Saiba quais são os 3 tipos vidros mais solicitados em uma vidraçaria e sua norma regulamentadora

Saiba quais são os 3 tipos vidros mais solicitados em uma vidraçaria e sua norma regulamentadora

Capa: Saiba quais são os 3 tipos vidros mais solicitados em uma vidraçaria e sua norma regulamentadora

Cada vez mais os vidros ganham espaço em todos os tipos de construções, desde edifícios residenciais até corporativos, e são conhecidos por serem extremamente versáteis e resilientes. 

 

Os vidros são utilizados em locais fechados por manterem um ambiente mais arejado e sensação de espaço.Também são usados para fins decorativos, pois podem ser moldados e coloridos para dar um toque especial a qualquer ambiente. 

 

Saiba quais são os 3 tipo de vidro mais utilizados em uma vidraçaria, suas aplicações e como eles podem melhorar a beleza e a funcionalidade de qualquer projeto:

 

Vidro float (comum)

O primeiro dos três vidros mais utilizados em uma vidraçaria é o vidro float. Este é um dos tipos mais comuns de vidro e é usado desde construções arquitetônicas até objetos de decoração. O vidro float é a primeira instância do vidro, ou seja, nessa etapa não passou por beneficiamento, não sofrendo alterações como os vidros temperados por exemplo. Além disso, o vidro float pode ser usado em projetos tanto internos quanto externos, desde que não ofereça risco de impacto humano. Ele pode ser usado em janelas, portas, varandas, divisórias, vitrines desde que encaixilhados conforme aponta a norma regulamentadora  NBR 7199 há algumas especificações para aplicação deste tipo de vidro.

 

 

Vidro temperado

O segundo dos 3 vidros mais utilizados é o vidro temperado. O vidro temperado é feito com um processo de aquecimento intenso seguido por um resfriamento rápido. Este processo cria uma camada externa mais resistente à pressão e ao calor, tornando o vidro 5 vezes mais resistente aos impactos, calor e umidade que o vidro comum. O vidro temperado é resistente à pressão e à temperatura e além disso também pode ser usado em escadas, balaustradas, boxes de banheiro, elevadores, janelas e muito mais.

 

 

Vidro laminado

O terceiro dos 3 vidros mais utilizados em uma vidraçaria é o vidro laminado. O vidro laminado é feito usando duas ou mais camadas de vidro conectadas por uma camada de EVA, poliuretano ou resina, criando um vidro que é mais resistente a impactos e proporciona maior segurança. Em caso de quebra, os estilhaços ficam retidos nesse interlayer evitando cortes e ferimentos. Além disso, o vidro laminado também é muito seguro, além de  fornecer filtro de até 90% dos raios UV e pode ser usado para bloquear a entrada de som. Por isso, o vidro laminado é muitas vezes usado em janelas e portas para oferecer mais segurança e barrar os ruídos externos. O vidro laminado é muito utilizado em fechamentos de locais  com o pé direito muito alto, fora do convencional, como guardas-corpos, envidraçamento de sacadas, coberturas, clarabóias, portas, janelas, divisórias, visores de aquários entre outros.

 

 

Usar vidros em projetos de arquitetura pode ajudar a melhorar a beleza, a funcionalidade e a segurança. Dos 3 vidros mais utilizados em vidraçarias, o vidro incolor é o mais versátil e popularmente usado em projetos tanto internos quanto externos. O vidro temperado é altamente resistente à pressão e à temperatura, sendo usado principalmente em portas e janelas. Finalmente, o vidro laminado é usado para fornecer maior segurança e bloqueio de sons e ruídos indesejados.

 

Normas regulamentadoras para aplicações do vidro.

 

A norma regulamentadora NBR 7199 estabelece as diretrizes gerais e parâmetros de aplicações do vidro na construção civil. A importância de seguir as normas se dá pela segurança tanto do cliente quanto do profissional, a fim de garantir um produto e serviço de qualidade que não ofereça risco para ambos. Vejamos a seguir algumas aplicações e suas regras.

A norma oferece recomendações sobre o armazenamento correto de peças de vidro, por tipo de vidro e por espessura, da mesma forma que orienta com diretrizes para a aplicação correta.

Para cada vidro ainda há recomendações importantes que não devem ser ignoradas. O vidro temperado, por exemplo,  não pode sofrer recorte, perfurações ou lapidações, salvo polimento leve, inferior a 0,3 mm de profundidade.

Já para o vidro laminado, pode ficar com as bordas expostas às intempéries, mas não pode ter o contato direto e permanente com água ou umidade, como, por exemplo, infiltrações em caixilhos ou piscinas com “borda infinita”. 

Em relação ao vidro float, durante a manipulação, transporte e montagem, todos os cuidados possíveis devem ser tomados a fim de evitar danos nas bordas do vidro, para que isso não implique a redução da resistência do vidro, e suas bordas devem ter um acabamento ainda que mínimo.

 

Portanto, se você estiver construindo ou reformando, certifique-se de considerar os 3 vidros mais utilizados em vidraçaria para aprimorar o seu projeto e colocando em prática as diretrizes das normas técnicas para o setor vidreiro. Acesse mais conteúdos em nosso site clicando aqui.

 

Veja também:

QUAL É A GARANTIA QUE UMA VIDRAÇARIA DEVE DAR AO CLIENTE?

O QUE É VIDRO REFLETIVO E COMO APLICÁ-LO?

NOVO APLICATIVO PARA VIDRACEIROS GERENCIAREM E ANUNCIAREM SUA VIDRAÇARIA