Com o objetivo de reunir informações relevantes e produtos e serviços especializados de dois setores da construção civil, o 8o Salão Itinerante de Esquadrias e Vidro atraiu milhares de profissionais do Nordeste e de outras regiões ao Fiesta Convention Center, em Salvador, entre 22 e 23 de outubro. Como na edição anterior, a fusão dos dois segmentos resultou em um diálogo próximo entre expositores e visitantes, gerando novas oportunidades de negócios ao mercado baiano. Em prol da sinergia da cadeia produtiva, o salão tornou-se um espaço de convergência e ponto de encontro entre fabricantes de esquadrias, serralheiros, vidraceiros, beneficiadores, revendedores, fornecedores de insumos, empresas e profissionais da construção civil e arquitetura.
Promovida pelo Grupo Cipa Fiera Milano em parceria com a empresa César Tavares Comunicações, editora da revista Contramarco, a feira contou este ano com outros três eventos: a primeira edição do “Encontro Regional da Indústria de Esquadrias de Alumínio”, promovido pela Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal); o sétimo “Seminário de Soluções Acústicas em Vidro (VidroSom)”; e o oitavo “Seminário Brasileiro de Serralheria (Sebraser)”. “O novo formato agradou tanto aos expositores como aos visitantes. Saímos de Salvador com um saldo positivo e uma boa impressão sobre o novo formato. A cadeia vidreira estava representada por completo, com empresas fabricante e distribuidoras de vidro, máquinas e acessórios”, afirma o diretor do Saie Vetro e da Cesar Tavares Comunicações, Luis Henrique Tavares.
O evento atraiu um público formado por empresários e formadores de opinião, além de profissionais vindos de todo o País. “O mercado de esquadrias e vidros é composto por uma infinidade de empresas de pequeno porte. A existência de um evento itinerante é fundamental para atender os incontáveis pequenos empresários que atuam nesse mercado Brasil afora”, afirma Tavares. O Saie Vetro percorre o País desde 2005, já tendo passado por cidades como Joinville (SC), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Rio de Janeiro (RJ). “Muitos empresários não conseguem sair de sua cidade para visitar a Fesqua nos anos pares, e foi pensando neles que o projeto do Saie Vetro nasceu. O Brasil é um pais muito grande e seria muito difícil para as empresas sozinhas atingirem todo o mercado de esquadrias e vidro. Conseguimos em Salvador reunir a cadeia produtiva de Esquadrias e Vidro, agindo assim como o grande elo de ligação entre os dois setores”.
Salvador foi a cidade escolhida após uma pesquisa prévia entre expositores, que apontaram a capital baiana como um mercado de grande potencial. “Os mercados do Norte e Nordeste têm grande representatividade no consumo de esquadrias e vidros”, ressalta o diretor. “As empresas desta região se mostraram muito carentes de informação, isso elevou o nível de interesse dos empresários pelo evento. É um mercado que já apresentou um crescimento importante, e grandes fornecedores já estão olhando com mais atenção para ele.”
Com foco no mercado de esquadrias e vidro, as palestras e debates lotaram o auditório de um dos salões anexos ao espaço da feira, atraindo empresários, profissionais do mercado de esquadrias e do setor vidreiro, fabricantes, construtores, engenheiros e arquitetos interessados nos temas abordados.
Na feira, cerca de 30 empresas expositoras destacaram seus principais produtos e soluções em esquadrias de alumínio e PVC, revestimentos de ACM (painéis de alumínio composto), vidros, componentes e acessórios, ferramentas, máquinas e equipamentos, softwares, processos industriais de extrusão, fabricação e novas tecnologias para o mercado de portas, janelas e fachadas.
Segundo Tavares, a edição de 2015 teve como pontos fortes os debates e palestras de alto nível que marcaram o I Encontro Regional dos Fabricantes de Esquadrias, além do início da parceria com o VidroSom. “Estes dois eventos enriquecerem muito o salão, levando informações úteis aos visitantes.” De acordo com o diretor, os expositores ficaram muito satisfeitos com a qualidade do público visitante. “Recebemos em Salvador importantes empresários do mercado de esquadrias e vidro. Inúmeros formadores de opinião circularam pelos corredores e auditórios do VIII Saie Vetro, e isso mostra a importância do evento para o nosso segmento”.
Oportunidades
Única fornecedorade perfis de PVC a marcar presença no Saie Vetro, a Kommerling apresentou a palestra Esquadrias de PVC – a Evolução da Serralheria, ministrada por Priscila Andrade, gerente de vendas da companhia. A participação da empresa teve como objetivo demonstrar a importância do Nordeste para a expansão das vendas de esquadrias de PVC no Brasil, já que, na região, vem registrando um crescimento de 35% nos negócios este ano, resultado que estima repetir em 2016.
“A busca por materiais de construção com melhor desempenho, eventos de arquitetura e cursos de design são alguns componentes que têm contribuído, decisivamente, para tamanho avanço desse mercado”, afirma Priscila Andrade. Ela aponta como grande vetor de crescimento a área residencial horizontal, em condomínios, instalada no litoral e nos grandes polos industriais, como Caruaru e Campina Grande.
Já o ramo de máquinas para vidro foi representado pela Agmaq, que em sua terceira participação consecutiva destacou sua linha voltada ao processamento de vidros planos. O estande da empresa destacou um modelo de lapidadora e apresentou uma fábrica pronta para processamento de vidro. “Nosso intuito foi permitir que o fabricante de esquadrias visualizasse uma fábrica processadora de vidro dentro de uma estrutura já existente, entendendo assim o valor desse investimento”, afirma o diretor da Agmaq, Gabriel Andrade. “Para muitos fabricantes de esquadrias, o processamento de vidro era uma ideia distante, e a feira pode aproximá-los dessa realidade. No próprio evento fizemos bons negócios para alguns estados do Nordeste”.
No segmento de máquinas para esquadrias, marcou presença a multinacional Emmegi, que teve entre os equipamentos mais procurados o Centro de usinagem 3+1 eixos, o Phantomatic M3 e a máquina de corte de dupla cabeça modelo Precision TS2. “Muito mais do que garantia de bons negócios, as feiras itinerantes são importantes atualizadores do banco de dados de clientes, além de dar uma projeção do mercado regional com base no interesse dos clientes e conversas com outros fornecedores”, afirma o diretor geral da Emmegi do Brasil, Javier Diaz. “Recebemos a visita de empresas da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Amazonas, Espírito Santo e Rio de Janeiro, destacando as cidades de Salvador, Recife e Fortaleza como importantes polos no que diz respeito a esquadrias e fachadas no Nordeste”.