Residência mineira foi implantada de forma a proporcionar vista para o Lago de Furnas em todos ambientes

Residência mineira foi implantada de forma a proporcionar vista para o Lago de Furnas em todos ambientes

Capa: Residência mineira foi implantada de forma a proporcionar vista para o Lago de Furnas em todos ambientes

Um destes projetos é a casa de campo Canyons do Lago, projetada pelos arquitetos Gabriel Souza, Isabel Brant e Priscila Musa, da Mutabile Arquitetura, que ocupa uma área de 500 metros quadrados em frente ao Lago de Furnas. A casa foi implantada de forma a proporcionar vista para o lago em todos os quartos e ambientes. A integração visual entre os espaços sociais e a privacidade na área íntima norteou todas as soluções. Para alcançar esse objetivo, o escritório recorreu ao uso do vidro em diversos tipos de aplicação. A casa é norteada pela paisagem do lago, e o vidro foi um importante aliado.

 

 

 

 

 

 

 

A residência foi setorizada em três alas – área social, quartos para a família e setor de hóspedes. A área social é acessada por uma rampa, tem vista total para o Lago de Furnas e apresenta piscina interna com portões basculantes em estrutura metálica e vidro que integram a sala com deck, terraço, churrasqueira e áreas externas. A cozinha também é completamente integrada com a sala de janta. 

 

Todos os ambientes apresentam vista para o lago. Além de explorar a bela paisagem através das grandes aberturas e trazer contemporaneidade ao projeto, o vidro também proporcionou entrada de luz natural para os ambientes, promovendo, além da integração visual, ampliação dos espaços. Aberturas zenitais propiciaram claridade sem perda de privacidade. No jardim de inverno, o pergolado em madeira e vidro garante iluminação e proteção da chuva. 

Nas esquadrias da sala e portas de madeira foram utilizados vidros de 8mm laminados. Nos guarda-corpos que contornam toda a varanda, intensificando ainda mais a integração com o lago ao redor, foram aplicados vidros temperado 8mm, fixados com perfis postes 50×50 em aço inox. As folhas de vidro das portas de correr e das janelas dos quartos foram inseridas dentro das molduras de madeira. Nas janelas dos banheiros foram aplicados vidros jateados. Na cobertura da varanda da ala dos quartos o vidro aplicado é o laminado 8mm.    

Na área da piscina uma porta de vidro flexível permite o fechamento e abertura para a área externa de acordo com a necessidade dos usuários. “O objetivo foi evitar criar um espaço gourmet separado da casa. Quando aberta, a piscina transforma o espaço de sala em varanda coberta, com toda a utilidade de cozinha, mesa de jantar”, conta Gabriel Souza, arquiteto do projeto. No visor da piscina foi necessário empregar duas chapas de laminados com espessura de 10 mm cada para suportar a pressão da água sem trincar.