Martin Mittelstaedt
Diretor operacional da Q-railing
As nossas perspectivas são de uma boa melhora. Temos notado que tem havido um aumento significativo em termos de captação de recursos no mercado financeiro por parte de construtoras e incorporadoras, com muitos projetos sendo retomados e novas oportunidades de vendas sendo geradas nos últimos meses. Pensamos que haverá uma recuperação maior na economia, já que, de uma forma geral, importantes reformas econômicas tem sido iniciadas por parte do governo, algumas já aprovadas e outras por aprovar. A confiança está retornando, e os meios financeiros estão começando novamente a fluir.
Só temos que ficar de olho no câmbio, que tem subido bastante, encarecendo os insumos importados. No nosso segmento de sistemas de guarda-corpo acreditamos que o cenário está a favor. Recentemente houve a revisão na norma de guarda-corpo ABNT 14.718:2019, que facilita a conformidade com a norma de sistemas com vidros de espessuras menores. Desta forma os sistemas de guarda-corpos estruturais se tornam mais acessíveis por conta da especificação do vidro, o que deve aumentar este mercado.
Max Del Olmo
Diretor da AL Indústria
A expectativa é positiva, devido à recuperação da economia e aquecimento do mercado na construção civil. Com o aquecimento do mercado é natural que haja um aumento da demanda. Nós da AL acreditamos nisso, tanto que estamos nos preparando com o desenvolvimento de novos produtos e otimizando o processo produtivo. Acreditamos que com a melhora da economia o mercado como um todo ganha. Com o aumento de disponibilidade do mercado, o custo dos insumos acabam se tornando viáveis.
Marco Dias
Especialista em Molas da dormakaba
A expectativa é muito boa. O mercado vem reagindo bem nos últimos meses de 2019, o que projeto um bom início de 2020. Muitos projetos de pequeno, médio e grande porte foram retomados e já estão a todo vapor. Se continuar desta forma, teremos tudo para fazer de 2020 um dos melhores dos últimos cinco anos. As reformas econômicas que estão em andamento vão impulsionar a retomada do mercado, fortalecer o otimismo e certamente os investimentos aumentarão em nosso mercado, consequentemente, teremos um aumento no volume de geração de negócios e na geração de novos postos de trabalho
A economia brasileira oscila muito e isso gera insegurança no setor para realizar investimentos de maior porte. A partir do momento que conseguirmos uma maior confiabilidade econômica, conseguiremos que nossos empresários invistam mais e empresas estrangeiras também possam investir no Brasil trazendo sempre aumento de qualidade e tecnologia. O mercado vidreiro sofre com impactos fortes de reajuste de preços, principalmente o vidro, o câmbio é um fator que preocupa muito em função da forte variação dos últimos mês, mas certamente se conseguirmos uma melhora na estabilidade econômica, teremos uma moeda mais sólida o que possibilitará a manutenção dos preços e a competitividade de produtos.
Rogério Fleck
Diretor da Mettallfleck
A perspectiva é de otimismo, pois já estamos percebendo sinais claros dentro do segmento da construção civil, projeção de evolução do PIB, etc, mas é claro que, com economia boa ou ruim, é a competência quem decide e gera os resultados. De nossa parte, estamos planejando um ano com cenário muito favorável e de bons resultados para 2020. Naturalmente com o crescimento da demanda a economia vai acompanhar, já podemos ver o reflexo disso nas projeções do PIB que começam a indicar um cenário mais favorável para o ano que vem. Então certamente baseado nos economistas nós teremos um PIB bem mais atraente para o ano de 2020. E quem estiver preparado poderá acompanhar com uma boa performance no mercado.
O principal entrave é a preparação interna, algo planejado de dentro para fora. É claro que nós temos cargas tributárias ainda muito altas e leis trabalhistas que podem ser melhoradas, que faz com que os produtos da cadeia se tornem mais precificados, mas, acredito que as empresas do segmento vidreiro devem ser mais criativas, em todos os aspectos. No geral, teremos um ano de 2020 cheio de perspectivas. As empresas que souberem montar uma boa estratégia certamente estarão colhendo bons resultados. Nós estamos muito otimistas de um ano cheio de perspectivas e um movimento para cima. Quanto aos preços dos insumos no mercado vidreiro acredito que haverá uma correção, porém de forma mais equilibrada. Estamos num cenário de economia mais estável, taxa de juros baixa. Então, se houver esse ajuste será de forma pontual no repasse de alguma matéria prima específica.
Alexandre Toledo
Gerente comercial da PKO do Brasil
A perspectiva para o ano que vem é muito positiva, já que a primeira boa notícia deste ano já ocorreu no primeiro trimestre deste ano, quando a construção civil cresceu 2% em relação ao mesmo período do ano passado, demonstrando a recuperação do setor, que vinha sofrendo sucessivas quedas em anos anteriores. Nesta tendência, outros setores já acenam crescimentos para 2020 na ordem de 1,5 a 4%, como o de eletrodomésticos, linha automotiva e indústria moveleira.
Estamos em plena recuperação. Já foi divulgado expectativas para que o PIB de 2020 fique em 2,17% enquanto que o PIB da Construção civil pode chegar a 4,20%. Além disso, temos outros fatores favoráveis para o setor como: juros baixos, elevação de renda, manutenção dos juros reais e o aumento do crédito pessoa física, impulsionando ainda mais essa recuperação. Outro dado importante é o número de lançamentos e o crescimento da venda de imóveis, onde se espera um aumento de 10% a 15% em relação à 2019.
A instabilidade econômica gerou uma retração muito grande de lançamentos e afetou diretamente o ânimo dos investidores, que vem se recuperando, porém de maneira ainda cautelosa, em relação ao que se deseja. Com essa retomada do mercado e consequente aumento da demanda, a perspectiva é de valorização do produto. Nossa empresa está trabalhando forte nos produtos de alto valor agregado que não são tão sensíveis a uma possível variação, seja por pressão de mercado ou mesmo da concorrência.
Guilherme e Gabriel Beraldo Lopreto
Sócios da FVT Acessórios para vidro
As expectativas são muito boas e vemos que as pessoas estão dispostas a lutar por algo melhor. Além disso, temos que acreditar no nosso país e na retomada de crescimento econômico e isso já é motivação para cada vez mais desenvolvermos um trabalho ainda de maior solidez, tanto no nosso ramo, quanto para qualquer outro, e finalizamos o ano de 2019 já bem motivados para o ano que vem. Esperamos realmente que o mercado retome sua crescente ascensão.
Hoje nosso mercado é muito influenciado por fatores externos como a moeda estrangeira e commodities. Quem está acompanhando esses fatores durante esse último semestre, percebe que não tivemos uma mudança expressiva, nem para oscilações positivas, tampouco negativas, e acreditamos que para o ano que vem, as tendências devem se manter, pelo menos em condições normais de mercado. Acredito que não é exatamente um entrave, mas nosso setor precisa ser mais envolvido por informações e conhecimento, desde o fabricante até o instalador, para que assim o trabalho seja mais reconhecido e valorizado, gerando maiores oportunidades de negócio.
Henrique Lisboa
diretor Comercial e Marketing da Vivix
Acreditamos fortemente que 2020 será um ano de retomada do crescimento do nosso setor. Estamos seguros sobre essa conclusão, já que além dos nossos estudos que apontam para esse quadro, podemos ver as recentes e positivas notícias do mercado imobiliário de São Paulo, que já demonstram uma importante reação. Outro fator positivo é o desempenho favorável do setor automotivo, reforçando assim o nosso otimismo.
Historicamente sabemos que o desempenho do nosso setor cresce acima do PIB e acreditamos em uma retomada contínua do mercado de vidros planos para os próximos anos. Sabemos que a recuperação será gradativa, mas os nossos estudos apontam para um crescimento do nosso setor da ordem de 5% já em 2020. Quanto aos custos dos insumos da indústria de base do vidro plano acredito que continuarão crescendo em 2020. Entendemos que o desenvolvimento do mercado vidreiro está diretamente atrelado ao nível de serviço e qualificação da cadeia que está em contato com o consumidor final. Por isso, a Vivix possui diversas iniciativas voltadas para a capacitação, sempre buscando alternativas para o crescimento do setor.
Flavio e Fulvio Sirotto
Diretores da Arbax
O mercado termina o ano aquecido e esperamos que isso se reflita durante todo o ano de 2020, principalmente por causa da retomada da construção civil. Acreditamos que em 2020 o mercado tenha mais confiança na nossa economia e que a demanda aumente, fazendo com que o dinheiro circule mais e nossa economia cresça. Apesar da crise que nosso país passou e ainda passa, nosso setor vem se desenvolvendo e encontrando meios para driblar essa crise e se manter. Muitos insumos tem o dólar como base de precificação, portanto tem seu valor oscilante. Aqui na Arbax, mesmo com a variação do dólar, nos preparamos sempre para manter o valor real e justo de nossos produtos, mesmo com essa variação cambial.