Edificações voltadas para o ensino, pesquisa e conhecimento requerem alguns diferenciais que devem ser pensados desde a fase do projeto. Além da inovação e criatividade, questões como durabilidade e manutenção dos materiais devem ser levadas em conta no estudo econômico da obra, para garantir um custo baixo de manutenção e uma vida útil elevada. “Uma escola não pode ter problemas frequentes de manutenção, já que dispõe apenas do período das férias escolares para intervenções maiores”, afirma o engenheiro Carlos Alberto Schalch, diretor técnico da Lógica Engenharia.
O vidro exerce papel fundamental nesses projetos, não somente por suas características de durabilidade, transparência e, por vezes, luminosidade com translucidez, mas também por seu forte perfil lúdico e estético. Aspectos econômicos e ambientais também costumam ser fatores importantes, e o vidro é um dos protagonistas quando se busca o uso de materiais e procedimentos que garantam a sustentabilidade da edificação ao longo de sua vida útil.
“São sempre bem-vindos sistemas de iluminação eficientes em consumo de energia, sistemas de isolamento térmico capazes de reduzir o consumo de ar condicionado e soluções arquitetônicas que garantam iluminação natural”, ressalta Schalch. Bibliotecas, escolas, centros culturais, educacionais e de pesquisa requalificam e dão novos contornos ao espaço urbano e à comunidade em que estão inseridos. Nas próximas páginas de Vidro Impresso, confira alguns projetos brasileiros e internacionais voltados para o conhecimento que fizeram do vidro um valioso aliado na construção de sua identidade.