A tradicional cidade de Taubaté, situada no Vale do Paraíba, importante região de desenvolvimento econômico do País, revela em suas paisagens dois lados da sua história: antigas construções e grandes fazendas aparecem lado a lado de símbolos do progresso nesta cidade que é uma das pioneiras na industrialização no País. Na arquitetura, vêm ganhando espaço o surgimento de condomínios de casas de alto padrão, revelando construções cada vez mais modernas e integradas com a bela natureza da região.
Em um desses condomínios, a arquiteta Viviane Fortes projetou esta residência de 520m² em um terreno de esquina de 900m², com o conceito de uma casa contemporânea, leve, de formas limpas e traços fortes, com ângulos valorizados. Os moradores desejavam integração e modernidade, além de conforto. Para isso, a arquiteta optou pela aplicação dos vidros de proteção solar Habitat Neutro Incolor laminado 7mm nos fechamentos da casa, instalados pela ProjeSul, obtendo benefícios de conforto térmico, proteção contra os raios UV, sem alterar a estética desejada.
A escolha deste material traz proteção em dose tripla. Primeiro porque o laminado traz mais segurança, em já que esse tipo de composição faz com que os cacos fiquem retidos na película em caso de quebra, evitando acidentes e o devassamento do vão. Em segundo lugar, promove conforto acústico devido ao melhor desempenho para barrar os ruídos externos. E por fim, por ser um vidro de controle solar, protege, nesta versão laminada, contra 99,6% dos raios UV, responsáveis por causar danos à pele e desbotar pisos, tecidos e objetos de decoração.
Sobre as construções com grandes áreas envidraçadas típicas da arquitetura contemporânea, Viviane Fortes diz que acredita em um aumento contínuo e funcional desse tipo de residência no Brasil, “porque dão mais sensação de liberdade, desta forma cumprindo sua função nas construções modernas, permitindo a conversa com o meio externo e recebendo a luz do sol com a tecnologia dos vidros de proteção solar, que bloqueiam os raios UV e melhoram a condição térmica no interior da residência, uma vez que moramos num país tropical”.