Vidraceiro conta como montou sua vidraçaria e suas estratégias para lucrar mais

Vidraceiro conta como montou sua vidraçaria e suas estratégias para lucrar mais

Capa: Vidraceiro conta como montou sua vidraçaria e suas estratégias para lucrar mais

O vidraceiro Alexandre Gomes dos Santos, 29 anos, proprietário da Única Vidraçaria, iniciou sua atuação no segmento vidreiro com apenas sete anos, ajudando seu pai nas instalações de vidro. “A nossa vida era muito difícil, deixei de estudar para ajudá-lo nas instalações de vidros comum, vidros temperados e esquadrias de alumínio. Eu e meu irmão, três anos mais velho, carregávamos os materiais e ferramentas nos ônibus, pois não tínhamos condições de comprar um carro, o que só aconteceu quando eu estava com 10 anos. Aos 12 já ia para as instalações”, lembra. 

 

Aos 17 anos, em 2006, foi trabalhar como cortador de vidros na empresa Vidros Do Brasil, onde permaneceu por dois anos, e em seguida atuou como operador de mesa automática na Blindex (antiga Kanon). Na sequência foi instalador em uma vidraçaria, a LGA Vidros, por alguns anos, depois passou mais dois anos como freelancer para três vidraçarias, quando decidiu montar sua própria vidraçaria, uma década depois de iniciar no mercado de trabalho, já tendo 20 anos de contato com o segmento do vidro e mais R$25 mil que economizou para seu objetivo.  

 

Este box de canto foi instalado pela equipe da Única Vidraçaria com o kit box Acqua Marine na cor dourada e vidros temperados 8mm

 

Comprou uma pick-up parcelada, guardou seu capital para giro e cadastrou-se como MEI (Microempreendedor Individual).  “Decidi montar minha vidraçaria porque vi que iria ganhar bem mais dinheiro no mês e me senti preparado naquele momento. Aprendi um pouco em cada empresa. Com meu pai, a perseverança; na Vidros Do Brasil, disciplina; na Blindex, qualidade e processos de trabalho; na vidraçaria  LGA aprendi a vender e como freelancer a ter organização”, revela.  

 

Começou na cozinha de sua casa. Era responsável por todas as funções do negócio, do atendimento à gestão de compras, cobrança e pagamentos à parte de divulgação. Além de tudo, fazia as visitas técnicas e instalações, ou seja, a execução dos serviços. “Depois de dois meses de empresa aberta, contratei um ajudante para me auxiliar nas instalações dos vidros e, após quatro meses da empresa aberta, minha esposa saiu do antigo emprego para vir trabalhar comigo”, conta. Com seis meses de mercado, conseguiu alugar uma área de 300m2 em uma movimentada avenida da cidade. 

 

Planejamento financeiro e bastante divulgação fez Alexandre deslanchar rapidamente. “Na mesma semana comecei a entregar panfletos de casa em casa. Com um mês de empresa aberta, meu site já estava pronto e passei a divulgar a partir dele. Eu mesmo trabalhava nesse site para ele aparecer na primeira página do Google. Com uma semana já estava lá, em primeiro lugar, e comecei a ter muitos pedidos de orçamentos e serviços”.

 

O resultado foi a contratação de mais quatro funcionários para atender a demanda. O empresário precisou também adquirir mais dois carros porque o serviço havia aumentado muito. “Ficamos cinco anos nesse barracão, nesse tempo todo conquistamos diversas parcerias com engenheiros, arquitetos, construtoras e órgãos públicos”, conta.  

 

Sala com espelhos Cebrace 4mm na cor bronze e acabamento bisotê, fi xados com Cola Tudo da Unifix 

 

Recuar para crescer

Com o tempo o empresário notou que o nível dos serviços já não estava mais o mesmo, de acordo com seu padrão de qualidade. Percebeu que estava crescendo demais e perdendo o controle do negócio. Foi quando decidiu reduzir a estrutura. “Diminui a área e número de funcionários porque estava vendendo bastante, trabalhando muito e lucrando pouco. O barracão era muito grande, com um aluguel caro, e os funcionários ruins recebendo demais”.

 

A estratégia funcionou e, mesmo com uma estrutura menor, passou a ter mais lucratividade. “Melhorou muito, em torno de 1.000%. Vendemos e trabalhamos menos, mas lucramos bem mais. Hoje somos em menor número de pessoas trabalhando, com isso conseguimos ter a qualidade nos serviços que eu desejava, mantivemos nossas parcerias e conquistamos ainda mais clientes e parceiros”, ressalta Alexandre. 

 

Os resultados positivos são hoje estar com todas as contas em dia, sem reclamações de clientes insatisfeitos e uma rotina mais tranquila. “Ainda consegui começar a investir em imóveis dos quais ainda lucro com o aluguel. O desafio hoje é mostrar para o cliente que independente do tamanho do local e número de funcionários, nós somos grandes sim, oferecemos serviços até melhor que antes, conseguimos dar uma atenção a eles melhor que antes”.

 

Entretanto, o vidraceiro planeja crescer novamente, com planejamento. “Meus planos são contratar mais dois funcionários, dos quais exijo excelente qualidade, e colocar mais uma pick-up na rua com funcionários executando mais serviços externos, pois temos em média cem solicitações de orçamentos, muitos dispensados por falta de bons profissionais. Quero dobrar nosso lucro sem aumentar as preocupações”.

 

 

Box de canto com vidro temperado incolor 8mm instalado com kit box Ideia Glass

 

O desafio de gerir pessoas

Essa é uma das maiores dificuldades de Alexandre, encontrar mão de obra qualificada, pessoas que saibam executar o serviço com perfeição. “Toda vez que contrato algum funcionário o ensino a trabalhar do meu jeito. Passo o passo a passo de todas as ações do dia a dia, mas dispenso se este insistir em não fazer da forma que eu passei. Envio um formulário ao cliente após a conclusão dos serviços para recebermos dúvidas, sugestões ou reclamações. Só contratamos funcionários com mais de 25 anos de experiência”, diz o empresário sobre seu rigoroso controle de qualidade. 

 

Além de manter a qualidade, tanto dos produtos e serviços quanto do nosso atendimento, outro desafio é se manter-se com uma divulgação intensa da empresa na internet para alcançar mês a mês as metas estabelecidas. “Tenho oito sites, muitos resultados de pesquisa de algum produto no Google, a primeira página só aparece meus sites. Eu faço isso e acabo concorrendo comigo mesmo para no fim fechar o serviço pelo preço justo porque há muita desunião da maioria das vidraçarias em relação a valores dos serviços”, avalia. 

 

Guarda-corpo de vidro temperado incolor 8mm com películas black-out e esquadrias em alumínios brilhante

 

 

Instalação de divisória utilizou vidro incolor temperado 10mm com esquadrias em alumínio preto. As ferragens são da AL Indústria

 

Guarda-corpo com vidros laminados de temperados 12mm com prolongadores da Ideia Glass