Evento bienal organizado pela Abravidro – Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidro Plano, a 10.a edição do Simpovidro reuniu centenas de profissionais do setor vidreiro, aliando atualização sobre o mercado, networking e lazer. Com patrocínio das quatro fabricantes nacionais de vidro float e impresso, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain e UBV, o evento foi realizado no Hotel Transamérica, na Ilha de Comandatuba, Bahia, um dos mais aparelhados resorts do Brasil.
Entre os dias 24 e 27 de novembro de 2011, os mais de 600 participantes, representando quase 200 empresas do setor, puderam assistir a inúmeras palestras técnicas de fabricantes, além de apresentações de autores de livros e conferencistas motivacionais, entre eles Roberto Shinyashiki, responsável por ministrar a última palestra do evento, sobre o modo como os lideres devem guiar os empreendimentos.
O consultor em estratégia Ricardo Neves apresentou o tema Brasil classe mundial: pensando o setor vidreiro no contexto da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016. Ao discorrer sobre como o País se prepara para os dois grandes eventos esportivos que aqui serão organizados, sugeriu três “megainflexões” que o setor de vidros deve realizar: trabalhar com a questão da sustentabilidade, principalmente com o vidro fotovoltaico; aplicar a economia do conhecimento, ou seja, ser capaz de inovar e mudar; e aprender a viver em um “mundo de cabeça para baixo” em que as novas tecnologias são a base das relações. “Ousadia é fundamental para entender esse novo mundo que já está aí para todos verem”, afirmou.
Outro destaque ficou por conta da Saint-Gobain Glass, que levou ao Simpovidro 2011 o tema “Vidros e Luzes: uma explosão de novidades em sequência”. Funcionária do setor de marketing da empresa há três anos e meio, a gerente Marcela Calabre apresentou detalhes da linha de vidro impresso Masterglass, em especial do Master-Shine e do Master-Carré. O grupo vocal Coronlaine encerrou a palestra com uma seleção de músicas brasileiras.
Um torneio de futebol society, entre outras diversas atividades, como arco e flecha, clínica de golfe, aulas de capoeira e de instrumentos musicais, encerrou o último dia de evento, que contou também com inúmeras atrações organizadas pelas empresas patrocinadoras.