Existe uma infinidade de serviços prestados por vidraçarias, como envidraçamento de sacada, instalação de box de vidro, coberturas de vidro, guarda-corpo, escadas e pisos de vidro, fachadas pele de vidro, espelhos, portas, janelas e portões de vidro, entre muitos outros.
A concorrência também é grande, especialmente entre os serviços mais comuns, como portas, janelas e boxes de vidro. Diante do cenário, direcionar sua atuação para um nicho pode te colocar em vantagem por diversas questões. Entenda porque é importante saber a especialidade da sua vidraçaria.
Ser o melhor no que faz
Quem tudo faz não é muito bom em nada. Quanto mais você se especializa em algo, melhor será. A vidraçaria focada em um nicho se torna referência naquele segmento e se aprofunda cada vez mais naquele mercado e com os fornecedores e clientes do mesmo, criando uma rede intensa e completa.
Toda a gestão também acaba estando alinhada com aquele tipo de instalação. Quando sua vidraçaria se especializa em um serviço ela se torna forte naquele setor.
Diminuir o leque de concorrência
Quantas vidraçarias existem na sua cidade? E no seu bairro? São dezenas ou centenas dependendo da sua região e raio de atuação. Toda a demanda local concorre com todas as elas.
Agora imagine que você seja a única vidraçaria da região que faz portões automáticos de vidro ou escadas de vidro, por exemplo. Você terá pouca ou nenhuma concorrência, toda a demanda que surgir será absorvida pela sua vidraçaria especializada naquele serviço que o cliente está buscando.
Segmentos de atuação
Há vidraçarias especializadas apenas na instalação de fachadas de vidro. Este é um tipo de construção bastante delicada, que exige muita responsabilidade e conhecimento. Uma empresa focada nessa atuação trará mais credibilidade e segurança para o cliente.
Outro serviço bastante demandado é o de envidraçamento de sacada. Porém, este tipo de projeto costuma durar muitos anos até que o cliente precise de um novo fechamento.
Assim, um mercado promissor é o de manutenção de sistemas já instalados. Por isso, há empresas que se especializam apenas na manutenção de sacadas.
Outras vidraçarias se dedicam apenas aos serviços mais comuns e tecnicamente mais simples, como instalações de box de vidro, janela, portas de vidro, tampos de mesa e espelhos. São demandas menores e mais rápidas.
A sua vidraçaria tem um foco de atuação? Qual a especialidade da sua vidraçaria? Se ainda não definiu é importante avaliar a demanda da sua região e o que as vidraçarias concorrentes oferecem. Se especializar em algum serviço pouco ofertado pode te colocar em vantagem competitiva.
Vidraceiro especialista
A questão da especialização é tão importante que a norma de profissionalização do vidraceiro estabelece, além das competências mínimas, as especializações deste profissional.
A norma define como habilidades mínimas montar quadros e molduras, fazer divisão de ambientes, guichês, espelhos de pequenas dimensões, vidros decorativos em geral, porta de correr, etc.
No primeiro nível de habilidade, o vidraceiro deve saber instalar o vidro e seus componentes, estudar o vão e planejar a instalação, e curvo ou fora de esquadro, verificar o substrato, se há interferências dos elementos do ambiente, verificar iluminação, saber dimensionar e registrar isso em um croqui e identificar que tipo de ferragem será aplicada, assim como fazer manutenções, podendo analisar, inclusive, instalações de terceiros.
Já instalações mais complexas seguem em outra categoria, como fazer instalações acima de uma certa altura, com vidros de dimensão jumbo por exemplo, porque teria que entender o peso daquele vidro e o risco da instalação.