Ritmo de retomada

Ritmo de retomada

Capa: Ritmo de retomada

 

Em clara demonstração de que a indústria de construção civil norte-americana retoma seu ritmo de crescimento após um longo período de recessão, a edição 2015 da Glass Build America superou as expectativas do mercado. O evento reuniu uma ampla gama de inovações e recebeu mais de 7,6 mil visitantes, maior número desde 2008. “Atingimos o 5o maior público em 13 anos de história da Glass Build America”, afirma Denise Sheehan, vice-presidente da National Glass Association (NGA), uma das associações patrocinadoras da feira. “Ficou evidente o quanto estamos avançando no sentido de tornar a feira uma referência para outros países. Mais da metade dos expositores vieram de fora dos Estados Unidos, e essa representatividade internacional do evento tem aumentado a cada ano”, diz a executiva. 

 

Considerada o mais importante evento da indústria americana de vidros, portas e janelas, a Glass Build America 2015 foi realizada no Georgia World Congress Center, em Atlanta, EUA, entre 16 e 18 de setembro. Vindos de todas as partes do mundo, os visitantes puderam conferir os lançamentos de mais de 400 expositores, que representavam empresas de 14 países e levaram a Atlanta as mais recentes tecnologias em fabricação, beneficiamento, instalação e distribuição de vidros planos, portas e janelas residenciais. 

 

De acessórios e componentes a ferramentas e maquinário para instalação, processamento e movimentação de vidros, a feira apresentou soluções para todas as necessidades e perfis de visitante. Expositores relatavam o bom volume de negócios gerados e manifestavam a atitude positiva com que estão encarando o novo cenário econômico americano. “As conversas nos corredores apontavam para um caminho de franca retomada do crescimento”, observou Sheehan. “É claro que temos enormes desafios pela frente, especialmente relacionados a mão de obra, fornecimento e transporte, mas o evento mostrou a força de recuperação deste mercado, que tem evoluído sobre bases muito sólidas.”

 

 

 


 
Ferramenta de polimento GForce 2, destaque no estande da americana GlasWeld. Capaz de remover qualquer tipo de risco, mancha e outros tipos de imperfeição na superfície de vidros temperados, laminados, blindados, low-e, curvos e espelhos, o produto é comercializado no Brasil pela parceira Abrasipa

 

 

 

 

Destaques

 

Entre os participantes, a multinacional Guardian aproveitou a oportunidade para destacar seus produtos voltados aos mercados comercial e residencial. A fabricante destacou a linha SunGuard SNX 51/23, projetada para atender aos exigentes padrões de desempenho energético do mercado norte-americano. Com camada tripla de prata, a novidade da Guardian oferece transmissão luminosa acima de 50%, e coeficiente de ganho de calor solar de 0.25.
Hegla, Glaston, Intermac, Keraglass, Bottero e Lisec foram algumas das representantes do segmento de máquinas.

 

No estande da austríaca Lisec figurava, entre outros produtos, a lapidadora compacta vertical Arris, para execução de bordas retangulares e de formatos modelados nas chapas. O diferencial do equipamento está nas correias de diamante molhado, capazes de processar simultaneamente as faces frontal e traseira da borda do vidro. Também marcou presença a israelense Dip Tech, que levou ao evento suas mais recentes tecnologias em impressão digital cerâmica no vidro.

 

No segmento de esquadrias e caixilhos, o foco principal das empresas foi nos perfis de corte térmico, especialmente indicados para aplicação com vidros duplos insulados. Já no ramo de movimentação e transporte de chapas, os estandes destacavam equipamentos de manipulação com sistema a vácuo e exibiam avançadas tecnologias, incluindo circuitos independentes para reduzir riscos de falha no carregamento e recursos digitais de operação.

 

 

 

Estande da fabricante de máquinas Lisec, que recebeu número recorde de visitantes de todas as partes do mundo

 

 

 

 

 
Presença brasileira

 

Representando o mercado brasileiro de abrasivos e acessórios para vidro, a Abrasipa participou do evento pela 13a vez consecutiva. “Estamos no mercado americano há muitos anos e para nós é muito importante participar da Glass Build America. Nossos parceiros têm feito um excelente trabalho ao impulsionar a recuperação da indústria vidreira local e, para nós, dar apoio e subsídio técnico é fundamental”, afirma o diretor da empresa, Daniel Leicand. Na edição de 2002, a

 

Abrasipa participou do evento como expositora, com estande próprio, e de lá para cá tem marcado presença em todas as edições, expondo seus produtos em estandes de distribuidores parceiros.

 

O objetivo da empresa na feira foi, sobretudo, ampliar as vendas nos mercados da América do Norte, além de dar apoio nos contatos com clientes e apresentar lançamentos. “Esta foi a melhor edição dos últimos 10 anos”, avalia Leicand. “O mercado americano está em franca recuperação e a feira refletiu com precisão as estatísticas. A retomada da produção doméstica, em substituição a produtos importados da Ásia, foi a maior novidade desta edição. A indústria norte-americana volta a crescer”, conclui o diretor.