Saiba como diferenciar suas instalações com vidros curvos

Saiba como diferenciar suas instalações com vidros curvos

Capa: Saiba como diferenciar suas instalações com vidros curvos

A dificuldade técnica e os custos minimizam a aplicação deste material, mas em projetos de maior valor agregados provoca efeitos impressionantes e um visual moderno e sofisticado, sendo um diferencial para profissionais que saibam atuar com este material. “O vidro curvo é mais complexo de ser produzido, pois é necessário um trabalho de engenharia para verificar a viabilidade de produção da peça. Além disso, é preciso fabricar um ferramental (matriz/molde) específico para a produção das peças, como, por exemplo, se as peças tiverem dimensões ou raios diferentes”, diz Fábio Kabata, consultor técnico da Fanavid, empresa que produz vidros curvos.

 

Como o vidro curvo é um produto personalizado, que seguirá um novo molde de acordo com a solicitação do cliente, o custo de produção é maior, em torno de 100% em relação a uma peça plana equivalente. Tudo depende do custo do ferramental da matriz e quantidade de peças. Se forem produzidas muitas peças com a mesma matriz, esse valor se dilui pela quantidade.

 

“Somente o vidro pode custar algo entorno de 60% mais cara, mas o custo total depende muito da dificuldade de curvatura e dimensões. A instalação do vidro curvo fica mais caro também em função de todos os perfis e caixilhos que devem acompanhar a curva. Estes custos todos somados podem elevar a obra em vidro curvo a duas vezes ou mais o valor de uma obra em vidro plano”, destaca Mauricio Margaritelli, engenheiro da T2G, que possui diversas obras com vidro curvo em seu portfólio.

 

O vidro curvo também é bastante aplicado em peças de arquitetura e decoração. A marca italiana Fiam possui uma série de modelos arrojados e super modernos de móveis com vidro curvo. 

 

Como é feito o vidro curvo

 

Para fazer a curvatura em vidro plano existem diversas formas, pois depende das características que o projeto demanda e da empresa fornecedora, podendo ser monolíticos, laminados, temperados, entre outros. “Primeiramente é preciso ‘planificar’ a curvatura, ou seja, no caso de peças com curvatura cilíndricas (de apenas um raio), pegamos a tamanho do arco para cortar e lapidar a peça de acordo com essa medida.

 

Geralmente, no caso de vidros laminados, a lâmina interna e externa pode ter medidas de arcos levemente diferentes. Desenhar a peça num programa como AutoCAD pode ajudar na obtenção dessas medidas. Se a peça tiver diversos raios, como por exemplo, um para-brisa de carro, um programa de desenho 3D, como o Catia, ajudará a planificar a peça”, explica Kabata.

 

Após o corte e lapidação do vidro, a peça (ou o conjunto – no caso de vidros laminados) é colocada em uma matriz. Em seguida ela vai ao forno e é esquentada a temperatura de uns 650°C, assim, a peça irá amolecer e adquirir a curvatura da matriz. O tempo em que a peça permanece no forno depende da espessura do vidro, quanto mais espesso, maior o tempo de forno. Após a conformação, a peça é resfriada lentamente. Esse é conhecido como Processo por Gravidade.

 

No caso de vidro curvo temperado, há duas possibilidades. Tem-se um processo em que também é utilizada uma matriz para conformação da peça e em seguida ocorre o rápido resfriamento para que ocorra o tratamento térmico da têmpera. Já o outro processo não utiliza matriz. Após o vidro passar pela célula de aquecimento, ele é transportado para a área de resfriamento e então roletes móveis fazem a curvatura do vidro e o resfriamento da peça. 

 

Projetado pelo escritório Wingårdh Arkitektkontor, o Emporia Shopping Mall Malmö, localizado na Suécia, utilizou vidro duplo curvado em um tom bronze-ocre – Cridecor® Color Vanceva® 8+8mm Extraclear da Cricursa – para criar efeito impressionante.

 

Caixilho sob medida

Para fixação, podem ser usadas praticamente todas as técnicas do vidro plano, de acordo com Margaritelli. “O determinante aqui são os custos envolvidos em cada técnica.  Um caixilho curvo, por exemplo, demanda um grande custo de calandragem dos perfis com algumas limitações técnicas em relação aos perfis. Na instalação do vidro curvo, todos os perfis e caixilhos que devem acompanhar a curva, isto demanda trabalhos de calandragem e ou cortes especiais a lazer. Já a fixação pontual como a Spider fica mais acessível com braços dobrados ou pontos rotulados que acompanham as curvas”.

 

Neste tipo de projeto, além do vidro ser feito sob medida, os perfis também precisam ser personalizados, moldados de acordo com a curvatura do vidro, encarecendo ainda mais a instalação. A Weiku é uma das empresas que fazem essas esquadrias sob medida. “O PVC da Weiku é um material inteligente e pode ser trabalhado em curvas e ângulos, levando aos projetos a combinação do isolamento termoacústico juntamente com estilo e design únicos. Todos os perfis da Weiku são produzidos sob medida para atender às necessidades e especificidades de cada projeto, este processo é realizado na sala de dobra pelos nossos colaboradores que trabalham nas esquadrias especiais”.

 

A instalação é complexa, pois é preciso saber analisar o dimensional necessário, como raio, corda, etc, e poucos profissionais dominam a técnica. “As dificuldades vão desde o projeto até a medição na obra, a definição do sistema certo de fixação e a instalação efetivamente. A forma de pegar o vidro na obra também é diferente necessitando de ventosas especiais e ou outros equipamentos especializados. Tirando estas questões a instalação se dá da mesma forma que os vidros planos”, ressalva o engenheiro da T2G.

 

O armazenamento e transporte também são diferenciados. Além da movimentação do material ser feita com ventosas especiais ou outros equipamentos especializados, o vidro curvo requer uma atenção especial em relação ao transporte e armazenamento, pois ocupa mais espaço na carga e diminui o volume transportado. Geralmente as peças de vidro curvo precisam ser transportadas em racks apropriados ou em caixas de madeira, gasto levado em consideração na composição de custo de uma obra em vidro curvo. 

 

Projetado pelo escritório Wingårdh Arkitektkontor, o Emporia Shopping Mall Malmö, localizado na Suécia, utilizou vidro duplo curvado em um tom bronze-ocre – Cridecor® Color Vanceva® 8+8mm Extraclear da Cricursa – para criar efeito impressionante.