Fundada há 20 anos, a PKO iniciou sua atuação com a distribuição de vidros planos. Quatro anos depois, investiu na aquisição da primeira máquina de beneficiamento, passando a beneficiar os vidros na própria empresa ao invés de somente importar. Em 2005, adquiriu um forno de têmpera e três anos após uma linha de laminação. Em 2010 foi a vez de adquirir uma linha de insulamento e investir no setor de distribuição de pedras artificiais. Recentemente, em 2017, apostou no aumento de sua produção com a aquisição de uma linha automatizada de laminação. Hoje o carro-chefe da empresa é o vidro laminado. A empresa é formada por uma sociedade de investidores e dirigida por Ang Tun Jawn. “Inicialmente, a empresa focava na importação de produtos para a indústria farmacêutica. Porém, em 1998 os diretores perceberam uma baixa oferta de vidros no mercado nacional e iniciaram a importação de vidros, mudando completamente de setor. A partir de 2005 a empresa ficou mais atenta às necessidades do mercado e, percebendo as oportunidades de novos negócios em relação ao beneficiamento de vidros, iniciou seus investimentos com máquinas de corte, lapidação e bisotê”, lembra Tun Jawn sobre o começo das atividades da PKO.
Investimento constante
As decisões foram bastante assertivas, visto que hoje a empres, que iniciou em um galpão de apenas 300 m² e 10 funcionários não para de crescer e conta com aproximadamente 200 funcionários, e está instalada em um parque industrial com uma infraestrutura de cerca de 20 mil m², em Mogi das Cruzes (SP). “Em 20 anos, a empresa passou de uma pequena distribuidora de vidros importados para uma referência no País no beneficiamento de vidros especiais e tecnológicos. Isso Investimento constante porque, ao longo desse período, investiu para aumentar sua estrutura, aprimorar processos internos, e também inseriu novas linhas de produtos, passando a beneficiar e não apenas comercializar vidros importados, e criou soluções para agilizar o atendimento dos clientes”, destaca o empresário.
Hoje a Unidade de Beneficiamento é equipada de forma a garantir maior produtividade e melhores resultados no produto final. É equipada com em máquinas modernas e eficientes, como as bilaterais, as mesas de corte automatizadas, centro de usinagem, forno de têmpera, duas linhas completas de laminação e moderna tecnologia voltada para a fabricação de vidro insulado. Somente a linha de laminação robotizada tem capacidade para até 100 mil m² mensal. Na Unidade de Distribuição, há estoque com rigoroso controle para melhor atender aos clientes. No setor de embalagem, o diferencial é o cuidado em avaliar a forma mais segura de acondicionar as peças antes do transporte. Ang Tun Jawn ressalta que a PKO conta ainda com um time técnico de pré-venda, auxiliando os profissionais da construção civil quanto ao melhor produto a ser utilizado em um empreendimento, ou ainda oferece consultoria técnica completa sobre as propriedades dos produtos utilizados e sua performance ante a um vidro comum. Os clientes têm à disposição também a orientação para cálculos de espessura para as mais variadas aplicações, além de orientações quanto ao desempenho de vidros acústicos.
“A equipe da PKO do Brasil está preparada para atender demandas simples e complexas, auxiliando os profissionais da Construção Civil a obter pontuações para empreendimentos que pretendem obter certifi cação Leed. Além disso, a PKO conta com um blog de conteúdo técnico, o Universo Transparente, com mais de 120 conteúdos e que atrai mais de 5 mil visitantes por mês”.
Parque industrial da PKO, em Mogi das Cruzes (SP), tem cerca de 20 mil m²
Retomada do crescimento
As metas para os próximos 10 anos incluem a expansão fabril para outras regiões, a criação de um centro de distribuição e a ampliação do uso de tecnologia para a produção. Isso aliado à meta de deixar a empresa mais responsável socioambientalmente, com contribuição direta para com a comunidade. “A PKO enxerga o ano de 2018 como uma oportunidade de ligeira melhora nos negócios, mas sem grandes expectativas de alta superação frente à 2017. Neste sentido, nosso Budget para 2018 segue o que foi realizado em 2017”, afirma Tun Jawn. “Nossa expectativa é que não haja uma queda em relação ao realizado neste ano, de modo que estamos sim otimistas, porém com um pensamento mais racional e mais conservador. A PKO já fez investimentos altos recentemente em modernização da fábrica e ampliação da capacidade produtiva, de modo que estamos preparados para caso haja um aumento repentino na demanda”, completa.