Prêmio ANAVIDRO 2011 aponta as empresas de destaques do setor

Prêmio ANAVIDRO 2011 aponta as empresas de destaques do setor

Capa: Prêmio ANAVIDRO 2011 aponta as empresas de destaques do setor

A 5ª edição do Prêmio Destaque ANAVIDRO 2011 – promovido pela ANAVIDRO-SP (Associação Nacional de Vidraçarias) – reúne 67 empresas de São Paulo. A votação, pela internet, correio e fax, termina no próximo dia 20 de agosto e vai apontar três empresas finalistas de 16 categorias.  Os vencedores serão anunciados durante a festa marcada para o dia 17 de setembro, no Clube Paineiras do Morumby (SP).

As empresas concorrentes ao Prêmio (fornecedoras de produtos e serviços dirigidos ao setor vidreiro) foram divididas em 16 categorias: Abrasivos para o Vidro, Acessórios para o Vidro, Distribuidor de Vidro, Fábrica de Ferragens para o Vidro, Kit para Box, Softwares Direcionados ao Setor, Máquinas e Equipamentos para o Vidro, Molduras, Molas para Portas, Perfis de Alumínio e Kit’s Instalação para o Vidro, Portas Automáticas, Selantes e Adesivos, Têmpera de Vidro, Vidro Laminado, Vidros Especiais e Ferramenta Diamantadas.

Têm direito de voto todos os produtores de vidro, transformadores, seus clientes vidraceiros Estado de São Paulo e empresas ligadas ao setor. Cada empresa pode votar apenas uma vez por categoria. Esse controle será feito pelo número do CNPJ da empresa votante e outros identificadores, como responsável pela votação, email, telefone de contato com a empresa, etc. Quem não tiver acesso a Internet, poderá solicitar à entidade uma cédula de votação. A cédula preenchida deverá ser devolvida pelo correio. Esses votos serão incluídos no sistema.

O presidente da ANAVIDRO, Francisco Marin Palacios, destaca os principais critérios que devem ser observados na hora da votação: “Este é o momento ideal para valorizar as ações realizadas pelas empresas para alcançar os padrões de qualidade exigidos pelo setor e que atendam às necessidades do mercado”, frisou o dirigente, acrescentando ainda que a entidade também irá homenagear uma empresa do setor com o “Prêmio Destaque Especial”.

Criada por um grupo de empresários do setor, a ANAVIDRO-SP representa um segmento que conta com cerca de 14 mil lojas no Estado Paulo. Estima-se que esse número salta para 35 mil estabelecimentos no País. A entidade oferece aos seus associados descontos em convênios médicos, entre outras vantagens; cursos para treinamento e capacitação de profissionais com apoio do SEBRAE; e orientação jurídica e contábil gratuita. Disponibiliza também, para consulta, as normas da ABNT referente às aplicações e uso do vidro e promove visitas monitoradas a fabricas de vidros do País.

Outros Números do setor

Produção de vidros planos prevista no Brasil:

1,35 milhão de toneladas

Produção aproximada de vidros impressos:

10% desse total

Consumo previsto de vidros planos e impressos

7 quilos p/ pessoa

Fornos de têmpera verticais em operação:

100 fornos aproximadamente

Fornos de têmpera horizontais em operação:

180 fornos. aproximadamente

Média de novos fornos de têmpera:

30 fornos por ano

Produção de vidros temperados

200 mil a 300 mil toneladas

Consumo de vidros temperados por brasileiro:

1,5 kg a 2 kg.

Produção de vidros laminados p/ construção civil

50 a 60 mil toneladas

Consumo de vidros laminados p/ construção civil:

0,30 kg a 0,50 kg p/pessoa

 

(milhões R$)       (mil toneladas)   (mil toneladas)   (milhões US$)     (milhões US$)

 

Tabela Especulativa – Perfil do segmento de vidros planos (2004 a 2008)

Ano

Faturamento

Cap. produção

Produção

Investimento

Exportações

 

(milhões R$)

(mil toneladas) 

(mil toneladas) 

(milhões US$)    

(milhões US$)    

2004

998

1240

780*

63

115

2005

1033

1240

850*

21

138

2006

1095

1240

930*

25

139

2007

1183

1240

992*

37

141

2008

1278

1280

1152*

230

130

(*) estimativas com base em informações do mercado
Fonte: Revista Tecnologia & Vidro

Mais informações: www.anavidro.com.br


Opera Marketing
Jornalista Responsável: Ailton Fernandes (MTb 12642)
(11) 2268-3191 / 9990-6710
ailton@operamarketing.com.br