A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou recentemente que as vendas de materiais de construção deverão encerrar o ano com crescimento de 2,5% em relação a 2012 e aumentarão de 4% a 5% no próximo ano.
Os dados divulgados pela entidade, em sua pesquisa de intenção de investimento, apontam que 59% das indústrias associadas classificaram o mês de novembro como muito bom ou bom. Além disso, 62% das indústrias indicaram investimentos nos próximos 12 meses. Segundo a Abramat, as vendas da indústria de materiais de construção cresceram 3,9% em outubro (últimos dados disponíveis) de 2013, em relação ao mesmo mês de 2012.
Já entre janeiro e outubro de 2013, a alta foi de 4,2% na comercialização de materiais para construção, em relação ao mesmo período de 2012. Entre as maiores apostas para o reaquecimento do mercado estão o Construcard – financiamento da Caixa Federal para construção de casas –, que tem impulsionado as vendas de forma significativa. Segundo a Associação, o programa financiou R$ 3 bilhões para a compra de materiais de construção no ano passado e deverá encerrar o ano emprestando R$ 6 bilhões. O aumento do emprego e da renda também são fatores apontados como contribuintes.
De acordo com a entidade, algumas medidas do governo têm contribuído para o crescimento do setor, dentre elas a desoneração da folha de pagamento para a indústria de materiais de construção, o Programa Minha Casa, Minha Vida, o Programa de Aceleração do Crescimento e a concessão de estradas e aeroportos à iniciativa privada.
Corroborando o otimismo, pesquisas da Fundação Getúlio Vargas indicam que, para 2014, a indústria de materiais deverá crescer 5,5% sobre 2013 e o varejo de materiais irá expandir 7% em 2014.
Feicon Batimat 2014
Atenta a esse cenário otimista que desponta para o setor da construção, a Feicon Batimat, a mais completa feira do setor, já se prepara para uma edição especialmente aquecida em 2014. Marcada para o início do ano, entre os dias 18 e 22 de março, a feira será realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi e contará, entre outras atrações, com um Fórum de Arquitetura, voltado para profissionais e para o público visitante. “Um dos principais objetivos da Feicon Batimat é capacitar e incentivar o setor da construção. Além disso, a feira acontece no início do ano justamente para dar este impulso nas vendas. É o momento que a indústria mostra os lançamentos e os compradores renovam seus estoques, seja no varejo, para venda direta, ou nas construtoras para estruturação das grandes obras, explica Liliane Bortoluci, diretora do evento. A expectativa para a próxima edição do evento é de ser palco para dois mil lançamentos, e receber 130 mil visitantes.
Sistema para portas de correr apresentado pela Glass Vetro na Feicon 2013