Retrofit renova fachada do Bela Paulista.

Retrofit renova fachada do Bela Paulista.

Capa: Retrofit renova fachada do Bela Paulista.

O edifício Bela Paulista é composto por 14 andares de escritórios, totalizando 6.452m². Possui especificações técnicas compatíveis às dos principais edifícios de São Paulo, tais como um moderno sistema de ar condicionado central, automação predial (BMS – Building Management System), elevadores de última geração, segurança e um sistema de geração de energia emergencial, além de uma forte imagem corporativa, sendo um dos únicos edifícios com vista de toda a extensão da Avenida Paulista.

 

O desenvolvimento e gerenciamento do retrofit desse empreendimento foram realizados pela VBI Investments e o projeto de arquitetura e interiores ficou por conta do escritório KV&A Arquitetura. A antiga fachada do edifício era composta por quadros de vidros maxim-ar 4 mm, pilares revestidos em granito marrom, terraços com estrutura em ferro pintado de preto e chapas de PVC pintadas.

 

A cobertura do térreo, que dá acesso ao hall social, era em policarbonato curvo. Com a reforma, a fachada ganhou quadros de vidros laminados refletivos prata, da marca Pilkington, e caixilhos em alumínio com pintura eletrostática branca. Os pilares foram revestidos até o 3º andar com Alucobond preto fosco, os terraços, com quadros fixos acompanhando o design da  fachada, e nova cobertura, com estrutura metálica no térreo.

 

 O antigo hall possuía uma metragem bem inferior à encontrada hoje, com pé-direito de 2,80 m em frente aos elevadores. O acabamento era em granito amarelo e preto, placas de madeira ao redor do elevador e nas paredes laterais.

 

 A iluminação era inadequada e as catracas, antigas. O novo hall conta com piso em granito Branco Polar paginado, acabamentos de parede com mosaico de pedras mineira e fulget, catracas de vidro com sensores de movimento, balcão em design moderno, iluminação e ar condicionado adequados. 

 

Os andares antigos apresentavam acabamentos diversos atendendo às necessidades dos locatários que o ocupavam. Normalmente, possuíam placas de forro modular com tipos de placa diferentes, piso com contrapiso para carpete. A iluminação, porém, era inadequada, as janelas não tinham vedação acústica apropriada e havia infiltrações diversas.

 

Os banheiros tinham acabamento em granitoamarelo. Os novos andares têm piso elevado de 8 cm, alvenaria nas laterais com acabamento superior de granito branco polar, nova dutagem de ar condicionado e sprinkler atendendo a normas e necessidades do andar. Além disso, contam com placas de forro modular branco e iluminação com porta-trofers para ar-condicionado.