Temper Vidros inaugura indústria em Araguaína (TO)

Temper Vidros inaugura indústria em Araguaína (TO)

Capa: Temper Vidros inaugura indústria em Araguaína (TO)

O Grupo Temper Vidros consagra uma nova fase na história da construção civil, arquitetura e design na região, com a inauguração de sua primeira unidade fabril instalada no Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara). A solenidade de inauguração ocorreu na noite de sexta-feira, 10, e contou com a presença do diretor administrativo do grupo, Nilton Leão, do deputado federal César Halum, do prefeito Ronaldo Dimas, do secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Joaquim Quinta Neto, além de representantes da empresa em outras regiões, empresários do segmento de vidraçaria e convidados.

 

A indústria já está operando no Distrito desde dezembro do ano passado, quando iniciou as fases de testes. A partir desta semana, a companhia começa oficialmente suas atividades na cidade, ampliando sua área de atuação e comercialização. Durante o evento, o prefeito Ronaldo Dimas conheceu toda a fábrica e entendeu o funcionamento do maquinário mecânico. Em seguida, enalteceu a chegada do novo empreendimento industrial para Araguaína. “É uma alegria muito grande estar recebendo uma empresa consolidada e vê-la fazendo um grande investimento no Daiara. Que outras empresas vejam Araguaína como um ponto de logística diferenciada”, afirmou o gestor.

 

Segundo o diretor administrativo do grupo, Nilton Leão, a escolha de Araguaína se deu por ser uma região estratégica e de crescimento. “Para a empresa é um grande marco, por ser a primeira indústria além dos limites goianos. Com fábrica própria, poderemos atender nossos clientes com mais pontualidade e qualidade”, destacou, informando que este ano os dois focos de atuação da empresa serão na industrialização dos vidros temperado e laminado, ampliando o mix de produtos. “Nosso intuito é contribuir também para uma verdadeira modernização do mercado de vidros nessa região”, disse o empreendedor Leão, destacando que a prefeitura de Araguaína foi o maior apoiador na realização do projeto.

Para o gerente local da Temper Vidros, Elair Marques Sander, Araguaína atende as necessidades logísticas da empresa, por estar localizada no coração do Brasil, na porta de entrada da Amazônia e na rota do Nordeste brasileiro. “A Temper Vidros acredita, fortalece e contribui para o desenvolvimento socioeconômico dessa região, em especial de Araguaína, pelo seu potencial inegável de prospectar bons negócios”, afirmou o gerente.

 

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico de Araguaína, Joaquim Quinta Neto, a inauguração da planta fabril é o início da revitalização do parque industrial da cidade. “São empresários que acreditaram no potencial da cidade e que merecem ser saudados como investidores de extrema grandeza” afirmou Quinta Neto.

 

Processos

O presidente do grupo assegurou que os produtos da marca Temper Vidros passam por um processo industrial rigoroso e moderno. “Uma equipe capacitada e equipamentos computadorizados com elevada precisão, garantem qualidade, elevado desempenho e segurança”, destacou Nilton Leão, enfatizando o compromisso de oferecer produtos resistentes, seguros e com preços acessíveis, suprindo as expectativas dos clientes. É o caso de Marcos Galvão, vidraceiro da Art Vidros, cliente do grupo. “Eu compro os produtos da Temper Vidros há cinco anos. Com a chegada da fábrica em Araguaína, a resposta do vidraceiro ao cliente será mais ágil”, pontua o empresário.

 

Nova Unidade

 

A fábrica possui 16 mil metros quadrados de terreno e cinco de área construída, atraindo, pelo seu tamanho, a atenção de quem passa pelo Distrito. Na região de Araguaína, a companhia contabiliza uma carteira de 70 clientes vidraceiros regulares na região, localizados na intersecção do Tocantins, Pará e Maranhão, em um raio de atuação de 400 km.

 

A planta fabril gerou um total de 50 novos empregos diretos e uma média de 600 indiretos. Um total de 95% das vagas ofertadas pelo grupo foram reservadas e ocupadas por trabalhadores de Araguaína, como forma de incentivar, valorizar e capacitar a mão de obra local. Para o final do ano a expectativa é que este número de colaboradores aumente para 200, quando deve iniciar a produção do vidro laminado, utilizado geralmente como elemento de estruturas como sacadas, escadas, fachadas e áreas externas.

 

A fábrica tem capacidade para produzir até 18 mil metros quadrados de vidros por mês. O novo empreendimento é considerado indústria limpa do ponto de vista ambiental, e não movimenta sustâncias para o meio ambiente. Preocupada com a preservação do meio ambiente, a Temper Vidros faz a reciclagem da água utilizada na unidade de Araguaína. A Estação de Tratamento de Efluentes da fábrica trata e reutiliza os resíduos da água, usada durante o processo de polimento. Além do tratamento da água, a Temper Vidros recebe sucatas de vidro, envia para reciclagem em São Paulo e reutiliza posteriormente, bem como também retorna para a fábrica de origem todo vidro não utilizado no beneficiamento. “Nossa responsabilidade socioambiental é não agredir a natureza e preservá-la para as futuras gerações”, ressaltou o gerente local da Temper Vidros, Elair Marques Sander.