Localizada na PC Hooftstraat, um dos endereços comerciais de luxo em Amsterdã, a nova loja da Chanel chama a atenção pelo visual ousado: sua fachada é toda revestida de vidro, façanha do escritório holandês MVRDV que exigiu uma tecnologia especial e uma implantação cuidadosa.
A fachada inteiramente transparente faz referência aos edifícios antigos da rua que já foi residencial. Mas, ao invés dos tijolos tradicionais, empregou-se o vidro. No topo da construção, é possível perceber a mistura entre passado e presente.
“Criamos uma loja notável, respeitando os arredores e trazendo uma inovação poética na construção com vidro. Isso permite que marcas globais combinem transparência e modernidade com herança. É algo que pode ser aplicado em centros históricos, portanto”, explica Winy Maas, arquiteto e co-fundador da MVRDV.
Devido à sensibilidade dos materiais, um nível extremamente elevado de precisão e habilidade era necessária. Sendo assim, o uso do vidro só se deu após o término de uma pesquisa realizada pela Universidade de Tecnologia de Delft. A técnica utilizada consiste na aplicação de uma fita transparente para cimentar os tijolos sem a tradicional argamassa.
Fonte: Casa Vougue