A 5ª edição do Prêmio Destaque ANAVIDRO 2011 – promovido pela ANAVIDRO-SP (Associação Nacional de Vidraçarias) – reúne 67 empresas de São Paulo. A votação, pela internet, correio e fax, termina no próximo dia 20 de agosto e vai apontar três empresas finalistas de 16 categorias. Os vencedores serão anunciados durante a festa marcada para o dia 17 de setembro, no Clube Paineiras do Morumby (SP).
As empresas concorrentes ao Prêmio (fornecedoras de produtos e serviços dirigidos ao setor vidreiro) foram divididas em 16 categorias: Abrasivos para o Vidro, Acessórios para o Vidro, Distribuidor de Vidro, Fábrica de Ferragens para o Vidro, Kit para Box, Softwares Direcionados ao Setor, Máquinas e Equipamentos para o Vidro, Molduras, Molas para Portas, Perfis de Alumínio e Kit’s Instalação para o Vidro, Portas Automáticas, Selantes e Adesivos, Têmpera de Vidro, Vidro Laminado, Vidros Especiais e Ferramenta Diamantadas.
Têm direito de voto todos os produtores de vidro, transformadores, seus clientes vidraceiros Estado de São Paulo e empresas ligadas ao setor. Cada empresa pode votar apenas uma vez por categoria. Esse controle será feito pelo número do CNPJ da empresa votante e outros identificadores, como responsável pela votação, email, telefone de contato com a empresa, etc. Quem não tiver acesso a Internet, poderá solicitar à entidade uma cédula de votação. A cédula preenchida deverá ser devolvida pelo correio. Esses votos serão incluídos no sistema.
O presidente da ANAVIDRO, Francisco Marin Palacios, destaca os principais critérios que devem ser observados na hora da votação: “Este é o momento ideal para valorizar as ações realizadas pelas empresas para alcançar os padrões de qualidade exigidos pelo setor e que atendam às necessidades do mercado”, frisou o dirigente, acrescentando ainda que a entidade também irá homenagear uma empresa do setor com o “Prêmio Destaque Especial”.
Criada por um grupo de empresários do setor, a ANAVIDRO-SP representa um segmento que conta com cerca de 14 mil lojas no Estado Paulo. Estima-se que esse número salta para 35 mil estabelecimentos no País. A entidade oferece aos seus associados descontos em convênios médicos, entre outras vantagens; cursos para treinamento e capacitação de profissionais com apoio do SEBRAE; e orientação jurídica e contábil gratuita. Disponibiliza também, para consulta, as normas da ABNT referente às aplicações e uso do vidro e promove visitas monitoradas a fabricas de vidros do País.
Outros Números do setor
Produção de vidros planos prevista no Brasil: | 1,35 milhão de toneladas |
Produção aproximada de vidros impressos: | 10% desse total |
Consumo previsto de vidros planos e impressos | 7 quilos p/ pessoa |
Fornos de têmpera verticais em operação: | 100 fornos aproximadamente |
Fornos de têmpera horizontais em operação: | 180 fornos. aproximadamente |
Média de novos fornos de têmpera: | 30 fornos por ano |
Produção de vidros temperados | 200 mil a 300 mil toneladas |
Consumo de vidros temperados por brasileiro: | 1,5 kg a 2 kg. |
Produção de vidros laminados p/ construção civil | 50 a 60 mil toneladas |
Consumo de vidros laminados p/ construção civil: | 0,30 kg a 0,50 kg p/pessoa |
(milhões R$) (mil toneladas) (mil toneladas) (milhões US$) (milhões US$)
Tabela Especulativa – Perfil do segmento de vidros planos (2004 a 2008)
Ano | Faturamento | Cap. produção | Produção | Investimento | Exportações |
(milhões R$) | (mil toneladas) | (mil toneladas) | (milhões US$) | (milhões US$) | |
2004 | 998 | 1240 | 780* | 63 | 115 |
2005 | 1033 | 1240 | 850* | 21 | 138 |
2006 | 1095 | 1240 | 930* | 25 | 139 |
2007 | 1183 | 1240 | 992* | 37 | 141 |
2008 | 1278 | 1280 | 1152* | 230 | 130 |
(*) estimativas com base em informações do mercado
Fonte: Revista Tecnologia & Vidro
Mais informações: www.anavidro.com.br
Opera Marketing
Jornalista Responsável: Ailton Fernandes (MTb 12642)
(11) 2268-3191 / 9990-6710
ailton@operamarketing.com.br