Sobes e desces seguros

Sobes e desces seguros

Capa: Sobes e desces seguros

Com ou sem corrimãos, o vidro já assume o posto de um dos mais visados materiais para a composição de escadas e guarda-corpos. Ao agregar modernidade, leveza e segurança aos projetos, o material ganha espaço crescente nesse tipo de aplicação, sobretudo pela evolução de suas propriedades estéticas e de segurança. Na mesma proporção, tal avanço pode ser visto também em seus acessórios e sistemas de fixação, caso em que os corrimãos desempenham importante papel. “São elementos que oferecem segurança e ao mesmo tempo beleza e valor agregado aos projetos de arquitetura”, diz Godofredo Morelli, da área comercial da Di Vero Inox, especializada na fabricação de guarda-corpos e corrimãos em inox, para obras residenciais e corporativas. 

 

Embora não costumem ser o destaque principal de uma escada, os corrimãos podem fazer toda a diferença na decoração do ambiente. “É um segmento que tem crescido muito e constantemente lançado novidades. No Brasil, as principais tendências costumam acompanhar o mercado europeu, em que o uso do vidro é cada vez mais comum”, comenta o diretor comercial da Rollit, José Hilton. “Os clientes têm buscado aplicações diferenciadas e exclusivas, e nós fabricantes procuramos acompanhar essas exigências modernizando o conceito e o design dos novos modelos”, completa Claudemir Cirilo, da fabricante Funisa. 

 

A peça pode assumir diversos acabamentos, e o ideal é que acompanhe o estilo da escada ou do ambiente como um todo. Segundo José Hilton, uma das inovações mais marcantes é o corrimão fixado diretamente no vidro, na parte superior, ou fixado por meio de suportes, na lateral. “Peças bem projetadas e acabadas acabam sendo os principais diferenciais dos sistemas, além, é claro, da resistência a impactos e cargas”, diz Hilton.

 

Em combinação com o vidro, alumínio e aço inox tornam-se excelentes opções para decorar ambientes arrojados. “Vidro e inox adaptam-se a qualquer tipo de decoração, nas suas infinitas aplicações de revestimentos cerâmicos, pinturas, texturas, papéis de parede, madeira, metais, pastilhas etc”, comenta Cirilo, da Funisa. “Novos projetos adotam o aço, sobretudo, pela durabilidade do material, que impacta na redução de custos futuros com mão de obra”, acrescenta o diretor da Rollit. Outros materiais frequentemente usados são o ferro e o latão. “O importante é contratar um profissional que especifique as peças adequadamente, para garantir harmonização estética ao projeto final, pois os modelos e opções de acabamento costumam ser bastante diversificados”, indica. 

 

Além de estética, é importante pensar na estrutura do corrimão para garantir a segurança de todo o conjunto. De acordo com as normas de segurança NBR 9077 e 9050, a peça deve ter formato anatômico (e diâmetro de 3,5 cm a 5 cm para os modelos arredondados), estar a uma altura de 92 cm do piso e afastada pelo menos 4 cm da parede. A fixação deve ser realizada pela parte de baixo, e não pela lateral, para facilitar o correr das mãos. Hilton não recomenda o uso de vidros sem corrimão, embora essa seja uma requisição crescente em projetos residenciais. “Os consumidores chegam a assumir a responsabilidade por determinados projetos, visando transparência total. Já em projetos comerciais isso não ocorre, dados os requisitos técnicos de segurança.”

 

Confira a seguir alguns modelos de corrimãos para vidro selecionados pela nossa reportagem.

 

Metalúrgica WA – Corrimão e torre Versatti

corrimão e torre Versatti

O sistema é fabricado em alumínio com tratamento térmico de envelhecimento, que confere alta resistência ao material. O design arrojado oferece a possibilidade de mistura e contraste de cores em uma mesma aplicação. A aplicação por ser feita tanto em vidros como em conjunto com travas tubulares. O kit é composto por base inferior e superior, perfil coluna, galho móvel e parafusos de fixação. Seus diferenciais incluem facilidade de instalação, com sistema simples de encaixe das peças, segurança atestada por testes para atendimento às normas vigentes, praticidade e estética.A fixação no piso pode ser feita com chumbadores de aço ou parafusos e buchas comuns. A espessura do vidro indicada é de 8 mm.

 

WR Glass – Corrimãos ajustáveis

sistemas de corrimão para vidro da WR Glass

Os sistemas de corrimão para vidro da WR Glass são produzidos em inox e alumínio. Composto por uma série de acessórios, como suportes, tubos, terminais de encaixe e de parede, junções internas e 180o, o produto pode ser montado de forma customizada, podendo também ser adquirido como uma peça inteira, pré-montada e pronta para ser instalada. As possibilidades de aplicação incluem escadas, áreas de passagem e mirantes. Podem se encaixados diretamente no vidro (corrimão de encaixe) ou na lateral, (corrimão fixado no vidro), com suportes articulados e regulagem de altura.

 

FUNISA – Maximum Light (Coluna New Spider)

 

Maximum Light (Coluna New Spider)

A empresa trabalha com uma ampla gama de acessórios para vidro, dentre os quais se destaca a linha Maximum Light, modelo de corrimão montado em conjunto com a coluna New Spider, suporte para vidro e tubo redondo de 1 1/2”. Indicado para instalação em escadas e mezaninos, o conjunto confere leveza e amplitude aos ambientes e possibilita fixação do vidro na extremidade lateral do local a ser aplicado, ampliando a área útil da escada. Pode ser aplicado também em rampas, com passa-mão duplo e extremidades arredondadas, adequando-se às normas de acessibilidade. Fabricado em aço inox 304, o conjunto é comercializado completo, contendo flange de fixação, canopla, tubo, garra, parafusos de fixação e tampas de acabamento. Os suportes para vidro vêm completos, com sistema de articulação que se adapta a qualquer ângulo. Entre os diferenciais oferecidos estão alta durabilidade e resistência, certificado de composição, facilidade de instalação, com variados recursos de ajuste e possibilidade de unir duas chapas de vidro com uma única peça. A fixação é feita diretamente no solo, com bucha metálica e parafuso de inox. Para imóveis residenciais, os vidros devem ser temperados de 10 mm, e para imóveis comerciais, laminados de 6+6 mm.

 

Roll.It – Guarda-corpo Quant com corrimão Elite

Guarda-corpo Quant com corrimão Elite

A linha pode ser usada em variadas aplicações, não somente como guarda-corpo e corrimão, mas também como divisória, para isolar áreas, conter o fluxo de pessoas nas entradas dos edifícios etc. A aplicação é feita em concreto ou alvenaria, sendo a fixação por meio de chumbadores ou arruelas de PVC que protegem o vidro. O produto é comercializado como parte de um kit de acessórios. O corrimão também é vendido por metro, junto com os suportes. Os corrimãos podem ser quadrados, com medidas de 40X40 mm, ou redondos, com medidas de 50 mm. Os itens do produto incluem base para fixação no piso, chumbadores, canopla para acabamento final, torre Quant, suporte de corrimão superior (a empresa recomenda o uso de haste flexível, que permite regulagem), barra roscada, tampa superior de acabamento em cinco modelos, pinças para fixação dos vidros, tubo de 40 X 40 mm, tampa de corrimão e luvas para junção dos corrimãos.  O acabamento é em inox 304 escovado ou polido. Acabamento fino, com visual atrativo e discreto, e praticidade de instalação, com canopla que facilita regulagem de altura e ajustes em caso de irregularidades no piso, são alguns dos diferenciais da linha. 

 

T2G – Corrimão para Sistema Easy Glass

Corrimão para Sistema Easy Glass

O produto fabricado pela alemã Q-Railing é facilmente instalado, dispensando soldagem e reduzindo os custos do projeto. Pré-fabricados, os tubos são fornecidos em diferentes modelos, materiais e tamanhos. Componentes projetados para uma junção perfeita entre as partes otimizam o tempo de instalação. A linha é complementada com conectores ajustáveis e uma ampla variedade de terminais,além de soluções inovadoras para cantos. Cada componente é modular e pode ser usado em qualquer um dos sistemas de guarda-corpo fabricados pela Q-Railing, possibilitando grande variedade de aplicação e design. O sistema de instalação Safety Edge garante conexão segura entre o vidro e a base, por meio de gaxetas especiais de borracha com medidas exatas de fixação.

 

Di Vero Inox – Modelos variados

Modelos variados

A empresa fabrica guarda-corpos e corrimãos em aço inox Aisi 304 polido ou escovado, para obras residenciais e corporativas. Redondos ou quadrados, os modelos oferecem diversos tipos de fixação para o vidro. Os projetos executados incluem escadas e mezaninos curvos, escadas em caracol e guarda-corpos com vidro estrutural. Os produtos podem ser aplicados em vidros temperados e laminados temperados, com espessuras adequadas a cada projeto. Os modelos redondos apresentam diâmetro de 1.1/2” e os quadrados são fabricados em medidas de 50 X 50 mm. O empresa trabalha com uma ampla varidedade de acessórios para conexão entre os pilares e o corrimão, sendo a fixação feita por canoplas. A fixação do guarda-corpo também pode ser química, com cola epóxi, ou mecânica, com parafuso e bucha.