilitam para o fechamento de locais em que é exigida uma maior resistência ao fogo. A aplicação do material é recomendada em instalações como:

  • Guarda-corpos;

  • Coberturas e claraboias;

  • Portas, janelas, divisórias, vitrines e fachadas.

Gostou de saber um pouco mais sobre o vidro aramado e as suas particularidades? Acompanhe os posts da Vidro Impresso no portal e nas redes sociais para ter acesso a mais curiosidades, dicas e novidades sobre o setor vidreiro!

 

*Foto de destaque: Vidro Aramado da Saint Gobain Glass