O mercado de ferragens vem se atualizando de forma sistemática em busca de soluções que acompanhem as tecnologias de aplicação do vidro na construção. Produtos ganham novos atributos estéticos e de segurança, além de acabamento mais resistente, design arrojado e recursos de automatização. É o caso do segmento de fechaduras para portas e janelas de vidro, com suas opções para os mais variados gostos, necessidades e tipos de aplicação.
“Os componentes da fechadura passam por alterações frequentes em seus mecanismos de trava e acionamento, para maior funcionalidade e segurança”, ressalta Vera Lucia Lima, gerente comercial da Franzmar. Entre os principais materiais de acabamento empregados estão o zamac, latão, inox, alumínio e polímero. “O inox polido, por exemplo, ao lado de um diferencial estético, agrega mais resistência e durabilidade”, observa a coordenadora de marketing da Soprano, Cristine Duso.
Segundo ela, o mix de produtos para o setor vidreiro é um dos focos da Soprano. “Estamos com um portfólio diversificado, incluindo molas, fechaduras e maçanetas, dobradiças, puxadores e barras antipânico. As linhas de fechaduras da empresa incluem modelos com furação e recorte para portas de correr, pivotantes e com cilindro perfil Yale, além de fechaduras de pressão, de sobrepor (para vitrine) e fechaduras elétricas”.
Quanto à durabilidade, Cristine afirma que a escolha depende do projeto. “Cada tipo de produto requer uma tecnologia específica. A Soprano conta com laboratórios técnicos e uma equipe de projetistas que dá a cada produto a sua funcionalidade e os seus diferenciais”, diz a coordenadora.
As fechaduras para vidro são um conjunto composto por dois elementos principais: caixa, ou carcaça, e miolo. Em linhas gerais, os modelos básicos dividem-se em fechaduras com recorte (Linha Santa Marina) e de encaixe (Linha Blindex), “Para uma porta de correr onde o movimento da peça de vidro é feito lateralmente, a furação Blindex é a mais utilizada, pois a fechadura estará presa dentro da furação. Já para portas de abrir, onde o movimento da peça de vidro funciona para frente e para trás o recorte Santa Marina no vidro é suficiente, diz a diretora da Elber, Rita de Cássia Estevão.
“Os avanços mais significativos agregados aos produtos nos últimos anos referem-se à facilidade de trabalhar no vidro sem ter que recortar”, observa João Rett, responsável pelo departamento técnico da Glass Vetro, empresa que fabrica suas carcaças em linha metálica zamac e em aço inox.
Os players do segmento estão divididos entre fabricantes do miolo e da carcaça. “São sistemas industriais distintos”, ressalta a diretora da Elber. “As fábricas de miolo produzem somente as máquinas internas da fechadura, ou seja, seu mecanismo de segurança de fechamento”, acrescenta Vera Lucia, da Franzmar, atualmente a única fabricante de miolo no Brasil com 90% de sua produção direcionada ao vidro temperado. “Já as fábricas de ferragens produzem as carcaças que serão encaixadas aos miolos. Hoje são inúmeras no Brasil, responsáveis por todos os itens e acessórios necessários para a fixação dos vidros.”
Entre as inovações que mais tiveram repercussão no último ano, Vera Lucia cita a fechadura 1520TA, com maçaneta para porta de giro. “Há uma obstáculo cultural para o uso deste produto: como sua aplicação requer um recorte diferenciado do vidro, ainda não há divulgação suficiente no mercado, a ponto de chegar ao vidraceiro”, avalia a gerente.
Para maior durabilidade do produto, lembra Cristine, da Soprano, é fundamental ter um conjunto formado por carcaça e miolo de qualidade, que se harmonizem e se encaixem de modo a levar a cada ambiente uma estrutura funcional”, afirma a coordenadora. “Uma peça depende da outra para compor um conjunto. Uma caixa de qualidade, com parafusos em inox acaba perdendo seu ‘valor’ se a máquina da fechadura não funcionar direito, quebrar chaves, travar ou danificar com facilidade qualquer mecanismo interno. “Por isso a escolha desses fornecedores também é importante”, acrescenta a diretora da Elber, Rita de Cássia.
Multimetais
A fechadura com maçaneta para porta de bater da Multimetais é fabricada em metal com excelente acabamento e segurança. O modelo com maçaneta oferece um importante diferencial na instalação de uma porta de bater, dispensando o puxador, muito utilizado na aplicação com a fechadura 1520. Com miolo da Franzmar, a fechadura conta com acabamento em pintura eletrostática e cromado. É indicada para portas com vidros de 8 e 10 mm. O produto é instalado no recorte do vidro, de forma prática.
Pado
Glass Vetro
Especializada em ferragens e acessórios para vidro, a empresa destaca dois modelos em sua linha: a fechadura central (modelo 1520) e a de sobrepor (modelo FE05). A primeira é produzida em zamac, fornecida com miolo de tambor, do tipo chave-chave. Com recorte padrão e somente dois parafusos para fixação, o produto é fabricado pela Glass Cast em material virgem, com processos e máquinas de alta tecnologia e poder de compactação. Com acabamento cromado e design diferenciado, é indicada para vidros temperados, laminados de temperados e comuns, tanto para portas como janelas. Já o modelo de sobrepor é produzido em aço inox polido 304, de alto desempenho e resistência a intempéries. Fornecido com miolo de tambor, chave e trava, o modelo de encaixe dispensa recorte no vidro.
O inox polido, por exemplo, ao lado de um diferencial estético, agrega mais resistência e durabilidade”
Soprano
Especializada em ferragens e acessórios para vidro, a empresa destaca dois modelos em sua linha: a fechadura central (modelo 1520) e a de sobrepor (modelo FE05). A primeira é produzida em zamac, fornecida com miolo de tambor, do tipo chave-chave. Com recorte padrão e somente dois parafusos para fixação, o produto é fabricado pela Glass Cast em material virgem, com processos e máquinas de alta tecnologia e poder de compactação. Com acabamento cromado e design diferenciado, é indicada para vidros temperados, laminados de temperados e comuns, tanto para portas como janelas. Já o modelo de sobrepor é produzido em aço inox polido 304, de alto desempenho e resistência a intempéries. Fornecido com miolo de tambor, chave e trava, o modelo de encaixe dispensa recorte no vidro.
Ferragens TQ
A empresa destaca sua fechadura 1529-FC para porta de banheiro público, com display externo Livre/Ocupado. Com miolo Arouca, o produto foi desenvolvido para esse fim específico e tem tranca somente no lado interno. O modelo visa suprir uma carência do mercado em fechaduras para banheiros públicos com porta de vidro temperado. O produto dispensa recorte no vidro, facilitando o trabalho na têmpera. Seu gabarito é composto por três furos, agregando estética e segurança. O modelo é produzido nos acabamentos cromado, fosco, preto, bronze, branco e marrom. O modelo 1529-FC foi desenvolvido com base nas tradicionais fechaduras da linha 3000, numa versão em miniatura. Indicada para portas de vidro temperado de 8 e 10 mm de espessura, é aplicável tanto em projetos vidro/vidro, como vidro/alvenaria. A instalação é simples, bastando fixar a ferragem ao vidro por meio de dois conjuntos de parafusos/porcas. A empresa recomenda atenção especial com relação aos recursos de furação: é importante alinhar fechadura e contrafechadura para aliar estética e fechamento perfeito.
Franzmar
A Franzmar oferece uma linha completa de fechaduras para vidro temperado. Entre os modelos em destaque está a fechadura para porta de giro com recorte de 145 x 45 mm. Com acabamentos nas cores preto, branco, bronze, cromada e dourada, o produto pode ser utilizado com outros tipos de maçanetas. De fácil instalação, conta com lingueta reversível, permitindo instalação em portas com abertura do tipo direita/esquerda. O modelo vem ao encontro do aumento do uso de portas e portões de vidro temperado em entradas residenciais e comerciais, e permite o fechamento sem o uso da chave. A abertura ocorre com um simples toque na maçaneta que acionara o dispositivo da lingueta.
WR Glass
Para o desenvolvimento de suas ferragens, a WR Glass aposta em acabamento aperfeiçoado, simplicidade de instalação, qualidade do material e design moderno. Especializada em sistemas e acessórios para vidro, a empresa destaca entre suas fechaduras o conjunto 09, para portas de correr do tipo vidro/vidro. Produzido em zamac ou latão, o produto conta com acabamento nas cores cromada, branca, fosca ou preta. O modelo agrega miolo de alta qualidade e furação blindex padrão, que facilita a instalação em vidros temperados. A empresa também trabalha com o modelo F1520, em inox escovado, que garante maior durabilidade.
Dorma
A multinacional de origem alemã destaca seu lançamento mundial, a linha Mundus, composta por ferragens para vidro temperado. Com faces planas e cantos arredondados, o produto apresenta design clean, sem parafusos aparentes, e ampla diversidade de cores, acabamentos e materiais. Com capas de 2 mm em aço inox, o produto incorpora um sistema multidimensional de ajuste, que permite adaptações mesmo depois de instalado. Flexível, dispensa espaçadores para ajustar-se a diferentes espessuras de vidro e suporta chapas de 8 a 12 mm. Outro diferencial, segundo a empresa, é a facilidade de substituição. O modelo é compatível com a maioria dos recortes para vidro usados no mundo. Já o sistema Muto para portas deslizantes conta com mecanismo de fechamento automático “self-closing” e sistema de amortecimento Dormotion, que fecha a porta suavemente. Disponível em versões para portas leves ou pesadas, de 40 a 150 kg, o sistema tem como opcional uma fechadura eletromecânica acionada por controle remoto. Por ser embutida no perfil, ela não é visível.
Glasspeças
A fabricante Glasspeças destaca suas fechaduras para porta de abrir com maçanetas slim ou golf. Oferecidas com cilindros da marca Arouca, são indicadas para ambientes que necessitem permanecer com a porta fechada, mas sem a necessidade de serem trancados. A maçaneta permite abrir a porta sem o uso de puxadores. Com acabamento em zamac injetado, são voltadas para aplicação em portas de abrir. Facilidade de instalação e custo reduzido estão entre os principais diferenciais citados pela empresa.
Elber
Entre as linhas fabricadas pela paranaense Elber estão os modelos P1510X (para porta de correr) e P1510X-2/3 (para janela de correr). Ambos contam com caixa em alumínio injetado para furação Blindex, parafusos em inox, acabamento em PVC translúcido e miolo Arouca. Podem receber acabamento em pintura eletrostática a pó ou cromo. A instalação é simples e rápida, e pode ser feita em vidro de 8 ou 10 mm, observando os cuidados com o teste das chaves e limpeza, que deve ser feita apenas com pano limpo e água. Seu design inovador contribui para a estética do projeto em qualquer ambiente. Já o modelo P1520 é uma fechadura para porta de abrir, com as mesmas especificações das fechaduras de correr, com a diferença de que estas são usadas com recorte Santa Marina no vidro.