Revolucionando o mercado de fachadas

Revolucionando o mercado de fachadas

Capa: Revolucionando o mercado de fachadas

Tendência no mercado da construção, as fachadas pele de vidro, conhecidas também como estrutura Glazing, aceleram a execução da obra, permitem maior propagação da luz e trazem modernidade aos edifícios. Entretanto, não é um ramo aberto a todos, visto que a venda dos elementos necessários a sua instalação é controlada e obedece a normas que exigem acompanhamento direto dos fabricantes, testes preliminares dos perfis e vendas nas quantidades exatas. Para facilitar este acesso, a Alclean desenvolveu um sistema que inclui três kits, estabelecendo assim medidas padrão e mantendo a adaptabilidade para diferentes tipos de paginação. 

O Sistema Glazing é composto pelo Kit Coluna, que vem com tudo o que o vidraceiro precisa para fazer a estrutura da obra; o Kit Quadro, onde os vidros são colados, e pelo Kit Acabamento, que fecha a fresta que fica entre o vidro e a frente de laje. Os três kits já possuem tudo o que o vidraceiro irá possivelmente precisar. Os acessórios são parecidos com os que são usados hoje, com a única diferença de serem vendidos juntos com os alumínios. Esse sistema foi desenvolvido para instalações de até 15 metros de altura, e seus componentes são dimensionados para este tamanho de estrutura.  

 

Viabilidade para pequenas obras

 

Para viabilizar a ideia, a empresa criou uma rede de empresas denominada Rede Credenciada Alclean, que tem o propósito básico de proporcionar acesso aos vidraceiros dos produtos desenvolvidos pela Alclean, ADERE e SIKA. O modelo inovador permite materiais a pronta entrega em locais distantes das grandes capitais. A empresa é pioneira tanto na apresentação do produto em forma de kits, quanto no desenvolvimento de um modelo de negócios inovador, que tem potencial de expansão a outros produtos do mercado vidreiro. “Durante o processo de estudo do produto, percebemos que a praticidade dos kits resolveria apenas uma das barreiras de acesso dos vidraceiros a pequenas obras, que era a dificuldade da compra de componentes, como borrachas, ancoragens, etc”, conta o proprietário da Alclean.

Ele descreve o seguinte cenário para ilustrar as dificuldades: “Imagine um vidraceiro no Maranhão, que decide executar uma obra Glazing de 50 metros quadrados, que pode representar faturamento de R$50mil para a sua vidraçaria. Só que para executar essa obra ele necessita de diferentes perfis, que se usados na quantidade exata representariam cerca de 400kg de alumínio. A primeira dificuldade será comprar essa quantidade exata da matéria-prima, pois as extrusoras exigem quantidades mínimas de cada item”. 

O empresário explica que, caso ultrapasse essa primeira barreira, passará ainda pelo desafio de conseguir comprar os componentes. “Só de borracha, por exemplo, a necessidade será de cerca de 250 metros, o que não atinge o faturamento mínimo da fábrica. Mesmo que ele obtenha sucesso, terá que comprar a fita VHB. Para isso terá que enviar, acompanhado do projeto, uma amostra do substrato, que é o perfil de alumínio. Se aprovado em um teste que leva cerca de 30 dias, a fita será vendida na quantidade exata. Depois que ela chegar, o vidraceiro deverá aguardar a disponibilidade de um fiscal da empresa produtora da fita, que deverá acompanhar a colagem dos 10 primeiros quadros. Pense no custo disso. Para a empresa de fitas, 50 m² de vidro simplesmente não interessa. E isto inviabiliza uma obra de R$50mil”, descreve. 

 

Na Rede Credenciada, todos os insumos e materiais necessários para uma fachada Glazing serão vendidos nas quantidades necessárias e na pronta entrega, permitindo a acesso dos vidraceiros às pequenas obras sem grandes dores de cabeça como no cenário descrito acima. “Fizemos pesquisas e a demanda desse nicho é enorme, pois as poucas empresas que conseguem romper estas barreiras acabam por se dedicar a obras maiores, e simplesmente dispensam obras menores por inviabilidade”, sublinha.

 

Lançamento na Glass South America

 

O objetivo pretendido com esse projeto – que já existia há oito anos no papel mas era inviável economicamente para a empresa – é atender pequenas obras e o público que se dispõe a utilizar os componentes corretos, nos procedimentos determinados pela rede, com as ferramentas certas. O investimento da empresa já é superior a R$1 milhão se considerar a constituição de estoque inicial, que é necessário para atendimento na pronta entrega. “A aceitação tem sido imediata e as empresas estão aderindo massivamente à Rede. Diariamente clientes insistem em comprar o produto antes da Glass South America, quando as vendas terão início. O retorno do investimento já deve ocorrer dentro de um ano”, calcula o empreendedor.

 

Cursos ensinarão instalação

 

“Acreditamos que nossos produtos devem ser para todos, desde que sigam corretamente nossas orientações, e estejam habilitados. Entendemos que se o vidraceiro for ensinável, poderá trabalhar com o sistema”, pontua Koloszuk. Ele explica que a instalação é relativamente simples, mas exige que o vidraceiro atente-se ao primo, nível, fixação correta e vedação. Para conseguir viabilizar o lançamento do produto dentro dos acordos necessários, a Alclean agrupou em torno deste projeto os melhores professores e desenvolveram plataforma de avaliação, emissão e rastreamento das habilitações. “Nossa equipe está preparada para ministrar mais de 100 cursos ainda este ano. Criamos um conteúdo mínimo e obrigatório”, completa.