Em tempos de instabilidade na economia, iniciativas para a capacitação de mão de obra assumem particular importância no processo de retomada do crescimento. Atenta a essa premente necessidade do setor vidreiro, a Revista Vidro Impresso lança em abril os Cursos VI, um programa especial de treinamento voltado para a qualificação de profissionais que atuam no segmento ou desejam nele ingressar. “Em nossas pesquisas e análises em busca de soluções que possam impulsionar o aquecimento do mercado vidreiro, identificamos uma lacuna na oferta de cursos profissionalizantes”, afirma o diretor da revista, Diogo Ortiz. “Por isso decidimos investir em uma iniciativa que possa reduzir essa carência.”
Sob o tema “Vidro temperado e engenharia”, o primeiro módulo do programa será oferecido em São Paulo, nos dias 29 e 30 de abril, e contará com o patrocínio das empresas Ideia Glass; AL Puxadores; Alclean; Landy Kits; UBV; WR Glass; e Marix. Segundo Ortiz, são muitos os profissionais que ingressam no ramo de vidraçaria sem dispor das ferramentas, habilidades e conhecimentos técnicos, administrativos e de mercado para garantir a consolidação de seu empreendimento. “Acreditamos que este é momento ideal para que profissionais busquem se qualificar e ampliar sua gama de atuação no setor, oferecendo serviços diferenciados e de qualidade”, afirma o diretor.
Ministrados em linguagem de fácil entendimento, os Cursos VI são voltados para vidraceiros, serralheiros e profissionais interessados no ramo vidreiro. O conteúdo programático é resultado de uma parceria com o instrutor Ricardo Câmara, da Central do Vidraceiro, que ministrará as aulas. “O público-alvo do programa inclui tanto iniciantes como profissionais em busca de reciclagem”, afirma o instrutor. “O aluno aprenderá técnicas de medição, montagem e instalação de uma maneira dinâmica. Cerca de 70% de nossas aulas são práticas, incluindo orientações para uma instalação segura, produtiva e sem riscos de avaria”, comenta Câmara.
Os tópicos abordados neste primeiro módulo incluem: aplicação dos vidros em kits e ferragens; orçamentação; instalação de box; instalação de portas, janelas e molas de piso; medição, folgas e projetos para têmpera; atendimento e pós-venda; e normas técnicas. Outros módulos estão programados para os próximos meses, entre eles o de “Envidraçamento de sacadas”.
Parceria para o crescimento
Na avaliação do instrutor, o mercado vidreiro está em franco crescimento, mas a mão de obra do setor não acompanha esse ritmo. “Essa iniciativa vai ajudar principalmente as empresas que necessitam formar profissionais e não sabem como fazer isso. Temos muito trabalho pela frente e em breve estaremos levando esse projeto para outras regiões”, diz Câmara. E acrescenta: “Esse projeto representa a junção de duas grandes ferramentas: a didática e experiência da Central do Vidraceiro, aliada ao poder de mídia que a Vidro Impresso detém hoje no Mercado.”
Para Câmara, a falta de conhecimento técnico está criando uma barreira para o desenvolvimento das vidraçarias, a ponto de muitas abrirem mão de trabalhos mais complexos por falta de profissionais qualificados. “O programa que resulta da parceria entre Vidro Impresso e Central do Vidraceiro dará oportunidade às empresas de trazer esses treinamentos para dentro de suas unidades, permitindo a formação de equipes de vendedores e instaladores em pouco tempo, com muita eficiência”, informa o instrutor. “Isso certamente reduzirá a margem de erro e desperdício.”