A partir da abertura do mercado de exportações, em meados da década de 90, a cadeia vidreira viu-se obrigada a se atualizar em busca de produtos que integrassem soluções para um público cada vez mais exigente. Os modelos de fechaduras evoluíram de forma crescente e sistemática, com novas opções de ajustes, cores e acabamentos.
As soluções combinam materiais resistentes com sofi sticados sistemas para maior segurança contra arrombamento. “A modernização das linhas de ferragens é hoje exigência do mercado e a tendência é sempre pela inovação. O consumidor quer diversifi cação, opções diferenciadas de cores e modelos”, afi rma Simone Camilo, gerente comercial da fabricante paranaense Elber.
“Porém, quando se trata de fechaduras, o fator primordial é a segurança”, avalia. Assim como na composição externa e no acabamento, também no funcionamento interno do produto a evolução tem sido constante. “Os componentes da fechadura sofrem alterações frequentes em seus mecanismos para maior funcionalidade e segurança”, ressalta Daniel Andrade Marques, da Franzmar, que trabalha com uma linha de sofi sticados componentes em alumínio naval, própria para regiões litorâneas.
“Uma porta ou janela de vidro valoriza o ambiente, conferindo aspectos como claridade, transparência e visual clean. Investir em componentes que acompanhem essas características e garantam segurança e durabilidade é imprescindível”, recomenda Regiane Barrinovo, diretora da fabricante de ferragens WA. Confi ra a seguir algumas opções desenvolvidas e comercializadas por empresas do setor.