Com corredores lotados e expositores fazendo negócios com os cerca de 45 mil visitantes, a Fesqua (Feira Internacional da Indústria de Esquadrias) trouxe um novo ânimo ao mercado. Expositores destacaram, além das expectativas de reaquecimento do setor, o alto nível do público, interessado em conhecer as novidades, conhecimento e produtos de valor agregado.
Entre os lançamentos e soluções apresentadas chamou a atenção a preocupação dos fabricantes de acessórios e ferragens em desenvolver produtos que proporcionem flexibilidade, além de oferecerem uma gama maior de opções em cores e modelos.
A GDS Ferragens fez uma releitura dos modelos padrão do mercado de suportes para prateleiras e lançou o suporte fenda flex ajustável para vidros de 4, 6, 8 e 10mm de espessura. Além de ser mais compacto, o suporte fenda flex ocupa menos espaço e traz mais praticidade ao atender quatro medidas em uma só peça. A empresa ainda pretende lançar novos tamanhos na versão flex, que facilita o processo de estocagem pois não é preciso comprar uma opção de suporte para aplicação em diversos tamanhos.
A Mettallfleck aposta no mercado de São Paulo e lança na Fesqua uma releitura das fechaduras 1101, 1102. 1531, 3530 e 3534 com design no modelo paulista, fabricadas em zamac, com todos os diferenciais da empresa, como estrias para prender mais firmemente, parafusos embutidos, ângulo de aperto maior e desvio de passagem do perfil cadeirinha, evitando a necessidade de cortar o perfil. São releituras dos modelos tradicionais com as soluções da Mettallfleck agregadas.
A Soprano lançou uma linha de fecho concha de embutir e ampla linha de composição, um produto que a empresa ainda não oferecia e ampliou o leque de opções para atender a seus clientes. Um dos diferenciais é a altura menor do fecho, atingindo modelos de perfis estreitos e largos. A empresa levou outros lançamentos na linha tetra com fechaduras com cilindro tetra de embutir. Uma das novidades é o cilindro removível, trazendo flexibilidade para trocar o cilindro apenas. Esta é uma exclusividade patenteada da Soprano. Outra novidade é a fechadura da mesma linha com cilindro híbrido, tanto para porta de giro, como pivotante e de correr, proporcionando também flexibilidade e facilitando a gestão do estoque por ser um produto 3 em 1.
A Ideia Glass apresentou com exclusividade, três novas cores de ferragens: dourado, rosê e branco nas linhas dos boxes Elegance e também para a linha de produtos Flex, que conta com kit para box e divisórias de ambientes. Além dessas novas cores, a empresa faz outras cores por encomenda. A novidade veio para atender a uma necessidade do mercado por uma variedade maior de acabamentos, pois alguns pintavam por conta própria. Com as novas opções, as cores ficam padronizadas para todas as linhas e peças.
“São lançamentos que irão proporcionar incremento de vendas para o setor e encantar os consumidores. Ter opções de cores é tudo que designers e decoradores procuram para incrementar projetos. Além disso, também nos preocupamos com a excelência da qualidade. O banho em nossas peças e acessórios passam por um rigoroso processo de fabricação, o que resulta em produtos extremamente elegantes, com brilho diferenciado e que garantem 100% de proteção à oxidação, já planejadas para ambientes mais úmidos”, afirma Érico Miguel, diretor de novos produtos.
A WR Glass apresentou o produto Slide Back, idealizado pela PERX, um sistema de fechamento automático para portas de correr. Ele providencia o fechamento das portas automaticamente de maneira suave, sem fazer barulhos. O produto ainda possui fácil instalação e chamou a atenção dos visitantes que passaram no estande da empresa. A empresa ainda apresentou o Box Frontal, com fabricação própria da WR Glass em aço inox, a empresa ainda destacou toda linha de acessórios e ferragens em zamac, que podem ser escolhidos com ou sem acabamento. Os visitantes também puderam conferir toda tradicional linha de acessórios e ferragens, com fabricação própria em aço inox.
A Landy Kits, tradicional na fabricação de kits para instalação de fechamentos de sacadas, boxes e portas de vidro temperado, agora entra para o mercado de esquadrias de portas e janelas de alumínio e lançou na feira uma linha com mais de 40 itens para as linhas Suprema e Gold, entre roldanas, fechos, componentes e acessórios.
A Disafe expõe na Fesqua 2018 as barras antipânico da linha Durati, que podem ser instaladas em portas de vidro novos ou vidros já temperados. Com acionamento leve e silencioso, linguetas, tubos e alojadoreas em aço inox, atende portas de até 250 x 130 x 8cm e 200 kgs, em ambos os sentidos.
A Brasvetro Vidros destaca a tecnologia dos vidros curvos em seu estande na Fesqua com a exposição de um guarda-corpo, uma sacada e um box/porta de correr em vidro curvo. A empresa prepara também novidades. A Brasvetro aposta em uma nova linha de serigrafia e na produção do vidro temperado laminado com EVA, tanto para o vidro plano como curvo. Na opinião de Fabio a feira deste ano está melhor que a de 2016, com um número maior de expositores, a expectativa é boa, mas as eleições estão segurando um pouco.
A PKO destaca o Blind Glass, que, diferente do Privacy que tem só duas opções, possui quatro modos de desenho, que pode ser uma persiana, um desenho padrão ou personalizado para o cliente para projetos exclusivos. “Ter um produto desse exposto em um showroom, mesmo que o cliente não compre, traz diferenciação para a marca, que será lembrada pode trazer exclusividades”. O produto é feito em parceria com uma empresa americana que fornece o filme e a PKO faz a laminação.
A Divinal destacou alguns de seus produtos, como o Cool light da Cebrace, com os modelos BRN148 e BRS131, feitos exclusivamente para o mercado brasileiro, atendendo a uma demanda não atendida, antes suprida com outros produtos similares produzidos para outros climas. Outro destaque foi a linha de vidros Habitat, reforçando este produto de alto valor agregado, e os vidros Blindex, uma aposta da empresa pela segurança proporcionada. Na opinião de Leandro, a Fesqua superou as expectativas com um público de alto nível. A visitação tem sido fantástica, com clientes qualificados buscando informações, querendo saber mais sobre produtos de maior valor agregado.
A Glass Parts destaca o cortador da coreana Toyo, que por ter um sistema revolucionário de mini roldanas em sua lâmina corta com mais flexibilidade sem deixar o vidro craquelado, cortando uma linha reta e contínua. Também expôs os esquadros sem juntas da Leponitt e a Cola UV de alta aderência e resistência comprovada.
A BL Glass apresentou seu recente lançamento, através da parceria com a empresa Gaviota, um sistema de persiana feito em alumínio e polietileno. O produto possui uma grande variedade de cores, entre elas branco, preto, bege, marrom, verde e cinza. A empresa também destacou o sistema de mola para piso com dobradiça integrada e uma mola hidráulica para piso que suporta portas até 100kg e passou por mais de 500 mil ciclos em seus testes. Com corpo compacto, tampa em aço inox e amortecedor incorporado, tem ainda duas velocidades de fechamento ajustável por duas válvulas independentes. A empresa também apresentou toda sua linha de acessórios e ferragens para vidro, entre os produtos expostos estavam diversos modelos de ventosas, ferramentas, toda linha de dobradiças, fechaduras e puxadores.
O grande destaque da Gusmão Representações foi a Lavadora Vertical Open Top lx 1600, que lava e seco o vidro e ficou exposta na frente do estande da empresa. O equipamento possui 1,60m de altura e por ser Open Top, isto é, aberto na parte superior, consegue lavar o dobro da altura do equipamento, ou seja, uma chapa de 3,20m. A máquina é fabricada em aço carbono e possui sistema de aquecimento, rolos duplos, sistema de engrenagem, painel de comando e foi construída dentro das normas NR12 e NR10.
Outro produto em destaque no estande foi a Ventosa Elétrica, equipamento 100% nacional, que possui sistema de giro de 360º e basculamento 180º vertical ou horizontal, sistema de segurança antiqueda e sistema automático para reconhecimento do vidro, braço de içamento, sistema digital de pressão e garantia de fabricação de 12 meses. A empresa ainda apresentou toda sua linha de máquinas, equipamentos e insumos para processamento de vidro.
A Saint-Gobain expôs na Fesqua o centro de colagem TAS 1417-SX, que possui um completo sistema de operação e controle de gestão dos processos de aplicação para structural glazing. O equipamento se ajusta a cada medida de peça a ser aplicada e executa com precisão a aplicação de fitas dupla face, sem deixar bolhas e com adesão perfeita ao substrato.