Por que todo vidraceiro precisa se tornar serralheiro.

Por que todo vidraceiro precisa se tornar serralheiro.

Capa: Por que todo vidraceiro precisa se tornar serralheiro.

Com a evolução do mercado da construção civil e de instalações com vidro, o público final que também está mais exigente, busca cada vez mais o design e tecnologia, podendo escolher entre diversos tipos e formas de como serão as aplicações em sua obra, por isso, quanto mais o profissional estiver preparado e possuir um mix maior de opções, maiores são suas chances chances de fechar negócios.

 

Não é necessariamente obrigatório que todo vidraceiro seja também um serralheiro, mas é verdade que uma compreensão básica de serralheria pode ser muito útil para os vidraceiros, especialmente aqueles que desejam ampliar sua atuação e se destacar no mercado. Isso porque a serralheria está diretamente relacionada ao trabalho com alumínio, material muito utilizado na produção de esquadrias e estruturas para vidros, como portas, janelas, box de banheiro, entre outros, inclusive sendo mais utilizados em grandes obras como por exemplo condomínios residenciais e comerciais.

 

Ao se especializar em serralheria básica, o vidraceiro pode aprender a trabalhar com o alumínio, manusear as ferramentas adequadas para essa atividade como cortar e moldar perfis, fabricar esquadrias e realizar a instalação dos vidros de forma mais completa. Dessa forma, ele se torna um profissional mais completo e capaz de oferecer serviços mais abrangentes aos seus clientes, o que pode aumentar sua competitividade no mercado. 

 

Além disso, a serralheria pode ser uma atividade complementar à vidraçaria, permitindo a oferta de serviços adicionais que agreguem valor ao negócio.

 

Como se tornar um serralheiro de alumínio?

 

Para tornar-se um serralheiro é desejável ter pelo menos o ensino médio e iniciar sua jornada através da busca por uma qualificação através de cursos, segue abaixo alguns lugares de onde buscar o conhecimento inicial:

 

 


Imagens do curso de serralheria da Central do Vidraceiro

 

Sistema para Serralheiros

 

Além de saber instalar, é necessário que todo vidraceiro e serralheiro tenha o suporte de um sistema para gerenciar o seu negócio e otimizar o seu tempo, pois a tecnologia é essencial para que no final do mês o profissional consiga calcular sua margem de lucro, além de ter tudo organizado em um só lugar.

 

O sistema Meu Vidraceiro que originalmente nasceu para atender exclusivamente vidraceiros, entendendo a demanda do mercado por esquadrias de alumínio que está cada vez maior, agora também tem o módulo esquadrias de alumínio, onde o profissional pode gerenciar todo o seu negócio, criar projetos e ainda divulgar o seu negócio para o público final.

 

Faça o teste no sistema para serralheiros MVClique aqui 

 

Habilidades o cliente espera ao contratar um vidraceiro ou serralheiro

Nos últimos 30 anos, serralheiros e vidraceiros tiveram que se adequar às exigências dos clientes e com as intercorrências do mercado, como falta de mão de obra qualificada. Ainda hoje é possível encontrar vidraceiros que não tem noção de serralheria e vice-versa. Isso causa um alerta sobre a necessidade do profissional se especializar em serralheria , ou o serralheiro se especializar em vidraçaria, já que uma área está correlacionada a outra e se complementam. 

 

Devemos pensar em como o cliente pensa e o que ele quer contratar, pois, se ele quer um box para o banheiro, ele contrata o serviço para o box inteiro e não por etapas, primeiro o serralheiro e depois o vidraceiro, por exemplo.

 

Entendendo a necessidade que o mercado demanda, o profissional pode atuar como vendedor, especificador e instalador. Para entender essas diferentes funcionalidades de forma organizada a ABNT, através da comissão CN37 desenvolveu a norma de Profissionalização do Vidraceiro. Nela é possível entender as definições das competências do vidraceiro a fim de nortear o profissional do setor. 

 

Conclusão

 

Vidraceiros que tornam-se serralheiros ou serralheiros que se tornam vidraceiros certamente conquistam grande vantagem competitiva em relação aos concorrentes que possuem apenas uma habilidade. Se você quer se destacar no mercado, busque sempre aprimorar-se ficando atento a novidades do mercado e sempre buscando novos conhecimentos que lhe tornarão a melhor opção quando o seu potencial cliente busca por profissionais de seu segmento.

 

Veja também:

VIDRO LOW-E PROPORCIONA CONFORTO TÉRMICO E REGULAÇÃO DA LUMINOSIDADE

COMO GARANTIR OS PRAZOS DE UMA VIDRAÇARIA

MANUTENÇÃO DO VIDRO: SEGURANÇA PARA O CLIENTE, VANTAGEM PARA O VIDRACEIRO