Por que todo vidro temperado deve ter identificação?

Por que todo vidro temperado deve ter identificação?

Capa: Por que todo vidro temperado deve ter identificação?

O vidro temperado é um dos mais utilizados pelos vidraceiros: composto por uma única chapa que é submetida a processos de alto aquecimento e resfriamento abrupto, sua resistência é até 5 vezes maior que o vidro comum. 

Além de ter uma grande versatilidade, o temperado também oferece muito mais segurança, já que se estilhaça em pequenos pedaços não pontiagudos em caso de quebra, o que evita acidentes decorrentes de cortes feitos pelo vidro.

A popularidade do material dentro do setor não é à toa, porém, alguns requisitos são necessários para fazer sua aplicação da forma correta: um deles é a identificação obrigatória do nome do fabricante no vidro incorporada ao material, determinada pela ABNT NBR 14.698 – Vidro Temperado

Entenda a seguir porque a norma estabelece essa regra para o material:

Sobre a norma

A NBR 14.698 define os requisitos gerais, métodos de ensaio e procedimentos necessários para garantir a segurança, durabilidade e qualidade do vidro temperado em suas aplicações em projetos de construção civil, indústria moveleira e eletrodomésticos da linha branca. É ela também que oficializa a classificação do produto como vidro de segurança.  

Como a identificação deve ser feita

  • Todos os vidros temperados devem conter logomarca ou nome do fabricante marcado de forma indelével, ou seja, sem a possibilidade de se apagar ou descolar com o tempo. 

  • A marcação precisa ser visível no material, mas pode ser aplicada em locais estratégicos mais escondidos (como as bordas do vidro) para não prejudicar o aspecto estético da instalação caso o cliente solicite isso ao processador.

  • Essa marcação ainda deve conter a identificação do tipo de vidro utilizado, que pode ser abreviada conforme as orientações descritas na norma, que pode ser adquirida pelo site do catálogo da ABNT.

Mas para que serve essa identificação afinal?

Além de servir para diferenciar o vidro temperado de um vidro comum, a marcação serve como um meio de rastreabilidade da processadora que o fabricou, assim, caso o material apresente alguma falha, é possível contatá-la com mais facilidade. A identificação também pode auxiliar na divulgação da empresa, que passa mais credibilidade ao agir conforme as orientações estipuladas pela norma.

Acompanhe os posts da Vidro Impresso no portal e nas redes sociais para encontrar mais curiosidades, dicas e novidades sobre a indústria direcionadas aos profissionais da área.