Rebolos de lapidação são um tipo de ferramenta diamantada fabricada com material abrasivo utilizada no acabamento das peças de vidro após o corte. No geral costuma ser utilizado afiar, desbastar, polir e lapidar outras peças também além do vidro.
Existem diversos tipos de rebolos de material e para diferentes aplicações. Podem ter diâmetros e espessuras diversas.
De que forma é feita a lapidação do vidro?
O processo de lapidação é realizado através de lapidadoras com a utilização dos rebolos dentro delas. Geralmente os rebolos escolhidos para essa tarefa são os diamantados , e como o nome sugere, possui grãos de diamantes nos discos que tem opapel de dar o formato para o vidro.
Quais são os tipos de lapidação em vidros?
Há uma variedade de acabamentos que podem ser realizados nas bordas das peças de vidro e isso depende de cada projeto. Normalmente os tipos de acabamento mais consumidos são com o canto reto e o canto moeda em peças mais simples, ou canto M, canto N e bisotê no caso de peças mais elaboradas.
No caso da lapidação M e N criasse um efeito ondulado nas peças que lembram o formato das letras. Já no bisotê a peça de vidro em suas bordas são chanfradas em angulação que deixam a peça mais fina em direção à borda, emoldurando a chapa.
Tipos de rebolos para lapidação de vidros mais comuns
Rebolos Diamantados
Os rebolos diamantados como o próprio nome já propõe são feitos com grãos de diamante sintético. Este material é altamente abrasivo, utilizado para vidros de diferentes espessuras e em diversos materiais rígidos.
Rebolos Resinados
Este rebolo é feito de resina e partículas de diamante e costuma ser utilizado após a peça passar pelo rebolo diamantado para retirar riscos e também fazer uma limpeza da peça trabalhada, dando o acabamento necessário.
Sobre a utilização
Como sabemos, existem duas formas de utilizar os rebolos, de forma manual ou através de uma máquina lapidadora onde o rebolo é acoplado. Para a otimização do processo na produção é recomendável a utilização das lapidadoras, mas se isso não for uma tarefa possível , manualmente pode-se chegar ao mesmo efeito, apenas é necessário se dispor de mais tempo.
Norma regulamentadora
Os rebolos devem atender a ISO 9001 visa garantir o bom resultado, otimização e qualidade dos processos. A ISO (Organização Internacional de Normalização) é um sistema de gestão da qualidade que ajuda as empresas a melhorarem seu desempenho. Também existem algumas normas para a escolha dos rebolos onde seu formato deve também estar alinhado às recomendações da FEPA ( Federation of European Producers of Abrasives). Os formatos tendem a ter os seguintes dados: formato e dimensões; espécie e tipo; operação de retificação em si que consiste em corrigir imperfeições que possam existir na superfície das peças.
Veja também: